segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O bom natal de Sarkozy

O Brasil poderá proporcionar ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, um belo e venturoso natal, ao lado de sua bela Carla Bruni.
Segundo o "Estadão", o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem à noite que a transferência de tecnologia será o principal fator na decisão do governo sobre a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) e comentou que a França tem "muito mais credibilidade" neste quesito. Segundo ele, a escolha política entre um dos concorrentes de França, Suécia e Estados Unidos para o contrato bilionário será anunciada até o dia 19 de dezembro.
A opção pelo modelo francês Rafale foi alvo de críticas por causa de preço mais elevado do que o concorrente sueco Gripen e o americano F-18 Super Hornet, da Boeing. "Tem uma série de questões que têm que ser analisadas. O presidente é quem vai decidir, mas em termos de capacidade de transferência de tecnologia a França tem muito mais credibilidade".
COMENTO: Creio que a credibilidade do modelo francês foi conquistada com o charme do presidente francês, é claro! Não há evidencias de que os Rafale sejam a escolha ideal, até mesmo se estabelecendo um novo princípio da licitação: a credibilidade. A escolha deveria, e deve, ter base técnica e melhor preço. Mas bem sabemos o quanto Sarkozy fez charme e embalou o ego do homem do ano do Le Monde.

Nenhum comentário: