sábado, 5 de maio de 2012

A escolha de Fux...

O senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) disse ao empresário Carlinhos Cachoeira que o governo federal condicionou a nomeação de um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) à absolvição de réus no processo do mensalão, informa reportagem de Fernando Mello, Breno Costa e Leandro Colon, publicada no Jornal Folha de São Paulo(a íntegra está disponível para assinantes do jornal).

A conversa, que ocorreu em 23 de março de 2011 e foi obtida pela Folha, foi gravada com autorização judicial pela Polícia Federal, na operação que prendeu Cachoeira em fevereiro.

Demóstenes disse a Cachoeira que "um amigo" que havia recusado a vaga no Supremo dissera a ele que as condições do Planalto para aceitá-la eram votar contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa na eleição de 2010 e absolver os denunciados pela Procuradoria da acusação de participar do mensalão.

"O Fux [ministro Luiz Fux] votou a favor da Ficha Limpa? Vai valer já a partir de 2012?", perguntou Cachoeira a Demóstenes. O senador então respondeu: "Exatamente. Já estava cantada a pedra. Eu te contei, o amigo meu recusou lá e as condições eram aquelas. Vai votar assim e vai votar pela absolvição da turma do mensalão". Fux votou contra a aplicação da Ficha Limpa nas eleições de 2010.

Nenhum comentário: