quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Graves diferenças entre FHC e Lula em termos do Decreto sobre Direitos Humanos

"Em linhas gerais, os dois programas tratam dos mesmos temas, mas com diferenças de conteúdo importantes. Na imprensa, o de Fernando Henrique previa fiscalização de programas pelo Legislativo; e penas, de acordo com a lei, para empresas que atuassem contra os direitos humanos. O de Lula vai além, tentando limitar a autonomia das empresas, com um acompanhamento governamental da linha editorial, podendo suspender a programação e até cassar concessões.
No agronegócio, FHC, nos casos de invasão de terras, como as promovidas pelo MST, previa a presença obrigatória de um juiz ou de representante do Ministério Público para garantir o cumprimento de mandados de desocupação das terras. Lula prevê a negociação com os invasores, por meio de uma comissão de governo. Só depois caberia ação na Justiça para desocupação da área.
Sobre os militares, FHC não fazia referência à apuração de crimes praticados na ditadura militar. Lula prevê a criação da comissão da verdade para investigar violações aos direitos humanos na repressão política."
*Li no Blog do Cesar Maia

2 comentários:

Partido Alfa disse...

Pero no mucho. FHC criou as indenizações e segurou o impeachmant de Lulla quando do Mensalão. Depois diz que errou, ao não prever o Projeto de Poder dos Petralhas. Tanto quanto eu sei, sociológos estudam, estudam e estudam, mas devem prever tambem. E FHC ainda tem a explicar a privatização da Vale. Uma empresa vendida por 3 bi que no ano seguinte faturou 90. Extranho, muito extranho, Dalton.

nelson disse...

O presidente da FARSUL, Cesar Sperotto,enviou carta para Lula e seu ministro Vanucchi informando de sua preocupação com o agronegócio e as invasões.Foi bem claro ao dizer:ou a justiça protege o direito à propriedade ou vamos nos defender.Leiam mais no blog do Políbio Braga.