quarta-feira, 11 de abril de 2012

O PSDB vai apoiar o requerimento do PSOL para criação da CPMI de Cachoeira.

Até o final desta semana uma CPI mista deve ser instalada, para investigar as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com parlamentares.
Em reunião realizada na tarde de ontem (terça-feira,10) o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) bateram o martelo pela abertura da CPI.Os senadores Randolfe Rodrigues (AP) e Pedro Taques (PDT-MT) que também assinam o requerimento, já estão em busca das 27 assinaturas do Senado.
Na Câmara a coleta também já está acontecendo.
Sérgio Guerra disse que agora não dá mais para o PT recuar no apoio a CPMI.
- A melhor CPI é aquela que não sabemos como vai terminar. As últimas CPIs que aconteceram aqui, foram esvaziadas e impedidas de funcionar pela base governista. Nós não vamos impedir investigação nenhuma. Queremos desnudar o conjunto da obra , com o apoio do PT - disse Guerra.
- Não podemos permitir uma investigação seletiva. O escândalo não se restringe a Goiás e ao Parlamento. Carlinhos Cachoeira botou os dois pés em Brasília para alavancar os negócios das empresas a ele ligadas, como a construtora Delta, que recebeu bilhões do governo federal - completou o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias.
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que a decisão do PSDB de apoiar a CPMI esvazia a estratégia do PT de tentar expor o partido e ter dividendos eleitorais em outubro.
- É uma viagem achar que isso poderia ser explorado na campanha contra o PSDB. Quem pensou isso não conhece o PSDB. Nunca tivemos hesitação em ir fundo sempre que houve uma denúncia séria. Quem segura CPIs aqui na Casa, como a da Saúde, é a base governista - completou Nunes Ferreira.
Segundo o requerimento do PSOL, além do envolvimento de parlamentares com o bicheiro a CPMI quer investigar a relação dessas pessoas com a Delta Construções S/A, em especial a eventual prática de fraudes em procedimentos licitatórios.
O senador José Pimentel (PT-CE) também anunciou, oficialmente, que o PT vai apoiar a CPMI.
- Se o STF (Supremo Tribunal Federal) nos nega as informações, não nos resta outro caminho para ter o resultado final que faça justiça a todos os envolvidos - disse Pimentel.
Antes do início do encontro de senadores do PSDB nesta terça, o líder do partido na Casa, senador Alvaro Dias, já tratava o apoio à comissão de inquérito como certo.
Além de Alvaro, já estão no encontro entre outros o presidente da legenda, Sérgio Guerra e os senadores Aécio Neves, Aloysio Nunes Ferreira, Cassio Cunha Lima e Cyro Miranda.
A opinião é endossada pelos principais caciques da legenda, que foram tranquilizados pelo governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, quanto à possibilidade de surgirem fatos que o liguem incontestavelmente ao bicheiro.
Após seus advogados lerem todo o inquérito, o governador disse ter certeza que não há nada que o incrimine.
Diante disso, os tucanos veem na CPI uma possibilidade de gerar desgaste ao governo federal, que até agora foi preservado nos vazamentos.
*Via Blog Resistência Democrática

Nenhum comentário: