segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Bons empregos e cosmopolitismo atraem brasileiros a Dubai

No Portal G1:
Quando a designer paulistana Beatriz Carosini resolveu deixar o Brasil para encarar sozinha um trabalho num país muçulmano, ela pensou que tudo seria muito difícil. Mas o que ela encontrou quando chegou em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi uma vida até que bem parecida com a que ela tinha em São Paulo."Achei que teria que mudar o jeito de vestir, de me locomover, que seria tudo muito diferente. Mas na verdade não mudei quase nada. Me visto como me vestia no Brasil, como praticamente do mesmo jeito e ando sozinha pelas ruas - até me sinto mais segura aqui", disse em entrevista ao G1, por telefone. Beatriz está em Dubai há cinco meses. Ela foi, por indicação de dois amigos, trabalhar em uma agência de publicidade.Assim como ela, Paulo Foerster também foi morar no emirado a trabalho e não se arrepende. "Os brasileiros que vêm pra cá são muito valorizados e reconhecidos, não são vistos como se estivessem tomando o emprego de alguém, pelo contrário." Quem também avalia bem a experiência profissional é o publicitário Bruno Santiago, de 31 anos. Ele saiu do Brasil em 2006, quando foi trabalhar no Bahrein. De lá, foi para Dubai, transferido pela empresa. "O mercado não é tão competitivo. Se você tem alguma vantagem, já sai na frente de muita gente. Eu cheguei com 12 anos de experiência e, se no Brasil eu teria um nível de cargo, o nível aqui é muito maior", explica ele.
Paulo diz que ficou sabendo de um colega que estava bem em Dubai e resolveu mandar o currículo para uma empresa - ele trabalha como diretor de arte e webdesigner. "Em 15 dias a empresa agilizou todo o processo para a minha mudança", conta. Bruno aconselha que quem quiser tentar um emprego no país escolha uma boa empresa de Recursos Humanos. "Há empregos que podem ter regras que limitem sua saída do país. O ideal é conhecer alguém que lhe indique uma vaga ou escolher uma boa empresa de RH", disse. Uma exigência é saber inglês. O árabe e o francês são vantagens qualitativas.
Leia mais aqui

Nenhum comentário: