segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A inalienável liberdade de informação e expressão.

Depois da queda dos regimes totalitários que dominaram o século XX – o NAZISMO (Queda de Hitler - 1945) e o COMUNISMO (derrubada do Muro de Berlim -1989) – a democracia é o único regime político admitido universalmente no século XXI.
Por isso, os inimigos da democracia adeptos dessas ideologias neo-regressivas totalitários, fazem de tudo para degradar a degradá-la, assim instituições republicanas, mediante constante arreganhos a liberdade, com a opção preferencia pela liberdade de expressão.
Num breve histórico, pode se afirmar que a democracia remonta à antiga Grécia, porém, o Estado democrático ideal foi concebido por Espinosa (nome de batismo – Bento dado pelos pais portugueses, judeus sefardista – Miguel e Hana Débora, instalados em Amsterdam, Baruch, na sinagoga e Benedictus aos 24 anos, 1632-1677) – cujos fundamentos foi a liberdade da palavra – cada um pense o que quiser e diga o que pensa (Benedictus Spinoza. A Theologico-political Treatise and a Political Treatise – R.H.M. Elwes, Benedict de Spinoza: A theologico political treatise and and A Political Treatise, Nova York: Dover Publications, 1951); pela separação prática do Estado e da Religião e por um contrato social promotor do bem-estar do cidadão e a harmonia do governo. Um século depois tivemos a Declaração de Independência dos Estados Unidos e a primeira Emenda da Constituição Americana.
Ao passo que o marco definitivo da democracia moderna foi ditado pelos movimentos revolucionários - a Revolução Inglesa (duas fases - de 1625 e de 1689), a Revolução Americana (1776) e a Revolução Francesa (1789), sob a liderança dos liberais de então.
*Rivadávia Rosa

Nenhum comentário: