domingo, 13 de junho de 2010

Ser oposição


“... ser oposição não é ser contra o Brasil, mas sim oposição à interesses, não podemos deixar que interesses partidários interfiram nos interesses da nação”.
“Não comecei ontem e não caí de pára-quedas. Apresentei-me ao povo brasileiro, fui votado, exerci cargos, me submeti ao julgamento da população, fui aprovado e votado de novo. Assim foi em cada degrau, em cada etapa da minha vida. Isso demonstra meu respeito pela vontade popular. 80 milhões de votos ao longo da vida pública - 80 milhões de vezes brasileiros me disseram sim, siga em frente que nós te apoiamos.”“Acredito na liberdade de imprensa, que não deve ser intimidada, pressionada pelo governo, ou patrulhada por partidos e movimentos organizados que só representam a si próprios, financiados pelo aparelho estatal. Não aceito patrulha de idéias – nem azul nem vermelha. A sociedade é multicolorida, multifacetada, plural. E assim deve ser”“O tempo dos chefes de governo que acreditavam personificar o Estado ficou para trás, há mais de 300 anos, com Luís 14. Ele achava que o Estado era ele, mas nas democracias, no Brasil, não há mais lugares para ‘Luíses’ assim”“Não vou exaurir aqui as propostas para as diferentes áreas. Já as tenho feito pelo Brasil afora. Mas faço questão de explicitar três compromissos com a Educação. O primeiro é dar prioridade à qualidade do ensino, que exige reforçar o aprendizado na sala de aula, começando por colocar dois professores por sala da primeira série do Ensino Fundamental. O segundo, é criar mais de 1 milhão de novas vagas em novas escolas técnicas, com cursos de um ano e meio de duração, de nível médio, por todo o Brasil. O terceiro é multiplicar os cursos de qualificação, mais curtos, para trabalhadores desempregados. Vejam o que fizemos em São Paulo. Vamos fazer muito mais em todos os estados do Brasil. E reforçaremos o Bolsa Família, dando uma ajuda de custo para os jovens cujas famílias dependem desse programa, para que possam se manter enquanto fazem os cursos profissionalizantes.”“Vamos falar claro. Não tenho esquemas. Não tenho patotas corporativas. Não tenho esquadrões de militantes pagos com dinheiro público. Tenho a minha biografia, as minhas ideias e o apoio de vocês que me conhecem”, disse Serra.
*Leia todo discurso no blog do Jorge Roriz

Nenhum comentário: