segunda-feira, 21 de março de 2016

O molusco na mão de Gilmar Mendes.


O pânico nunca esteve tão gigantesco nos esgotos lulistas neste final de semana. Não bastasse o fiasco das manifestações pró-governo convocadas ontem e da decisão de Gilmar Mendes em suspender a nomeação de Lula, devolvendo o seu processo para a 43ª Vara de Curitiba, a Vara do Juiz Sérgio Moro, o jornalista Ricardo Noblat anunciou em sua página no Twitter que uma gravação devastadora para Lula ainda estaria por vir a público. Nadita gravação, Lula estaria tramando com seu interlocutor o assassinato do juiz Sérgio Moro.
O cenário de horrores para o lulismo se completa porque com a decisão de Gilmar, nenhum outro Ministro pode decidir em sentido diverso até o plenário do STF se manifestar. Calma, piora um pouco mais para Lula: Gilmar manda a decisão para o plenário quando lhe der na telha. E há na Corte várias liminares que jamais chegaram a ir ao plenário, justamente porque os ministros que as deferiram assim não o desejaram.
O leitor deve agora estar se perguntando: por quê Moro, de posse da decisão de Gilmar, não mandou prender Lula imediatamente, já que existe farto material contra o ex-Presidente? É simples. Moro tem se mostrado um legalista intransigente e a maioria dos juristas entende que prisões que não sejam em flagrante só podem ocorrer de segunda à sexta-feira, das 06h às 18h. Pode parecer excesso de cautela, mas o fato é que esta cautela tem garantido que raríssimos pontos das decisões de Moro sejam reformadas em instâncias superiores.
A BALA DE PRATA ANUNCIADA POR NOBLAT
O jornalista Ricardo Noblat, de O Globo, lançou a bomba em sua página no Twitter: em uma gravação que ainda estaria por ser revelada ao público, Lula estaria tramando "dar um jeito" em Sérgio Moro. A informação é gravíssima. Noblat é um jornalista consagrado, referência por décadas no jornalismo impresso e um dos pioneiros do jornalismo da web. Nunca inventou notícias para caçar cliques e nem precisa disso.
Nós, do Sul Connection, apenas estranhamos que Moro, que segundo Noblat tem a gravação em mãos, não a tenha encaminhado ao Ministro Gilmar Mendes, que poderia no ato pedir a prisão preventiva de Lula por conspirar para assassinar um Juiz. Dito o porém, analisemos por outro prisma.
Moro pode ter tomado uma decisão tática. Aguardou a decisão de Gilmar Mendes, que veio favorável a que o processo retorne às suas mãos. Está aguardando o final de semana para não ser acusado de violar imunidades que qualquer cidadão possui. E na segunda de manhã, emite o mandado de prisão contra Lula.
Em meio às reações, Moro poderia liberar a gravação em que Lula trama para "dar um jeito" nele e basicamente deixaria os petistas sem argumentos para defender um bandido capaz de tramar a eliminação de seus inimigos.
De qualquer modo, o final de semana de Luiz Inácio Lula da Silva deve estar sendo terrível.
Sem sítio, sem barquinho, sem pedalinhos e, principalmente, sem uma robusta adega com a qual possa afogar as mágoas.
Que fase.
*Via Facebook

Nenhum comentário: