quarta-feira, 27 de julho de 2011

Advogado pagou estadia de ministro do STF

O advogado criminalista Roberto Podval confirmou que pagou ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli duas diárias em um hotel de cinco estrelas na ilha de Capri, no sul da Itália.
O jornal Folha de São Paulo revelou na semana passada que Toffoli faltou a um julgamento no STF para participar do casamento do advogado no Capri Palace Hotel, cujas diárias variam de R$ 1.400 a R$ 13,3 mil.
Na ocasião, o ministro e Podval não quiseram revelar quem havia pago a hospedagem.
Podval, no entanto, confirmou em entrevista publicada na terça-feira (26) no jornal "O Estado de S. Paulo" que pagou pela estadia de Toffoli.
"Não paguei apenas para ele, mas para outros 200 amigos que convidei. A única coisa que paguei foi o hotel. Todo mundo, não apenas o ministro, teve direito a dois dias de hotel", disse o advogado ao jornal.
Procurado pela Folha, Podval não quis se pronunciar. A assessoria de Toffoli informou que ele "não tem mais nada a acrescentar".
O Código de Ética da Magistratura Nacional, criado por uma resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em 2008, diz que é dever de todo juiz brasileiro recusar o recebimento de qualquer benefício ou vantagem que possa comprometer sua independência funcional.
A resolução afirma que todo magistrado "deve comportar-se na vida privada de modo a dignificar a função", já que "o exercício da atividade jurisdicional impõe restrições e exigências pessoais distintas das acometidas aos cidadãos em geral".

3 comentários:

airton.valadao@hotmail.com disse...

Esse ministro é aquele pelego do ABC, advogado do Lula, obscuro e sem nenhum mérito jurídico ... Foi imposto ao STF pelo velhaco presidente metalúrgico, para defeder seus interesses e as demandas do PT no Supremo ... Tamanha maldade do Lula, praticada contra o povo brasileiro, num deboche próprio do Lula e do PT, ainda foi "sacramentada" no senado devidamente aparelhado ... São coisas lamentáveis, uma desgraça mesmo para o Brasil, o que esse irresponsável cachaceiro deixou para o nosso desfigurado ordenamento jurídico ... Mas, um dia isso há de acabar, pois chegará o dia em que esse arremedo de estadista vai apodrecer ... Esperemos, pois a esperança é o que nos resta no momento ...

Airton Leitão disse...

Esse é aquele advogado de Lula e do PT, cujo 'saber jurídico' exigido pela Constituição para ser ministro do Supremo foi ter sido reprovado em três concursos para Juiz de Direito. Agora, além de aceitar mordomias de advogados com interesses no STF para ele julgar, também o poder de anular sentenças de juízes, desembargadores e ministros do Superior Tribunal de Justiça.
Esse é o tipo do Supremo que os petistas gostam.

poirot disse...

Sr Mario,se este ministro Tofolli tivesse um pouco de ética,pediria demissão imediata do STF .Por ser fraco de cultura jurídica,lembro-lhe que: A mulher de Cesar não basta ser honesta,TEM que parecer HONESTA.Poirot