sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Amorim ensaia recuo em relação a Honduras

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, elogiou nesta quinta-feira (28/01) a atuação do novo presidente de Honduras, Porfirio “Pepe” Lobo Sosa, que assumiu ontem o cargo. Para o chanceler, “Pepe” Lobo – cuja eleição não é considerada legítima pelo governo brasileiro – avançou politicamente ao negociar o salvo-conduto para o presidente deposto, Manuel Zelaya, deixar Honduras rumo à República Dominicana, sem ameaças.
Os elogios de Amorim a “Pepe” Lobo podem indicar um novo posicionamento do governo brasileiro. Desde o golpe de Estado, em junho de 2009, o Brasil rompeu as relações políticas com o país vizinho. No entanto, em busca da conciliação na nova gestão, o governo brasileiro deve reatar.Amorim afirmou ainda que é necessário ampliar os avanços obtidos por "Pepe" Lobo. Segundo ele, é preciso buscar mais ações “conciliatórias” no país vizinho em um esforço de acabar com a instabilidade política e social. “Eu vejo passos positivos [em direção a] um caminho de reconciliação. Vamos ver como isso evolui”, afirmou Amorim.

2 comentários:

paschoal disse...

Esse megalonanico (by ReinaldoAzevedo) é ridículo. Honduras está cantando e andando para se o brasil a aprova ou não.
O apoio que interessa é sempre dos EUA e isso eles têm.
Melhor esse imbecil continuar fazendo apologia do pac do Haiti com o lulla lá.

Laguardia disse...

O que Celso Amorim poderia fazer de melhor e de mais honesto, além é claro de renunciar ao cargo, é o de reconhecer que o Brasil errou ao apoiar o golpista Manuel Zelaya e reconhecer a democracia em Honduras.

Deveria também condenar com toda a veemência o golpe de estado sendo perpetrado por Hugo Chávez na Venezuela.

O Brasil deveria romper politicamente com a Venezuela devido as ações ditatoriais de Chávez