sábado, 10 de dezembro de 2011

Os falsários


Ao longo desses anos, não foram poucas as vezes em que me acusaram de ser um tanto exagerado nas críticas ao petismo. Serei mesmo? A reportagem de capa desta semana da VEJA demonstra até que ponto eles podem mergulhar na abjeção. Operam, tenho dito aqui, com a inversão orwelliana mais rudimentar: o crime passa a ser uma virtude; e os inocentes, criminosos. Sem limites, sem pudores, sem receios.
A saída que o PT encontrou para tentar se safar do mensalão foi afirmar que tudo não passava de caixa dois de campanha e que todos, afinal de contas, agem do mesmo modo. Só que era preciso “provar” a tese. E ONDE ESTAVAM AS TAIS PROVAS? NÃO EXISTIAM! ORA, SE NÃO EXISTIAM, ENTÃO ELES PRECISAVAM SER FORJADAS. É simples chegar a essa conclusão quando se é petista.
O que VEJA traz, numa reportagem de sete páginas, de autoria de Gustavo Ribeiro e Rodrigo Rangel, revela uma operação típica do mais descarado gangsterismo político. Pior: há evidências de que a cúpula do partido não só sabia de tudo como estava no controle. Vamos ao caso.
Lembram-se da tal “Lista de Furnas”? Ela trazia nomes de líderes da oposição que teriam recebido dinheiro da estatal de maneira ilegal, não-declarada, quando eram governistas e compunham a base de FHC. Gravações feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, a que VEJA teve acesso, provam que era tudo uma tramóia operada por dois deputados do PT de Minas. (Reinaldo Azevedo)
COMENTÁRIO: "Oh deuses imortais! Em que país do mundo estamos nós, afinal? Que governo é o nosso? ..." (Palavras de Cícero, o grande orador, em pleno Senado Romano).
Uma pergunta com mais de 2000 mil anos, mas muito atual, não acham? Vamos ler a Veja!!!

Pimentel nos olhos dos outros...

Dilma insiste com Pimentel : tal como eu resisti aos ataques, resista também ! Bem lembrado: debaixo da proteção de Lula  denúncias contra Dilma  morreram na praia...ou melhor, morreram numa agenda que a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira cautelosamente preferiu dizer que sumiu , numa câmera de segurança que acabou não gravando as imagens e os horários dos visitantes agendados com a então ministra Dilma...isso só para falarmos da denúncia de tentativa de proteção do governo à favor do filho de Sarney no caso investigado pela Polícia Federal da Operação Boi Barrica...Caso que por sinal , devia ir tão mais alem do denunciado  Fernando Sarney que em setembro de 2011 o Superior Tribunal de Justiça achou por bem  anular as provas colhidas pela Polícia considerando-as ilegais.
Portanto, Pimentel, resista mesmo... como se vê neste Brasil do PT agendas somem, gravações desaparecem e provas colhidas pela própria Polícia Federal são consideradas ilegais...e as denúncias contra você serão devidamente engavetadas e as declarações que você deu consideradas já suficientes...pois antes de Lula/PT inaugurar a Terra do Nunca tal coisa nunca dantes se viu neste país até então chamado Brasil... O que vale hoje é a regra : aos amigos tudo...aos inimigos a lei...porque pimentel nos olhos dos outros não arde no olho do PT!
*Mara montesuma Assaf, por e-mail, via Resistência democrátia

Taxa de inflação já supera a meta do governo.

IPCA subiu para 0,52% em novembro e, nos últimos 12 meses, está acumulado em 6,64%
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado pelo governo o indicador oficial de inflação do Brasil, passou de 0,43% para 0,52% na passagem de outubro para novembro, como apontam dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Com isso, o IPCA está acumulado em 5,97% desde janeiro e em 6,64% nos últimos doze meses, acima portanto da meta definida pela equipe econômica (o centro da meta é de 4,5%, mas é aceita variação de dois pontos percentuais).
Mais uma vez, a principal pressão foi exercida por alimentos e bebidas, setor em que os preços subiram 1,08% no penúltimo mês de 2011, quase o dobro do que foi registrado na medição anterior (0,56%) e 48% de toda a variação do IPCA. Entre os itens não-alimentícios, ficaram mais caros serviços como manicure (de 0,88% para 1,98%), empregados domésticos (que subiu de 0,10% para 1,36%), cabeleireiro (de 0,54% para 1,19%) e costureira, que passou de 0,41% para 1,64%. (Gabriel Mandel)

Muito além da bancada do JN.

Na Globo, nem sempre as coisas são como parecem.Quem conhece as entranhas do Jardim Botânico tem fortes razões para desconfiar que há outra motivação por trás da troca de apresentadoras na bancada do Jornal Nacional. Razões profissionais e políticas.
Para começar, a pergunta que não foi feita por nenhum  dos jornalistas presentes à coletiva que comunicou a mudança: “o que leva uma apresentadora a deixar espontaneamente uma posição de prestígio, como é a bancada do principal – apesar de tudo – telejornal da televisão brasileira em troca da promessa de um programa que só vai entrar no ar depois da metade de 2012?”. Se             tudo ocorrer como, dizem, está planejado.
Não é estranho? A gente sabe que “novos projetos” muitas vezes não saem do papel e, quando             saem, podem redundar em fracasso e, em consequência, retirados rapidamente da grade de programação. Já vimos esse filme várias vezes. E se isso acontecer, qual será o destino de Fátima Bernardes. Certamente um longo período sabático, como aconteceu com Gloria Maria quando foi despachada da apresentação do Fantástico.
Estranho também que Fátima, que já foi a musa da Copa (ou de várias Copas), abandone a cadeira ao lado do maridão para entregá-la de mão beijada à concorrente, mais jovem e, talvez, mais             bonita.
Por isso mesmo, quando vi hoje um video em que Fátima  leva Patricia para conhecer o estúdio do JN, tudo me pareceu falso e parte de uma grande encenação para que todo mundo saia bem na foto.             A posição de cada câmera no estúdio é algo que qualquer apresentador com o mínimo de experiência sabe como funciona. Câmera 1 no apresentador, câmera 2 na apresentadora e câmera 3 em plano aberto, com os dois apresentadores na tela. Isso é primário, Patricia deve estar careca de saber disso. É assim que funciona também no Fantástico, que ela apresentou vários anos, e no mundo inteiro. E o pior é que a reportagem foi apresentada como “o JN fazendo história”. Imagine, desde quando a troca de apresentadoras em um telejornal é fazer história? Fazer história seria um "mea culpa" do             telejornal pedindo desculpas aos telespectadores pelas inúmeras vezes em que os noticiários globais distorceram fatos em benefício próprio ou de seus apadrinhados políticos.
A ”matéria” foi visivelmente enganosa e serviu apenas para levar o telespectador  mais ingênuo a acreditar num falso entendimento entre as duas, com  Fátima fazendo o papel da simpática professorinha que ensina as primeiras letras a uma aluna neófita, que nunca viu um estúdio de TV.
A verdade é que o JN vem despencando nas pesquisas e não é de hoje. A derrocada da audiência nos últimos anos – não pelo crescimento dos concorrentes, mas pelo surgimento de novas mídias e             outros interesses dos telespectadores - acendeu a luz vermelha na  direção do jornalismo global. Alguma coisa precisava ser feita para tentar resgatar os pontos perdidos no Ibope. Alguém precisava ser  sacrificado e a vítima foi Fátima Bernardes, visivelmente cansada no video e abafada pela personalidade do marido William Bonner.
Mas ao lado da questão profissional, há uma disputa entre setores de mando na Globo. É um cabo de guerra entre duas correntes que disputam espaço e prestigio junto aos herdeiros de Roberto Marinho.            
De um lado, Amauri Soares, o segundo homem na hierarquia entre os executivos globais. Amauri é casado com Patrícia e é o que se pode chamar de “bicho de televisão”, o cara que (quase) nasceu e se   criou dentro de emissoras de TV. É do ramo mesmo e praticamente não conhece profissionalmente outra mídia. Já foi editor-chefe do JN erapidamente mandado para o exterior para cuidar de novos projetos, pois sua presença era uma ameaça ao statu quo vigente no jornalismo. Na volta ao Brasil, foi colocado em areas executivas da rede.
Na outra ponta da corda, Ali Kamel. Ao contrário de Amauri, Kamel construiu sua carreira em jornal e foi levado para a TV pelo falecido Evandro Carlos de Andrade. Rapidamente ganhou o lugar de principal executivo do jornalismo global e conquistou a confiança dos irmãos Marinho, por vestir a camisa da emissora mesmo quando tenta defender o indefensável: reescrever a história recente do Brasil a partir da visão do Jardim Botânico.
Não assino embaixo, mas posso quase afirmar que Fátima ficou no meio desse cabo de guerra e foi sacrificada. Nesse round Amauri saiu virorioso, não se sabe como serão os próximos rounds da disputa.
Disputas internas à parte, para o grande público nada muda. A sempre suspeita linha editorial do telejornal seguirá a mesma.
http://www.diretodaredacao.com/noticia/muito-alem-da-bancada-do-jn(para quem quiser ler mais a respeito)

PM, agora, ameaça o governador Agnelo Queiroz.

Porque hoje é Sábado, uma bela mulher.

A bela modelo Isabeli Fontana

Fotos mostram efeitos do aquecimento global vistos do alto

Imagens de satélites da Nasa (agência espacial americana) exibem os efeitos de fenômenos naturais no planeta, como enchentes e queimadas.
Segundo relatório da Organização Mundial Meteorológica, embora as temperaturas médias de 2011 tenham sido menores que as do ano anterior, os termômetros, ainda sim, estão acima da média histórica.
De acordo com o documento, a América Central, por exemplo, deve ter o ano mais quente em 140 anos.
Para muitos cientistas, o desequilíbrio climático está por trás de fenômenos como a cheia histórica que colocou boa parte do Estado de Queensland, na Austrália, debaixo d'água.
As imagens da Nasa também mostram as áreas de deslizamentos em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, fortemente atingida por chuvas que deixaram quase 900 mortos no início deste ano.
*BBC-BRASIL-VIA FOLHA ONLINE

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A Veja traz mais uma bomba!

Faltam só algumas horas…
…para estourar a bomba do ano!!!
AGUARDEM!!!
*Por Reinaldo Azevedo


PT e PMDB brigam na Caixa Econômica Federal.

Uma briga explosiva de bastodores já se faz ecoar no Poder central, em Brasília. O governo está preocupado com o litígio entre Mesmo entre PT e PMDB na Caixa Econômica Federal.
É o que informa a coluna "Painel", editado por Renata Lo Prete e publicado no Jornal Folha de São Paulo, desta sexta-feira
Pelo que sabemos, além da informação de Renata, é que o petista Jorge Hereda, presidente da CEF, e o vice Geddel Vieira Lima (Pessoa Jurídica), estão às turras em razão da venda da folha de pagamento do Estado da Bahia à CEF.
Já Fábio Cleto, o todo poderoso da área de Loterias da CEF, se recusou a apoiar iniciativa que visa impedir o uso de recursos do FGTS em empreendimentos comerciais relacionados à Copa e à Olimpíada.
Jorge Hereda ignorou o posicionamento, e  reação, de Geddel e Fábio Cleto, causando um mau estar no âmbito do PMDB que, de pronto, já teria se queixado junto a Presidência da República.
Fontes do Palácio do Planalto vê dificuldades do Governo Federal em proporcionar a conciliação sem uma "cisão dolorosa".
Ainda vai dar confusão. Nem Geddel nem Fabio toleram a empáfia de Hereda que, segundo eles, se acha "dono" da CEF.

Debate com Fernando Henrique Cardoso.

Foto:Lula Marques - 30.jun.2011/Folhapress
A Folha promove, em parceria com o UOL, uma sabatina com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB, hoje às 16h30 no Teatro Folha (shopping Higienópolis, av. Higienópolis, 618).
Após a sabatina, FHC participará de sessão de autógrafos de seu novo livro, "A Soma e o Resto - Um Olhar sobre a Vida aos 80 Anos" (editora Civilização Brasileira), na livraria Saraiva do mesmo shopping.
Durante uma hora e meia, FHC responderá a perguntas de quatro entrevistadores, da plateia e dos internautas, que poderão acompanhar a transmissão ao vivo do evento.
Os entrevistadores serão Ricardo Balthazar, editor do caderno "Poder", Mônica Bergamo e Vinicius Torres Freire, colunistas da Folha, e Irineu Machado, gerente geral de notícias do UOL.
As inscrições para o evento estão abertas aos assinantes do jornal e aos do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
Interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Justiça manda soltar PM preso com R$ 159 mil dentro governo do DF

    Foto:Lula Marques - 18.out.2011/Folhapress
Depois de ser preso duas vezes, o policial militar João Dias Ferreira, detido com R$ 159 mil na sede do governo do Distrito Federal, deve ser solto nas próximas horas.
A defesa do policial conseguiu alvará de soltura no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com a alegação de que a prisão era "desproporcional".
Ferreira foi preso nesta quarta-feira na secretaria de Governo, após jogar o dinheiro na mesa de servidoras, por injúria e lesão corporal.
Ele pagou fiança de R$ 2 mil e foi solto pela Polícia Civil, mas depois foi preso pela corregedoria da Polícia Militar, uma vez que um dos agredidos era um colega da corporação.
Segundo o advogado de Ferreira, André Cardoso, o policial havia recebido "inúmeras" propostas de propina de pessoas ligadas a Paulo Tadeu, secretário de Governo e um dos principais aliados de Agnelo Queiroz.
O dinheiro seria uma forma de "cala-boca". Cardoso diz que o policial decidiu então aceitar a última oferta para que pudesse gravar a entrega do dinheiro.
Ferreira é dono de duas ONGs que desviaram mais de R$ 3 milhões do Esporte, quando Agnelo era ministro e também na gestão de Orlando Silva --que caiu após as acusações.
Procurado pela Folha, Paulo Tadeu disse que a versão do policial é uma "farsa".
"Ele não vai divulgar esse vídeo com a entrega de dinheiro porque não existe. A polícia tem que investigar a origem desse dinheiro. Foi montada uma farsa para cima de mim que não saiu como planejada", disse o secretário.
Em nota, Agnelo diz que "está sendo alvo de uma denúncia infundada, baseada em depoimento no qual não foi apresentado prova alguma".
"O GDF rechaça a tentativa criminosa de acusar integrantes do governo. E aguarda que o caso seja esclarecido o mais rápido possível, revelando que interesses escusos que levam o policial a fazer tais declarações neste momento."
*FILIPE COUTINHO -DE BRASÍLIA-FOLHA ONLINE

Garotinho afirma: ‘Aliança com o DEM está consolidada, não tem volta’.

“Eduardo Paes chamou o filho do Lula de ladrão e depois o Lula gravou o programa eleitoral dele na TV. O Cabral, no primeiro governo Lula, dizia que era o pior presidente da história do Brasil, que não tinha condições – expressão dele – de dirigir um fusquinha velho” Garotinho
Articulista de uma das alianças mais inesperadas para as eleições de 2012, no Rio de Janeiro, o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho afirma que o acordo com o DEM está ratificado. “A aliança está consolidada e não tem volta. Vamos entrar agora na etapa de encaminhar um programa de atuação conjunta de temas importantes para o estado e a capital”.
Para dirimir as resistências dentro do PR à aproximação com o grupo do ex-rival Cesar Maia, Garotinho foca em seus adversários, o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral, ambos do PMDB.

Sobre o acordo com o DEM, justifica: “Existem momentos em que as alianças são feitas e nós temos que superar dificuldades anteriores”. Se a chapa será mesmo formada pelo deputado federal Rodrigo Maia e sua filha, a deputada estadual Clarissa Garotinho, ele resume. “A princípio é Rodrigo Maia para prefeito e Clarissa, vice. Pode ser que haja qualquer alteração, mas o partido trabalha com esta possibilidade.”

Brasileiro babaca compra porque quer...

Mais petralhada?...

Uma empresa investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por irregularidades em contratos com o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ganhou uma licitação de R$ 44,7 milhões do próprio órgão ligado ao Ministério da Educação. A denúncia foi publicada no jornal Correio Braziliense.
A STI System, que já havia vencido outros quatro pregões este ano, durante a gestão do então ministro Fernando Haddad (PT-SP), somando um total de R$ 57,5 milhões, tem no quadro de funcionários o técnico em informática Neivaldo de Oliveira Vilela. Ele foi consultor do Inep entre 31 de dezembro de 2009 e 15 de dezembro do ano passado, ainda segundo reportagem do Correio.
A matéria diz mais: “Desde 2003, Neivaldo prestava serviços para o Inep. Em 2007, ele era representante técnico em uma licitação. O técnico em informática chegou a fazer um curso na área, custeado pelo Inep.”

Controle da mídia: Prioridade para os petistas em 2012.

Mais que a campanha para as prefeituras municipais no próximo ano, onde focam mais na conquista do governo do Município de São Paulo, os petistas parecem que já elegeram sua prioridade em 2012: Estabelecer o controle da mídia.
A mesma mídia que ajudou o PT chegar ao poder ( e não se enganou com o falso discurso democrático pois já conhecia de perto seus líderes, prepostos e áulicos ) vê-se hoje na iminência de se submeter ao controle total do Estado.
Os petistas não sossegam. Mantém-se em alerta e em constante campanha a favor da regulação da mídia, chamando isso de "marco regulador" quando, na realidade, trata-se de um mecanismo de censura com poder absoluto do Estado.
Segundo os petistas, mais próximos do governo, é uma questão de honra aprovar o tal "marco regulador" já para vigência no próximo ano.
Há muita preocupação do governo em razão da liberdade de imprensa que já influiu na queda de seis ministros.

A farra de dinheiro público entre Governo e Ongs.

O volume de recursos repassados pelo governo para entidades sem fins lucrativos ( ONGs) dobrou de 1999 a 2010. A informação consta de um estudo do IPEA ao analisar o repasse de verbas no período dos últimos 12 anos que antecederam o governo atual de Dilma Roussef.
Durante o início do segundo manda de Fernando Henrique Cardoso, em 1999, o governo repassou R$ 2,2 bilhões a às chamadas entidades civis.
Em 2010, final do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, esses repasses superavam R$ 4 bilhões.
Ainda, segundo o Ipea, as transferências obrigatórias estaduais e municipais compõem a maior parte das transferências. "Verifica-se que essa forma de repasse tem peso bastante reduzido no Orçamento federal", destaca o comunicado do Instituto.
O estudo foi feito no contexto das denúncias envolvendo convênios com organizações não governamentais (ONGs) e que motivaram a queda de pelo menos três dos sete ministros demitidos pela presidenta Dilma Rousseff neste ano. "Nos últimos meses, a parceria entre o Estado e as organizações da sociedade civil para a execução de políticas públicas federais tornou-se objeto de debates públicos, os quais ensejaram medidas administrativas e culminaram na convocação de uma discussão voltada à mudança do marco legal atualmente em vigor", informa o Ipea no Comunicado 123.
"O principal objetivo do comunicado foi determinar com mais precisão o lugar das entidades – foco de debate e disputa política como novos parceiros e atores de formulação de políticas públicas –, no Orçamento federal", diz o estudo.
Os repasses continuam aumentando cada vez mais e variou bastante a cada ano, atingindo picos em 2001 e 2006. Em relação ao Orçamento da União os dados mostram crescimento contínuo desde 2003, com interrupção apenas em 2009 – ano de forte crise financeira internacional. 
*Fonte: O globo

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O "rolo" de Cid Gomes.


Em vídeo, gravado em local público, veja como o governador Cid Gomes do Ceará, irmão de Ciro Gomes, ajusta detalhes de obra onde prevê desapropriações por parte do Estado com a maior desfaçatez ao dinheiro e interesse público.         
É estarrecedor a que ponto chegamos no Brasil, graças à impunidade, à falta de decoro e a imoralidade que substituiu todo e qualquer valor da classe política e em todos os Poderes nestes país; em especial pela falta de vergonha na cara de segmentos do Poder Judiciário, que cheio de melindres, e acomodado pela inércia, absolutamente nada faz e entrega os nossos destinos  aos crápulas a quem servem. São estes tipos de políticos os  maiores e principais responsáveis pela tragédia ética que vemos.

A criatura foi prestar contas ao criador?

Dilma e Luiz da Silva: A presidente foi "visitar" o chefe.
A presidente Dilma Rousseff se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de ontem,  terça-feira, em São Paulo, no hotel Transamérica.
As fotos do encontro foram divulgadas pela assessoria do Instituto Lula.
Pelo que vemos nas fotos, a aparência do ex-presidente e, verdadeiramente, quem manda e desmanda no governo deste país. é ótima. Nem parece uma pessoa que se submete a um tratamento de quimioterapia.
Já existe gente dizendo que a tal doença é caô...
Ô gente que maldade! Não creio nisso.
Todos sabemos que pelo poder eles são capazes de tudo, até se aliam ao diabo, mas daí inventar doença grave... 

Pimentel recebeu R$ 400 mil de empresa do filho de seu sócio.


Uma "empresa de informática pequeninha", nas palavras do próprio ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), pagou R$ 400 mil pelos serviços da P-21 Consultoria e Projetos Ltda., empresa mantida pelo petista entre sua saída do comando da prefeitura de Belo Horizonte, em 2009, e a chegada ao governo federal, em 2011. Firma especializada em "cabeamento estruturado para rede de computadores", a QA Consulting Ltda. pertence a Alexandre Allan, de 36 anos, e Gustavo Prado, de 35, filho de Otílio Prado, sócio minoritário de Pimentel na P-21 Consultoria.
O pagamento pela consultoria de Pimentel se deu em duas parcelas de R$ 200 mil. A primeira foi paga em 19 de fevereiro de 2009, dois dias depois de a QA Consulting receber R$ 230 mil da construtora HAP Engenharia para prestar serviços de "infraestrutura para soluções de rede". A título de tributação, o serviço foi declarado como de engenharia civil mas, segundo o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), não há registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente ao serviço alegado pela empresa. A segunda parcela foi paga em maio de 2010.
Construtora acusada de desviar recursos
A HAP é velha conhecida de Fernando Pimentel: em maio deste ano, o ex-prefeito de Belo Horizonte tornou-se réu em ação civil pública ao lado do dono da empresa, Roberto Senna. A construtora é acusada de superfaturar obra da prefeitura de Belo Horizonte em R$ 9,1 milhões e de desviar recursos para a campanha de Pimentel em 2004, quando o petista disputou a reeleição para a prefeitura da capital mineira. Na época, Pimentel contratou sem licitação a Ação Social Arquidiocesana (ASA), da Arquidiocese de Belo Horizonte, para construir 1,5 mil casas. A entidade subcontratou a HAP, e o custo da obra passou de R$ 12,7 milhões para R$ 26,7 milhões. Segundo o Ministério Público, metade das casas não foi entregue. O processo corre na 4ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte.
A QA Consulting é a terceira maior cliente da consultoria de Pimentel, que em dois anos faturou R$ 2 milhões. Conforme mostrou O GLOBO no domingo, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) pagou R$ 1 milhão por serviços ao ministro, e a construtora mineira Convap, outros R$ 514 mil, meses antes de abocanhar em consórcio R$ 95,3 milhões em contratos no governo do aliado de Pimentel, Márcio Lacerda (PSB). A QA pagou R$ 400 mil pela consultoria de Pimentel, apesar da sua peculiar situação financeira: de acordo com a Junta Comercial de Minas Gerais, está enquadrada como microempresa (faturamento anual de, no máximo, R$ 360 mil, de acordo com a nova legislação).
Procurado na segunda-feira de manhã na sede de sua empresa, o sócio Gustavo Prado não quis dizer se haviam contratado Pimentel. Também se recusou a dar qualquer detalhe a respeito dos serviços prestados pelo ministro à sua pequena empresa. Disse que se pronunciaria apenas por e-mail e pediu ao repórter que se retirasse. À tarde, enviou e-mail dizendo que Pimentel havia prestado serviços de "consultoria econômica" e que a empresa teria perfeita "capacidade econômico-financeira para custear a consultoria contratada". Mas não quis dizer qual foi o faturamento de sua empresa em 2009 e 2010, alegando se tratar de informação estratégica.
Sobre a contratação de seus serviços pela HAP, Prado disse não ter registrado ART no CREA-MG porque, em sua opinião, "o serviço não era de relevância e nem houve exigência do cliente".
- Os serviços foram corretamente declarados às autoridades fiscais, tendo sido realizado em mais de um estabelecimento da empresa – afirmou Prado.
Ao ser questionado sobre o enquadramento como microempresa, a QA Consulting atribuiu a situação a um erro do escritório de contabilidade que presta serviço para eles e informou que, na prática, já teria alterado o formato de pagamentos de impostos pela empresa.
O GLOBO também procurou na segunda-feira o empresário Gustavo Henrique Duarte, que foi sócio da QA Consulting entre a consultoria de Pimentel, em 2009, e o início deste ano, quando ele deixou a empresa.
- Eu não cuidava da parte administrativa, não posso falar nada sobre isso – disse, ao desligar o telefone e não mais atender as ligações do GLOBO durante a tarde de ontem.
O dono da HAP Engenharia, Roberto Senna, informou, por meio de sua assessoria, que as instalações de cabeamento da QA Consulting na sua construtora foram adequadamente executadas e negou ter usado a empresa do filho do sócio de Pimentel para transferir recursos ao ex-prefeito de Belo Horizonte, de quem sempre se declarou amigo publicamente. "Não existe nenhuma relação entre estes serviços e eventual contratação, pela QA Consulting, de serviços de terceiros, inclusive de eventual contratação de empresa de consultoria do ministro Fernando Pimentel", escreveu a assessoria de Senna na nota oficial.
Na ação civil pública em que Senna é réu ao lado de Pimentel, o Ministério Público questiona a proximidade dos dois, em especial a doação de R$ 235 mil à campanha de Pimentel pela reeleição em 2004. Laudos periciais solicitados pelo Ministério Público levaram o órgão a sustentar que o valor doado seria parte de uma parcela de R$ 1,2 milhão repassada pela prefeitura à ASA e, consequentemente à HAP, 11 dias antes do registro da doação. No processo, os advogados de Pimentel classificaram a acusação como "ilação do Ministério Público".
PSDB pretende convocar ministro
Os petistas saíram em defesa de Pimentel, e descartaram a possibilidade de o ministro vir a ser o próximo da lista a ser bombardeado pela oposição no Congresso. A oposição, porém, considerou insuficientes as explicações dadas por Pimentel. O PSDB entra hoje, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, com pedido de convocação do ministro. (O Globo Online)

Apesar de...


Apesar da Marina Silva, que fugiu para a COP 17 onde, amanhã, dará coletiva para difamar o Brasil. Apesar da Miriam Leitão. Apesar da Soninha Francine. Apesar do Lindbergh Farias. Apesar das ONGS estrangeiras. Apesar de mentiras e calúnias espalhadas mundo a fora, o Código Florestal foi aprovado, no Senado, por 59  x 7. No dia em que foi anunciado o menor desmatamento da Amazônia dos últimos 24 anos. No dia em que a agropecuária foi o único setor que cresceu, impedindo que o PIB ficasse abaixo de zero no terceiro trimestre de 2011. Agora é na Câmara. E depois na mesa da Dilma. E da mesa da Dilma para a mesa de todos os brasileiros que continuarão a ter a melhor e a mais barata comida do mundo.
*gracialavida, por e-mail, via resistência democrática

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Brasil tem o pior resultado de PIB entre os Brics

RIO - O Brasil teve o pior resultado entre os Brics, incluindo a África do Sul, para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2011, ante o mesmo período de 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Enquanto a economia brasileira registrou expansão de 2,1% no período, a China teve alta de 9,1%, a Índia teve aumento de 6,9%, a Rússia se expandiu 4,8%, e a África do Sul registrou crescimento de 3,1%.
Na comparação com o trimestre anterior, o comportamento do PIB do Brasil, que teve expansão nula no período (0,0%), ficou atrás de Japão (1,5%), Noruega (1,4%), México (1,3%), Coreia do Sul (0,7%), Chile (0,6%), Alemanha (0,5%), Estados Unidos (0,5%), Reino Unido (0,5%), França (0,4%) e União Europeia (0,2%).

Alguns minutos, de inteligência e capacidade, com quem mudou o país para melhor.

Tem sujeira na Fazenda?

Foto: CELSO JUNIOR/AGÊNCIA ESTADO_Divulgação
Mas, até tu, Mantega?
Emails em poder da PF revelam pressão do ministro da Fazenda para indicar um preposto no banco; nota numa coluna política revela que o homem mais poderoso de Brasília pode deixar o governo; há sinais de fumaça na área econômica.
Até agora, a faxina ministerial da presidente Dilma Rousseff já fez sete vítimas – Antônio Palocci, Alfredo Nascimento, Nelson Jobim, Pedro Novais, Wagner Rossi, Orlando Silva e Carlos Lupi.
Todos esses foram substituídos sem maiores tremores.
Só que, nos últimos dias, começaram a surgir sinais de fumaça na área mais estratégica do governo: o Ministério da Fazenda. Sim, o ministro Guido Mantega, também pode estar ameaçado. Basta juntar alguns fatos recentes para identificar que há algo estranho no ar.
A eles:
(1) A Folha de S. Paulo que chegou às bancas neste domingo, mais uma vez, revela a interferência de Mantega na operação que fez com que a Caixa Econômica Federal investisse R$ 739,3 milhões na compra do Panamericano.
A operação foi conduzida pelo braço de Mantega na Caixa, o vice-presidente Marcio Percival.
E segundo um email publicado pela Folha, Mantega pressionou o Panamericano para que seu pupilo Demian Fiocca fosse indicado para o banco.
Fiocca foi um nome levado por Mantega para a presidência do BNDES, no governo Lula, e também para uma diretoria da Vale.
De acordo com a reportagem da Folha, a Caixa soube dos problemas do Panamericano antes de comprá-lo.
E um email em poder da PF, dirigido por Rafael Palladino, ex-presidente do Panamericano, a Luiz Sandoval, que era braço direito de Silvio Santos, revela a pressão por Fiocca.
(2) Na sexta-feira, o jornalista Claudio Humberto, um dos mais influentes de Brasília, com uma coluna reproduzida em mais de uma dezena de jornais, informou que o ministro Guido Mantega vive um dilema.
Pensa em sair do governo em janeiro, porque sua esposa estaria enfrentando graves problemas de saúde.
Quem leu, entendeu de outra maneira. Foi uma mensagem cifrada para que Guido saia do governo pela porta da frente – e não pela porta dos fundos.
(3) Aqui mesmo, no 247, nosso colunista Arthur Virgílio publicou um artigo sobre o temor do mercado financeiro em relação a algum possível escândalo que atinja uma figura proeminente da área econômica. Essa figura se chama Guido Mantega.
Guido Mantega está na alça de mira dos adversários por uma série de razões.
Num governo centralizador e sem um núcleo duro, ele foi ocupando espaços, embora seja visto, erroneamente, como um ministro sem ambições.
Guido hoje tem grande influência no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal, no BNDES e no Banco do Nordeste.
É o “fraco” mais forte que o Brasil já conheceu.
Além disso, a queda do ministro Antonio Palocci deixou sequelas. A ala paloccista do PT atribui ao chefe da Fazenda as denúncias que derrubaram o ex-ministro da Casa Civil – o que envolveu até uma quebra de sigilo fiscal.
O ponto mais sensível para o ministro Mantega talvez seja o caso Panamericano.
A Caixa Econômica Federal alega que foi vítima de uma fraude.
Mas o fato concreto é que o governo socorreu duplamente o banco de Sílvio Santos –primeiro por meio da Caixa, depois com o Fundo Garantidor de Crédito.
Dois executivos indicados por Mantega, Marcio Percival e Marcos Vasconcelos, egressos da Unicamp, já foram convocados pela Comissão de Fiscalização da Câmara dos Deputados para explicar o caso Panamericano.
Agora, terão também de dizer porque a Caixa investiu R$ 739 milhões no banco já tendo ciência de problemas internos.

Um dos nossos grandes males.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Geraldo Alckmin desaprende a fazer política.

O governador tucano Geraldo Alckmin parece que, a cada dia, desaprende a fazer política. Demonstrando sua aversão a políticos, sobretudo aqueles que lhe ajudara a a e eleger governador em São Paulo, Alckmin tem evitado receber políticos a não ser coletivamente.
É o que informa o site do Jornalista Claudio Humberto. Ainda, segundo os site, apenas 17 dos 70 Deputados federais paulistas foram à última reunião com ele.
Uma das razões de irritação dos deputados federais tem a ver com emendas parlamentares. Agora, emendas de valor superior a R$ 100 mil estão centralizadas na "mão" do governador que as libera pessoalmente, sob certos critérios.
A dificuldade de Geraldo Alckmin com aliados deixa os tucanos pessimistas quanto ao desempenho do PSDB nas eleições de 2012.
O ex-deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) engrossa o coro dos descontentes com Geraldo Alckmin, que ajudou a eleger.

Pedido de demissão de Lupi.

As marcas de bala são apenas, digamos, detalhes...

Como disse Voltaire, o segredo de aborrecer é dizer tudo.

A foto acima circulou bastante na Internet ontem. Vemos ali Dilma Rousseff, aos 22 anos, em novembro de 1970, quando depunha numa auditoria militar, no Rio. A imagem está no livro “A Vida quer coragem”, de Ricardo Amaral, que foi assessor da Casa Civil quando Dilma era ministra. Ele trabalhou depois na campanha eleitoral da então candidata do PT à Presidência. A petezada está excitadíssima — uma estranha e mórbida excitação, acho eu. Já falo a respeito. Antes, algumas considerações.
A hagiografia lulística exalta o nordestino tangido pela seca, o menino pobre, depois operário e sindicalista, que venceu todas as vicissitudes do destino — sua mãe nasceu analfabeta; fosse rica, já viria à luz citando Schopenhauer — até se tornar presidente da República e inventar o Brasil. Antes dele, eram trevas. Em palanque, o homem já chegou a se comparar a Cristo. O analfabetismo de nascimento de Dona Lindu é, então, uma espécie de metáfora da virgindade de Maria. Dilma, cuja família era rica, tem de ser santificada por outro caminho. Em tempos de instalação de uma “Comissão da Verdade” — que será a verdade dos que perderam a luta, mas ganharam a guerra de versões —, é preciso ressuscitar a têmpera da heroína. Os grupos a que ela pertenceu praticavam, na verdade, ações terroristas. E daí? Isso não vai interessar à tal comissão.
Segundo se informa, Dilma havia sido torturada durante 22 dias antes de ser apresentada ao tribunal. Não vou pôr isso em dúvida. É coisa séria demais! Noto apenas que alguém que se deixa torturar pela lógica se vê obrigado a indagar por que os trogloditas que a seviciaram interromperam o serviço sujo para dar curso ao aspecto legal e formal da prisão. Adiante. O fato é que a imagem reúne um coquetel de clichês que serve à hagiografia dilmista.
Vemos ali uma mocinha magriça, bonita, cabelo meio à la garçonne, socialista por dentro (mas isso não se vê, só se sabe) e existencialista por fora. Embora, consta, ela desse aula de marxismo para a sua turma e cuidasse de parte das finanças da VAR-Palmares, há a sugestão de uma intensa vida interior, mais para “A Náusea”, de Sartre, do que para a literatura leninista. Olha para o vazio, com uma firmeza triste. Atrás dela, fora do foco, militares devidamente fardados consultam papéis. As mãos escondem o rosto. O contraste resta óbvio: na narrativa fantasiosa, a vítima, de cara limpa, estaria enfrentando seus algozes, que tentariam se esconder da história. A justiça, firme e frágil, contra os brutamontes acovardados. Davi contra Golias. O Bem contra o Mal. A democracia contra a ditadura. O título do livro não deixa dúvida sobre o desfecho: “A Vida quer coragem”.
Em tempos de “Comissão da Verdade”, essa é a grande falácia alimentada por esse coquetel de clichês. Não eram democratas os militares que estavam no poder. Tampouco eram democratas aqueles que tentavam derrubar os militares do poder. Os poderosos de então tinham dado um golpe de estado. Os atentados terroristas não buscavam derrubá-los para instituir, então, um regime democrático no país. Os ditos “revolucionários” queriam também uma ditadura, só que a socialista.
Morreram 424 pessoas combatendo o regime militar — algumas delas com armas na mão, trocando tiros com as forças de segurança ou tentando articular as guerrilhas. Outras foram assassinadas depois de rendidas pelo Estado, o que é um absurdo. Os grupos de esquerda no Brasil, não obstante, embora com um contingente muito menor e muito menos armados do que o estado repressor, mataram 119! E, como é sabido, ninguém acende velas para esses cadáveres porque não têm o pedigree esquerdista. Contam-se nos dedos os “mortos pela ditadura” que não estavam efetivamente envolvidos com a “luta” para derrubar o regime. Não estou justificando nada. Apenas destaco, até em reconhecimento à sua própria coragem, que elas sabiam, a exemplo de Dilma, o risco que corriam. Já a esmagadora maioria dos indivíduos assassinados pelos grupos de esquerda — sim, também pelos grupos de Dilma — eram pessoas que nada tinham a ver com a “luta”, nem de um lado nem de outro: apenas estavam no lugar errado na hora errada: comerciantes, transeuntes, taxistas, correntistas de banco, guardas…
Apelando à pura lógica, isso é uma indicação do que teria acontecido se os movimentos ditos revolucionários tivessem realmente conseguido se armar para valer, atraindo milhares de brasileiros para a sua aventura. Teria sido uma carnificina, como é, ou foi, a história do comunismo. Dada a brutal diferença de aparato, fôssemos criar um “Índice de Letalidade” das esquerdas armadas e das forças do regime, elas ganhariam de muito longe. No campeonato na morte, as esquerdas são sempre invencíveis. É inútil competir.
Esses são fatos que a foto esconde. A luta dos democratas — não a dos partidários de ditaduras — nos restituiu um regime de liberdades públicas e respeito ao estado de direito. Felizmente, Dilma sobreviveu e é hoje umas das beneficiárias, em certa medida, de sua própria derrota, já que é a democracia que a conduziu ao posto máximo do país. 
Este garoto, no entanto, não teve igual sorte.
Trata-se de Mário Kozel Filho, que morreu num atentado praticado pela VPR no dia 28 de junho de 1968. A organização terrorista lançou um carro sem motorista contra o QG do II Exército, em São Paulo. Os soldados que estavam na guarda dispararam contra o veículo, que parou no muro. Kozel foi em sua direção para ver o que tinha acontecido. O carro estava carregado com presumíveis 50 quilos de dinamite. A explosão fez em pedaços o corpo do garoto, que tinha 18 anos. Treze meses depois, a VPR se fundiu com o Colina, o grupo a que pertencia Dilma, e surgiu a VAR-Palmares. Os assassinos de Kozel foram, pois, companheiros de utopia daquela moça que lembra uma musa existencialista na foto que agora serve à hagiografia.
Este homem também não teve a mesma sorte de Dilma.

Trata-se do capitão da PM Alberto Mendes Júnior, assassinado por Carlos Lamarca e seus comparsas da VPR no dia 10 de maio de 1970. Àquela altura, o grupo já havia se separado da VAR-Palmares. Mendes havia sido feito prisioneiro do grupo. Como julgassem que ele estava atrapalhando a fuga, um “tribunal revolucionário” decretou a sua morte. Teve o crânio esmagado com a coronha de um fuzil. Dia desses, vi um ator na televisão exaltando a “dimensão da figura histórica de Lamarca”. Entenderam???
Caminhando para a conclusão
Alguns bobalhões — os que me detestam, mas não vivem sem mim — enviaram-me vários links com a foto de Dilma, fazendo indagações mais ou menos como esta: “E aí? Quero ver o que você vai dizer agora”. Pois é… Já disse! Alguns preferem ficar com as ilusões que a imagem inspira. Eu prefiro revelar os fatos que ela esconde.
A presidente Dilma Rousseff — que se fez presidente justamente porque as utopias daquela mocinha frágil, felizmente, não se cumpriram — assinou anteontem a carta da tal Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac). Trata-se apenas de uma iniciativa para dar voz a delinqüentes como Raúl Castro, Hugo Chávez, Rafael Correa, Daniel Ortega e Evo Morales. A carta democrática não toca em eleições e imprensa livre porque isso feriria as susceptibilidades desses “democratas diferenciados”. Na cerimônia, o orelhudo Daniel Ortega identificou um grande mal na América Latina: A IMPRENSA.
De certo modo, Dilma assinou aquela carta com os olhos voltados para o passado. E ela só é presidente porque os democratas lhe deram um futuro.
*Por Reinaldo Azevedo

O mau humor do PMDB

Ou limpa os pupilos, ou Sarney vai dar mais trabalho...
O mau humor do momento do PMDB com o governo está associado ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do caso de Jader Barbalho (PA) que, como outros candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa, reivindicaram a posse no cargo depois de decidido que a regra não se aplica às eleições de 2010.
Alguns já foram empossados, como os senadores João Capiberibe (PSB-PA) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). O petista Paulo Rocha (PA), terceiro colocado nas eleições do Pará, já obteve aprovação do STF e aguarda apenas expedição de diploma pelo TRE para assumir em lugar da senadora Marinor Brito (PSOL). Se assumir, leva a última das três vagas do Estado excluindo Barbalho, segundo mais votado.
O PMDB, que já perdeu dois senadores (Wilson Santiago e Gilvam Borges) para eleitos barrados pela Ficha Limpa e, posteriormente empossados, está inconformado com a perspectiva de ver Rocha assumir na frente de Barbalho. E acusa publicamente o STF de negar ao seu filiado tratamento isonômico em relação à Ficha Limpa.
O julgamento de Jader terminou empatado porque cinco dos dez ministros que compõem hoje o Supremo recusaram o recurso por imperfeição técnica, sem entrar no mérito. O novo julgamento espera pela posse da ministra Rosa Weber, indicada pelo governo e à espera de sabatina no Senado para assumir. Ela é o voto de Minerva.
O PMDB avalia que a indicação de Rosa é sintoma de que a presidente Dilma trabalha pela vitória de Rocha, fiel à causa partidária do ex-presidente Lula de fortalecer o PT no Senado, reduzindo o poder de fogo do PMDB.
Manobra nos bastidores
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), protela a sabatina de Rosa Weber para ganhar tempo e trabalhar nos bastidores pela garantia de julgamento do mérito do caso Jader. Ele pediu ao líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), relator da indicação de Rosa Weber, que adiasse a leitura de seu parecer que estava agendada para dia 23 de novembro, o que contrariou o Planalto. Semana passada, num alerta ao governo, pôs subitamente na pauta de votação a Emenda 29, que amplia os gastos em Saúde, em detrimento da Desvinculação das Receitas da União (DRU), que dá ao governo liberdade para administrar à vontade R$ 62 bilhões do Orçamento de 2012. A decisão foi interpretada inicialmente como um descuido, mas o próprio Sarney a repeliu, dizendo que na sua idade não existe tal possibilidade.
Belém/Brasília
A leitura corrente no Congresso é a de que Jader influi no TRE do Pará, que protela a expedição do diploma de Paulo Rocha, enquanto o PT impede o avanço de seu caso no STF.
Os dólares na cueca
A liderança do PT na Câmara inaugura, nesta terça-feira, uma galeria com os retratos dos ex-líderes do partido. A pajelança abre a fase de articulações para a sucessão do atual líder, Paulo Teixeira (SP). O mais cotado é o vice-líder José Guimarães (CE). Sua eventual eleição, ressuscitará o escândalo dos "dólares na cueca": ele até hoje responde ação de improbidade por envolvimento no episódio, segundo o Ministério Público Federal. Em julho de 2005, seu assessor, José Adalberto Vieira, foi preso com R$ 209 mil numa mala e US$ 100 mil na cueca. Com recursos protelatórios, arrasta o processo há seis anos.
Fazendo água
A reforma administrativa do Senado, porta de salvação de Sarney para os escândalos da Casa tem 100% de chance de acabar em nada. Deve ser aprovada em comissão e engavetada no plenário. Ou virar um parágrafo.
*JOÃO BOSCO RABELLO - O Estado de S.Paulo

Jogadores, vícios e a imprensa ora vermelha, ora cor-de-rosa.


A imprensa brasileira tem a mania de endeusar toda e qualquer artista ou desportista que seja simpático a causa comunista.
Sócrates vivia endeusando o regime de Cuba e dizia que o regime cubano seria ideal para o Brasil (sic). Pura balela, ele gostava de falácia, muita cachaça e de luxo.
Outro jogador de futebol que se deixou levar pelo vício do álcool, e que era bem melhor do que Sócrates, foi Jorge Mendonça que teve boa passagem no Náutico e disputou a Copa do Mundo de 1978 com a camisa da Seleção Brasileira, tomando o lugar e deixando o Zico na reserva.
Foi autor dos oito gols num jogo em que o Náutico ganhou de um time do Pernambuco. Acho que tal marca, o único também a conseguir foi o Pelé.
É triste ver o que aconteceu com o Jorge Mendonça e Sócrates, jogadores que se deixaram ser vencer e morrer pelo vício-bebida.
Jorge Mendonça morreu em 2006 aos 51 anos, abandonado pela mídia, esposa e filhos, já o Sócrates (que também entristeceu o futebol com sua morte), sempre foi paparicado pela cobertura midiatica.
No vídeo vejam o Gol de Jorge Mendonça em 1978, repare o gesto da comemoração do gol, o gesto ficou consagrado como genuinamente de Sócrates, tal como a Bandeirinha Brasileira que o Senna comemorava após a prova vencida, copiando Piquet que foi o primeiro a comemorar dessa forma.
*Plinio_Jau

Mais um que faturou alto com "consultorias".

Ministro Fernado Pimentel durante coletiva no Palacio do Planalto
Foto:Gustavo Miranda / O Globo
BELO HORIZONTE - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT), faturou pelo menos R$ 2 milhões com sua empresa de consultoria, a P-21 Consultoria e Projetos Ltda., em 2009 e 2010, entre sua saída da Prefeitura de Belo Horizonte e a chegada ao governo Dilma Rousseff.
Os dois principais clientes do então ex-prefeito foram a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o grupo da construtora mineira Convap. A federação pagou R$ 1 milhão por nove meses de consultoria de Pimentel, em 2009, e a construtora, outros R$ 514 mil, no ano seguinte.
A consultoria de Pimentel à Fiemg foi contratada quando o presidente da entidade era Robson Andrade, atualmente à frente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e se resumiu, de acordo com o atual presidente da Fiemg, Olavo Machado, a “consultoria econômica e em sustentabilidade”.
No entanto, dirigentes da própria entidade desconhecem qualquer trabalho realizado pelo ministro.
O serviço à Convap durou de fevereiro a agosto de 2010, época em que Pimentel era um dos coordenadores da campanha de Dilma e viajava o Brasil com a candidata.
Após a consultoria, a Convap assinou com a prefeitura do aliado de primeira hora de Pimentel, Márcio Lacerda (PSB), dois contratos que somam R$ 95,3 milhões.
Em maio deste ano, ao ser questionado durante viagem a Ipatinga (MG) a respeito das atividades da P-21 Consultoria e Projetos Ltda., já na condição de ministro, o petista não quis dizer quem eram os seus clientes e classificou o rendimento da empresa como “compatível com a atividade dela” e “nada extraordinário”.
* O globo

A inalienável liberdade de informação e expressão.

Depois da queda dos regimes totalitários que dominaram o século XX – o NAZISMO (Queda de Hitler - 1945) e o COMUNISMO (derrubada do Muro de Berlim -1989) – a democracia é o único regime político admitido universalmente no século XXI.
Por isso, os inimigos da democracia adeptos dessas ideologias neo-regressivas totalitários, fazem de tudo para degradar a degradá-la, assim instituições republicanas, mediante constante arreganhos a liberdade, com a opção preferencia pela liberdade de expressão.
Num breve histórico, pode se afirmar que a democracia remonta à antiga Grécia, porém, o Estado democrático ideal foi concebido por Espinosa (nome de batismo – Bento dado pelos pais portugueses, judeus sefardista – Miguel e Hana Débora, instalados em Amsterdam, Baruch, na sinagoga e Benedictus aos 24 anos, 1632-1677) – cujos fundamentos foi a liberdade da palavra – cada um pense o que quiser e diga o que pensa (Benedictus Spinoza. A Theologico-political Treatise and a Political Treatise – R.H.M. Elwes, Benedict de Spinoza: A theologico political treatise and and A Political Treatise, Nova York: Dover Publications, 1951); pela separação prática do Estado e da Religião e por um contrato social promotor do bem-estar do cidadão e a harmonia do governo. Um século depois tivemos a Declaração de Independência dos Estados Unidos e a primeira Emenda da Constituição Americana.
Ao passo que o marco definitivo da democracia moderna foi ditado pelos movimentos revolucionários - a Revolução Inglesa (duas fases - de 1625 e de 1689), a Revolução Americana (1776) e a Revolução Francesa (1789), sob a liderança dos liberais de então.
*Rivadávia Rosa

Serra pode ser candidato em São Paulo.

Admitida pela cúpula do PSDB, a hipótese de José Serra tornar-se candidato à prefeitura de São Paulo já deflagrou um debate sobre o formato da chapa.
Por Josias de Souza:
Alimentada pelos sinais ambíguos emitidos pelas 'antenas' de Serra, a discussão processa-se longe dos refletores. E vai ganhando contornos inusitados.
A direção do DEM começa a admitir a hipótese de rever uma decisão que apresentara como irreversível.
O DEM anunciara que faria em 2012 alianças com quaisquer partidos, exceto dois: o PT e o PSD de seu ex-filiado Gilberto Kassab.
Agora, a legenda de cujos quadros Kassab extraiu o grosso da matéria prima que deu origem ao PSD reposiciona-se na cena paulistana.
Kassab já cuidou de avisar publicamente: confirmando-se a volta de Serra ao tabuleiro, o apoio do PSD será “incondicional”.
Em privado, o DEM também anuncia: com Serra, a aliança com o tucanato deixa de ser mera cogitação. Ganha ares de fato consumado.
Esboça-se um primeiro problema. A tribo do DEM entra no debate impondo uma condição: topa juntar-se ao PSD, mas exige indicar o segundo da chapa.
Leva à mesa, como alternativa de vice para Serra, o nome de Rodrigo Garcia, atual secretário de Desenvolvimento Social do governo tucano de Geraldo Alckmin.
O diabo é que, a despeito do lero-lero do apoio “incondicional”, Kassab também ambiciona indicar o vice numa eventual chapa encabeçada por Serra.
Presidente do DEM federal, o senador José Agripino Maia (RN) fixou as balizas do comportamento da legenda numa reunião com a seccional de São Paulo.
Participaram os vereadores e os quatro deputados federais que resistiram às investidas de Kassab e mantiveram-se nos quadros do DEM no Estado.
Ficou acertado que, enquanto o PSDB rumina suas hesitações, o DEM testaria as chances de uma candidatura própria à prefeitura, encarnada por Rodrigo Garcia.
Também ficou entendido que, antes de negociar uma mudança de rota, Agripino ouviria o colegiado de São Paulo.
Hoje, com Serra ou sem ele, esse núcleo é avesso à ideia de ajustar-se com o PSDB sem indicar o vice. Abrir mão da vaga para o PSD é algo visto como uma heresia.
Embora debilitado, o DEM dispõe de um trunfo que Kassab não tem: cerca de três minutos de propaganda eleitoral televisiva. Por isso, acha que pode falar grosso.
O debate fervilha em meio à frieza calculista de Serra. Depois de declarar que não seria candidato, ele passou a alimentar as pistas em contrário.
Há duas semanas, Serra participou de um jantar oferecido pelo senador e amigo Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), em Brasília.
Um dos presentes, o senador Pedro Taques (PDT-MT), provocou: “E a sucessão paulista?” Serra refugiou-se calendário: “Está muito cedo”.
Taques conjecturou: “Se você fosse candidato, ganharia.” Serra economizou nas palavras, mas soou convenientemente dúbio: “É possível.”
Dias atrás, o governador Geraldo Alckmin recebeu a visita de Alexandre Morais, um filiado do DEM, ex-secretário de Transportes da gestão municipal de Kassab.
Conversaram sobre 2012. Ao relatar o diálogo a amigos, Moares contou que Alckmin, antes cético, agora parece convencido de que Serra será, sim, candidato.
Por quê? Avalia-se que Serra, já isolado no PSDB federal, arrisca-se a perder terreno também no tucanato paulista.
Para recobrar parte do prestígio perdido, não restaria a Serra senão tentar retornar à prefeitura e manter-se de tocaia para 2014.
Como que decidido a conservar a porta entreaberta para Serra, Alckmin empurra para março uma prévia que o PSDB-SP queria fazer em janeiro.
Convertido em interrogação, Serra inferniza os quatro tucanos que brigam pela vaga de candidato: Bruno Covas, José Anibal, Andrea Matarazzo e Ricardo Trípoli.
A despeito da taxa de rejeição, na casa dos 30%, Serra é visto pelo PSDB e aliados como o melhor nome para medir forças com Fernando Haddad (PT), o dodói de Lula.
*Josias de Souza

Gente decente, com uma cultura decente, age diferente.


U
m grupo de 200 aposentados japoneses, engenheiros em sua maioria, está se oferecendo para substituir trabalhadores mais jovens no perigoso trabalho de manutenção da usina nuclear de Fukushima, que foi seriamente afetada pelo terremoto de meses atrás. Os reparos envolvem altos níveis de radioatividade cancerígena, como se sabe.
Em entr...evista à BBC, o voluntário Yaseturu Yamada, de 72 anos, diz que tem procurado convencer o governo sobre as vantagens de se aceitar a mão de obra da terceira idade.
Co
nclui ele: “Em média, devo viver mais uns 15 anos. Já um câncer vindo da radiação levaria de 20 a 30 anos para se manifestar. Logo, nós que somos mais velhos temos menos risco de desenvolver a doença.”
Estão pensando na sociedade como algo que só funciona em conjunto, e não individualmente. Acredito que quando a gente faz o bem para si mesmo, com ética e respeito à lei, sem ônus para nossos pares, está fazendo também o bem para todos, mas não basta: é preciso ir além, desconectar-se das vantagens pessoais para pensar no futuro. Um jovem de 18 anos pode contrair câncer aos 38 se trabalhar numa usina nucelar acidentada. A sociedade japonesa perde se abrir mão da força de trabalho de cidadãos de 38 anos. A família japonesa também.
É essa visão macroscópica da funcionalidade que faz evoluir um país. Os Japoneses estão acostumados a transformar intempéries em oportunidades, tanto pessoais quanto coletivas, sem distinção.
Pensem nisso!!!!

domingo, 4 de dezembro de 2011

A falsa faxineira e a imprensa vermelha.

Dilma, nem pra faxineira...
Alguns segmentos da mídia infestados pela esquerda populista são tão tendenciosos que , por conta da faxina que "mal e mal" se procede  aqui no Brasil  leva à fama o nome de Dilma Rousseff,  fazendo com que ela repita o prestígio de Lula no Exterior. Lula  descaradamente chupinhou os feitos de FHC como se fossem obra sua...e Dilma faz pior: toma para si os louros de uma faxina que ela só cumpriu em parte e compulsoriamente, obrigada pelas denúncias recorrentes que a mídia levantou sobre seus ministérios e que provoca manifestações, ainda tímidas, em movimentos de rua pelas capitais do país. Dilma Rousseff conviveu tranquilamente com os políticos escolhidos por Lula durante sua longa gestão e que ainda encabeçam os seus ministérios . A diferença é que Lula , parece, tinha mais pulso que ela para impedir que as denúncias feitas na época repercutissem na imprensa...Sabe-se lá como e porque agora vazou e espalhou geral ! Que tal , então, nossos  jornais informarem à imprensa internacional do "equívoco" que está sendo cometido pelos profissionais da sua tão imparcial mídia? Faxineira é a imprensa que a esquerda batizou com desprezo de PIG ...mas que , felizmente, se diferencia e muito daquela que poderemos chamar de PAG...a prêço de ouro ...como tudo dentro da máquina deste governo petista! Admita, Dilma, que a senhora pode ser tudo, até terrorista recém endeusada pelo PAG...mas faxineira é que não é!
*Texto por Mara Montezuma Assaf , por e-mail, via resistência democrática.

Infecção generalizada faz o Brasil perder Sócrates, o jogador.

Após um longo tratamento para a cura de uma cirrose hepática adquirida, faleceu hoje por infecção generalizada, no Estado de São Paulo, o ex-jogador de Futebool Sócrates.
Já debilitado, Sócrates foi internado pela terceria vez não resistindo a forte infecção que o acometeu. Sua história no Corinthians Paulista marcou seus torcedores.
Sua participação na Seleção Brasileira pontificou na equipe de 1982 até hoje considerada, por muitos especialistas, a melhor seleção do mundo, naquela copa.

Governo usou dinheiro do povo para salvar Grupo Silvio Santos.

Reportagem da revista Época que chega às bancas neste fim de semana dá detalhes sobre a negociação que resultou na venda de ações do banco PanAmericano para a Caixa Econômica Federal.
Análises feitas em documentos que integram a investigação da Polícia Federal sinalizam que o dinheiro arrecadado com a venda de parte de ações do PanAmericano serviu para quitar dívidas de outras empresas do Grupo Silvio Santos, e não para a recuperação financeira do banco.
Leiam abaixo trechos da reportagem de Época:
Em janeiro deste ano, logo depois de concluir a   venda de sua parte no Banco PanAmericano, o apresentador Silvio Santos fez seu   resumo particular do caso: disse que não teve “nem lucro nem prejuízo” com o   escândalo que revelou um rombo de R$ 4,3 bilhões escondido em balanços   maquiados. O desfecho neutro do caso certamente não se aplica à Caixa   Econômica Federal, banco público que meses antes de o escândalo vir à tona   pagou R$ 739 milhões por 36% das ações do PanAmericano, com base em uma   contabilidade que não informava o prejuízo bilionário.
Até pouco   tempo atrás não se sabia o destino da bolada paga pela Caixa ao banco de   Silvio Santos. Em setembro, ele foi indagado pela Polícia Federal se   os recursos foram para o PanAmericano. “Respondeu que acredita que   sim”, registrou o escrivão. Três dias depois, a mesma   pergunta foi repetida a seu irmão, Henrique Abravanel, sócio   minoritário da holding e ex-integrante do Conselho de Administração do   PanAmericano. A resposta: “Tem certeza que os valores foram aportados   no banco”.
As declarações dos irmãos estão tão   erradas quanto os demonstrativos de contabilidade maquiados. Elas   foram desmentidas em depoimento prestado no início de outubro por um   personagem-chave das tratativas com a Caixa. Trata-se de Wadico Waldir Bucchi,   presidente do Banco Central entre 1989 e 1990 e representante oficial de   Silvio Santos na negociação. Ele afirmou ao delegado Milton Fornazari Júnior   que a holding do empresário não transferiu ao PanAmericano o dinheiro   recebido no negócio. A maior parte dos valores, disse ele, foi usada para   pagar dívidas do Baú da Felicidade e da construtora Sisan, que na época faziam   parte do Grupo Silvio Santos – o Baú foi vendido em junho deste ano   para o Magazine Luiza. Alberto Toron, advogado de Silvio e de seu irmão, diz   que o uso do pagamento da Caixa foi feito de forma transparente e negou   qualquer ilegalidade no uso dos recursos para saldar dívidas do grupo.
Um documento que integra a investigação do   Banco Central sobre o caso corrobora as afirmações de Bucchi e mostra   com precisão o destino dos recursos. Um total de R$ 129 milhões foi para o   bolso dos acionistas da holding – Silvio Santos é o majoritário. Outra fatia   (R$ 277 milhões) foi paga diretamente ao Bradesco e ao Itaú para quitar   dívidas do conglomerado do empresário com os dois bancos, como previa o   contrato assinado com a Caixa. Outros R$ 226 milhões foram transferidos para o   Baú da Felicidade pagar suas dívidas. Quantias menos vultosas, com a mesma   finalidade, foram destinadas à Sisan e à Jequiti Cosméticos, também de Silvio.   A Jequiti e o Baú, com o SBT, foram citados no depoimento de Henrique   Abravanel como empresas do grupo que davam prejuízo.
Recapitulando:
Em 2009, a Caixa Econômica Federal pagou R$ 739 milhões por ações do PanAmericano. Um banco quebrado;
O Banco Central sabia qual a situação financeira do banco PanAmericano e mesmo assim aprovou a transação;
O valor pago pela CEF não serviu para a recuperação do banco, mas para o pagamento de dívidas de outras empresas do Grupo Silvio Santos, entre elas o SBT;
Anos antes, em 2006, o PanAmericano – ainda pertencente a Silvio Santos – maquiou doações milionárias que ajudaram a pagar dívidas de campanha do PT, enquanto que doações de menor monta, feitas a outros partidos políticos, foram declaradas oficialmente;
Interceptações de e-mail feitas pela Polícia Federal revelaram uma forte proximidade entre os executivos do grupo Silvio Santos e dirigentes do PT;
É claro que qualquer correlação entre os fatos acima citados será mera coincidência.
* Leia a íntegra na Revista Época