quinta-feira, 29 de abril de 2010

O cabide petista da Petrobrás

Lula faz como Evo Morales, quando era candidato disse que a Petrobrás nunca seria estatizada, até porque era patrimônio público. Concordo com isso até porque a estatização da Petro seria acabar com a farra dos cabides de emprego que o governo federal faz.
Agora vem dizer em criar outra estatal para controlar poços descoberto pela Petrobrás, para não acumular petróleo só em uma estatal? Petrobrás é estatal, correto? Estatal é do povo, certo? Então pra que criar mais uma? Só me resta a alternativa de ter mais empresas para cabides de emprego.Pior que a declaração infeliz e eleitoreira de nosso presidente veio em um dia que a Petrobrás estava recuperando de grandes quedas na Bovespa, e estava começando a melhorar seu preço, depois de um balanço superpositivo, Lula conseguiu reverter essa tendência de alta.E vem falar que todo dinheiro de royalities será destinado para a educação, que está na hora de investirmos em educação no país. Poxa, esta na hora? Já passou da hora de ter educação no Brasil como prioridade, porém podia além de destinar royalities do petróleo, também destinar o dinheiro que viaja em malas, cueca, sacos plástico pelo país afora, para pagar favores a deputadores, ministros, senadores.Aliás , para encerrar o post, lembro de uma estória que li em algum lugar sobre isso...O filho pergunta para o pai, no intervalo do JN:
- Pai, porque o Lula vai criar uma nova empresa para controlar o petróleo encontrado pela Petrobrás?- Porque o petróleo é patrimônio do povo brasileiro, meu filho, e deve ficar conosco e não na mão de capitalistas e de estrangeiros.
- Mas fazer isto não é contra a lei, pai?
- Pode ser, filho, mas a lei o Lula pode mudar, não é?
- Igual quando mudou a lei de telecomunicações para ajudar uma empresa que pagou 5mi por uma empresa do filho do Lula?
- Filho, isto é outra história...
- Mas, pai, vão ter que criar uma nova empresa estatal?
- É filho, e isto é bom porque a empresa é nossa, do Brasil!! A Petrobrás corre o risco de ficar grande demais e ameaçar o próprio governo, dar um golpe, sei lá.
- Pai, quer dizer que nos EUA o Wall Mart, a Microsoft, a IBM e a Exxon podem dar um golpe e tomar o governo de Washington.
- Bem, filho, não é bem assim nos EUA, sabe...
- Mas, pai, a empresa não vai ficar cheia de funcionários com cargos de confiança, não concursados?
- Bom, filho, errr... Veja bem...
- Pai, não são estes funcionários com cargos de confiança que tem que pagar um dízimo de até 10% do salário para o PT?
- Sim, filho.
- Então, pai, o dinheiro público para abrir esta estatal vai parar nos cofres do PT?
- Filho, vai pro quarto!!
*Li no blog Doceacido

Nenhum comentário: