quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fernando Henrique recebe premio do Congresso Norte Americano.

Fernando Henrique Cardoso
Foto-Fabio-Rodrigues-Pozzebom-ABr
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu ontem. terça-feira, o prêmio John W. Kluge, concedido a intelectuais da área de Ciências Humanas.
O premio é considerado o Oscar de Ciências Humanas. A cerimônia foi realizada na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington.
O vencedor do prêmio recebe US$ 1 milhão (hoje R$ 2,03 milhões).
FHC é o primeiro latino-americano a receber o prêmio e foi escolhido em consulta a cerca de 3 mil intelectuais e homens públicos.
Quando a premiação foi anunciada, em maio, a instituição destacou a trajetória do ex-presidente como sociólogo, da academia para a política.
"A análise acadêmica das estruturas sociais do governo, da economia e das relações raciais no Brasil estabeleceram a estrutura intelectual de sua liderança como presidente na transformação do Brasil de uma ditadura militar com alta inflação em uma democracia vibrante, mais democrática e com forte crescimento econômico", informou a Biblioteca do Congresso que, em comunicado, traça uma linha entre a trajetória acadêmica e a carreira política de Fernando Henrique: “Talvez a maior prova de sua realização intelectual é que seus sucessores continuaram muitas das suas políticas e asseguraram seu legado como um dos maiores líderes do Brasil”.

Nenhum comentário: