sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Petismo permite vender ao estrangeiro até 30% do Banco do Brasil.

O PT falava, o tempo inteiro,que seus adversários políticos queriam privatizar o país e entregar a Petrobrás, o Banco do Brasil, etc, aos estrangeiros. Mas foi o próprio PT que aumentou a participação do capital estrangeiro na Petrobrás, e no Banco do Brasil.
Agora mesmo "entregaram" aos Chineses e pré-sal e como não poderiam deixar de comprovar suas mentiras cabeludas, um decreto presidencial elevou o limite permitido de participação estrangeira no capital total do Banco do Brasil. A fatia que pode ser destinada a investidores do exterior foi de 20% para 30%.
Na prática, os estrangeiros poderão ser donos de até 30% do Banco do Brasil. 
Segundo o documento assinado pela presidente Dilma Rousseff, o Banco Central tomará as providências necessárias para executar essa decisão. O decreto entra em vigor a partir desta sexta-feira.
Na abertura do pregão, as ações ordinárias do Banco do Brasil subiam na abertura do pregão, após o governo elevar o limite de participação estrangeira no banco de 20% para 30%.
O informe divulgado pelo banco, assinado pelo vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores, Ivan de Souza Monteiro, não dá mais detalhes sobre a composição atual do capital da instituição.
O texto publicado no Diário Oficial da União diz que a medida "é do interesse do governo brasileiro a participação estrangeira de até 30% no capital ordinário do Banco do Brasil".
Segundo dados disponíveis na BM&FBovespa, a composição atual do capital social do Banco do Brasil é formado pelas seguintes bases: Secretaria do Tesouro Nacional (50,73% das ações); Caixa FI Garantia Construção Naval (3,69%); Fundo Fiscal de Inv. e Estabilização, (3,86%); Fundo Garantidor Para Investimentos (0,26%); Caixa de Previdência Dos Funcionários Do Banco Do Brasil (10,38%); BB Fgeduc - Fundo de Investimento Multimercado (0,22%) e BB FGO - Fundo de Investimento em Ações (0,33%). A quantidade de papéis do banco em livre circulação no mercado é estimada em 29,82% e em Tesouraria (0,70%).
Em setembro de 2009, o banco havia informado a elevação do limite de 12,5% para 20%, na mesma ocasião em que foi autorizada pelo governo a emissão de American Depositary Receipts (ADRs) da instituição financeira.
*Com informações de O Globo.

Nenhum comentário: