sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

EUA e Israel assinam acordo contra tráfico de armas para Gaza


A ministra das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni, e a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, assinaram nesta sexta-feira um acordo que prevê a adoção de uma série de medidas para garantir o fim do contrabando de armas na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito.
O objetivo da iniciativa de Israel e Estados Unidos é evitar que o grupo militante palestino Hamas continue a adquirir armas e munições o que pode proporcionar ao grupo terrorista, manter a ofensiva quando do cessar fogo, cuja negociação está em curso.
No documento, assinado em Washington no último dia de Rice no cargo, fica estabelecido a cooperação em inteligência e logística entre os dois países para cortar o envio de armas para Gaza.
Nem todos os detalhes,do documento foram revelados.Estima-se que dele consta a
necessidade de medidas de cooperação internacional e regional para evitar que armas também cheguem a Gaza por via marítima.
O fim do contrabando de armas em Gaza é uma das maiores demandas de Israel para colocar um fim na ofensiva na região, que já dura 20 dias.
"Para que um cessar-fogo em Gaza seja factível, deve haver um fim no contrabando de armas", disse a ministra israelense na cerimônia de assinatura. "É por isso que o memorando de entendimento assinado hoje é tão importante, pois é um componente vital para o fim das hostilidades.”
"Mesmo depois que a ofensiva terminar, nós nos reservamos o direito de nos defendermos contra atividades terroristas em Gaza, incluindo o contrabando de armas", acrescentou Livni. "Isso agora pode ser prevenido pela comunidade internacional pelos termos deste memorando."
Fonte:bbcbrasil.com

Nenhum comentário: