terça-feira, 7 de setembro de 2010

A proximidade da eleição faz PT “ajustar” o percentual de preferência do eleitorado por Dilma

Um passarinho me contou que nas hostes petistas circula uma pesquisa interna que traz números diferentes dos alardeados pelos Institutos de Pesquisa.
Segundo o levantamento, Dilma Roussef apresenta cerca de 43% das intenções de voto contra 38% do candidato da oposição José Serra, com tendência a se estreitar a diferença, em razão da margem de erro de 3 pontos percentuais.
Para amenizar o impacto, o staff marqueteiro tratou de transformar a pesquisa em resultado obtido junto aos formadores de opinião, tido como pessoas que influenciam o voto junto a população.
Um blog vinculado ao sistema globo deu a notícia que estava circulando sem a devida credibilidade. No entanto, fontes petistas insistem em afirmar que tal pesquisa refere-se, unicamente, aos formadores de opinião. É estranho que o PT se assuste com a pesquisa e a divulgue agora já que seria conveniente fazê-lo a quinze dias da eleição.
Alguns petistas apenas assumem que tais pesquisas indicam uma “queda normal” de 10 pontos da candidata entre os chamados "formadores de opinião".
Mas o que se supõe, com base na opinião de especialistas, é que a diferença não se acentuará a mais de 5 pontos de diferença entre os candidatos até as eleições.
Justificam que o “exagero” deu-se em razão dos noticiários, sobretudo na televisão, ocorrido no final de semana sobre a quebra de sigilo fiscal de diversas pessoas, tendo como acusados pessoas ligadas ao PT.

Um comentário:

Fusca disse...

O 51 não é por acaso. Adivinhem de qual cabeça etílica partiu o número?
Pode copiar o logo 51 no blog do Fusca: www.fuscabrasil.blogspot.com