segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Lula diz que crise pode gerar convulsão social

SÃO PAULO - No primeiro pronunciamento depois de 15 dias de descanso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a crise financeira internacional deve provocar uma convulsão social em consequência do desemprego que deve atingir os países diretamente envolvidos na turbulência dos mercados.
- Todos os países que estão mais diretamente envolvidos nessa crise sabem que ela não pode perdurar muito tempo. Com a consequência do desemprego que vai acontecer, exatamente nesses países, nós corremos o risco de uma convulsão social que o mundo desenvolvido não esperava que acontecesse - acrescentou durante a abertura da feira Couromoda, em São Paulo.
No evento, Lula brincou com jornalistas, ameaçando jogar um sapato na imprensa. A brincadeira foi uma referência ao episódio em que um jornalista iraquiano atirou um sapato no presidente americano, George W. Bush. Lula, que frequentemente reclama da imprensa, disse em entrevista à revista Piauí deste mês que não lê jornal porque tem problema de azia.
"O presidente Obama está com um pepino muito grande "
Ainda sobre crise, o presidente disse que o presidente americano eleito deverá ter problemas em sua gestão.
- O presidente (Barack) Obama está com um pepino muito grande - disse.
Mais cedo, Lula afirmou que os primeiros meses do ano serão "preocupantes" para o Brasil por causa da crise financeira internacional. Em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula voltou a defender a manutenção dos investimentos como resposta aos efeitos negativos na economia brasileira. O presidente pretende se reunir até o início de fevereiro com governadores para discutir, efetivamente, o que pode ser feito para conter a desaceleração econômica do país.
Leia mais: Brasil será o único em 35 países a escapar de forte desaceleração, diz OCDE
Lula afirmou que o governo trabalha para apresentar novas medidas anticrise ainda em janeiro. Ele ressaltou, no entanto, que é preciso esperar que as medidas que já foram tomadas surtam efeitos, para então definir as novas ações, e advertiu que não quer saber de pacotes.
- Não vamos cometer erros do passado, quando tivemos pacotaços - acrescentou.
"Não tinha como deixar de ser otimista. Sou católico, corintiano, brasileiro e presidente do meu país "
- Não tinha como deixar de ser otimista. Sou católico, corintiano, brasileiro e presidente do meu país - concluiu.
O presidente voltou a afirmar que não faltarão recursos para investimento no Brasil. Segundo ele, se tiver que cortar, o governo vai eliminar custeio.
- Já avisei dona Dilma (Roussef) para fazer as obras do PAC. Não vão faltar recursos - disse ele.
Durante feira Couromoda, Serra critica sapato chinês a US$ 1
O presidente deu uma entrevista coletiva após participar, em São Paulo, da abertura oficial da Couromoda 2009, maior feira de calçados e acessórios de moda da América Latina, durante a qual afirmou que o governo está trabalhando para assegurar a competitividade dos produtos brasileiros.
Ao lado de Lula, o governador de São Paulo, José Serra, atacou o fato de o governo permitir a entrada de calçados importados da China a US$ 1, no que chamou de concorrência desleal para o mercado interno. Segundo o governador, o país precisaria estabelecer um preço de referência para entrada desses importados.
"Serra, qualquer coisa, te dou um pé do sapato pra gente mostrar a boa sintonia entre a União e São Paulo "
- Desde a abertura dos mercados, rápida e mal feita, no estilo cavalaria, a alfândega não funciona adequadamente na defesa comercial - disse Serra.
Lula, minutos depois, concordou com o governador:
- Um sapato a um dólar não existe. Mesmo que fosse aquele pequeno, de Franca que ganhei, deve custar mais que um dólar. Mas mesmo assim temos que tomar cuidado sem estabelecer a guerra do protecionismo.
A relação de Lula e Serra era amistosa. Os dois chegaram a brincar no palco, logo depois que Serra reclamou com um fabricante de calçados italiano que também gostaria de ter recebido de presente o sapato que ele deu apenas para o presidente.
- Serra, qualquer coisa, te dou um pé do sapato pra gente mostrar a boa sintonia entre a União e São Paulo - brincou Lula.
Transcrito de O Globo-http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário: