sábado, 24 de abril de 2010

O rombo de Belo Monte assusta o Brasil

Nem Furnas e Eletrobras, que são estatais, recomendaram a participação no leilão de Belo Monte. Esta hidrelétrica tende a se tornar um dos maiores rombos já feitos nos cofres públicos na história deste país. Depois dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, é claro.
Clique e veja o quadro publicado pelo jornal O Globo aqui

O Brasil quer saber sobre Dilma

O que o Brasil quer saber é o que "viveu" Dilma entre 1964 e 1985. E, depois de exercer um cargo público burocrático, o que fez pela Constituinte de 1988. Com fatos e fotos. O Brasil sabe que ela lutou pela implantação de uma ditadura comunista no Brasil, com armas na mão, participando de um dos mais violentos grupos terroristas do Brasil. Mas jamais a viu lutando pela anistia, pelas diretas já ou pela constituinte. O que Dilma fez pela democracia do Brasil é a grande questão, pois não há um só registro de que ela tenha mexido um dedo por ela. Ontem, no Datena, ela reafirmou a sua vocação socialista bolivariana e cubana. Qual foi, na sua pobre biografia, a contribuição concreta, como mulher pública, pela democracia?
Gracialavida, via blogspelademocracia

Lula diz que fica cuidando de Belo Monte

O presidente Luiz Escatolonácio da Silva disse que sem energia ninguém vai ficar:
- Vou cuidar de Belo Monte eu mesmo. Já temos um plano pra não faltar energia. Vai todo mundo pro banheiro e aí todo mundo faz força ao mesmo tempo. A união faz a força elétrica.
Questionado sobre seu papel na decisão de montar um consórcio vencedor da licitação da hidrelétrica, Luiz Escatolonácio foi taxativo de 10% em 12 vezes:
- Meu papel é o de sempre: macio e picotado.
*gacialavida, via blogspelademocracia

Ciro Gomes abre o gibi

Em entrevista a Eduardo Oinegue, do iG, o deputado Ciro Gomes (PSB) rasga o verbo e afirma que “Lula está navegando na maionese”; que o tucano José Serra “é mais preparado, mais legítimo e mais capaz ” de “enfrentar a crise que conheceremos em um ou dois anos”; que o presidente nacional do partido, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, e o vice-presidente da legenda, Roberto Amaral, “não estão no nível que a história impõe a eles” e antevê que o PT tentará, de novo, algo parecido com o escândalo dos aloprados. E avisa: “”Não me peçam para ir à televisão declarar o meu voto, que eu não vou.”
Trechos da entrevista:
Lula:
“Lula está navegando na maionese. Ele está se sentindo o Todo-Poderoso e acha que vai batizar Dilma presidente da República. Pior: ninguém chega para ele e diz ‘Presidente, tenha calma’. No primeiro mandato eu cumpria esse papel de conselheiro, a Dilma, que é uma pessoa valorosa, fazia isso, o Márcio Thomaz Bastos fazia isso. Agora ninguém faz”.
Serra:
“Minha sensação agora é que o Serra vai ganhar esta eleição. Dilma é melhor do que o Serra como pessoa. Mas o Serra é mais preparado, mais legítimo, mais capaz. Mais capaz inclusive de trair o conservadorismo e enfrentar a crise que conheceremos em um ou dois anos.”
PSB:
[Eduardo Campos e Roberto Amaral, dirigentes do PSB] “não estão no nível que a História impõe a eles”.
Aloprados:
“Sabe os aloprados do PT que tentaram comprar um dossiê contra os tucanos em 2006? Veremos algo assim de novo. Vai ser uma merda”.
Crise futura:
“Em 2011 ou 2012, o Brasil vai enfrentar uma crise fiscal, uma crise cambial. Como estamos numa fase econômica e aparentemente boa, a discussão fica escondida. Mas precisa ser feita. Como o PT, apoiado pelo PMDB, vai conseguir enfrentar esta crise? Dilma não aguenta. Serra tem mais chances de conseguir”
Apoio a Dilma:
“Não me peçam para ir à televisão declarar o meu voto, que eu não vou. Sei lá. Vai ver viajo, vou virar intelectual. Vou fazer outra coisa”.

Porque hoje é Sábado, uma bela mulher



A bela apresentadora Giovana Tominaga

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lula dobrou a dívida pública


Depois da militancia descobrir abruptamente que o Lulla/PT mais que dobrou a divida publica desde FHC, sendo que FHC foi quem fez algumas das reformas necessarias, controlando a inflacao, mas nao todas pois nao houve tempo e o PT so' atrapalhava, hoje eles recebem mais esta noticinha devastadora.
Já o déficit com o exterior é o maior da História. No 1º trimestre, transações correntes do Brasil tiveram rombo de US$ 12,1 bi. Investimento externo em ações também foi recorde
Fonte O Globo - Leia mais aqui

Ouvir Dilma é cansativo até para seus pares

O palco estava armado. Todos os holofotes iluminavam a festa de lançamento do PAC 2, segunda versão do principal programa de infraestrutura do governo Lula. A plateia, composta por 30 ministros, 16 governadores, prefeitos e sindicalistas, acotovelava- se num dos centros de convenções mais sofisticados de Brasília para assistir ao último grande evento de Dilma Rousseff como ministra da Casa Civil. Na visão dos convidados, era uma ótima oportunidade para Dilma dar a partida em sua pré-campanha à Presidência com um discurso mais emocionante. Mas sua fala de 50 minutos não empolgou. Ela, mais uma vez, fez uma apresentação técnica e cheia de números. Alguns integrantes do primeiro escalão do governo caíram em sono profundo e até o presidente Lula acusou o enfado. Foi o caso do ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. Sentado atrás do vice-presidente José Alencar, ele dormiu de revirar os olhos durante pelo menos oito minutos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Justiça punida

Em 31 de outubro de 2007, uma menina com 15 anos, 1m50 de altura e 38 quilos foi presa por tentativa de furto numa casa de Abaetetuba, cidade paraense a quase 100 quilômetros de Belém. Durante o interrogatório, declarou a idade à delegada de plantão Flávia Verônica Monteiro Teixeira. Por achar o detalhe irrelevante, a doutora determinou que fosse trancafiada na única cela do lugar, ocupada por homens. Já naquela noite, e pelas 25 seguintes, o bando de machos se serviu da fêmea disponível.Depois de 10 dias de cativeiro, a garota foi levada à sala da juíza Clarice de Andrade. Também informada de que a prisioneira tinha 15 anos, a segunda doutora da história resolveu devolvê-la à cela. A descoberta do monumento ao absurdo não reduziu a força do corporativismo criminoso: por decisão do Tribunal de Justiça do Pará, ficou esbabelecido que o comportamento da juíza Clarice não merecia qualquer reparo. A história, contada na seção O País quer Saber em 22 de maio de 2009, é republicada agora em homenagem ao triunfo da razão.Nesta terça-feira, o Conselho Nacional de Justiça puniu a magistrada com a aposentadoria compulsória, proporcional ao tempo de serviço. O castigo parece brando. Mas a partir de agora e para sempre, Clarice de Andrade será aquela juíza voluntariamente reduzida a carcereira de uma menina do Brasil que, antes da liberdade, teve roubada a infância. O Brasil que presta ganhou mais uma.
*Li no blog do Augusto Nunes

Brasil vira antro de criminosos internacionais com PT no poder

Primeiro foi o porta-voz das FARC, Olivério Medina, que vive indiretamente às custas dos cofres públicos, pois a esposa recebe um polpudo salário no Palácio do Planalto. Depois foi Cesare Battisti, assassino confesso de quatro inocentes, que Lula insiste em não extraditar. Agora são bandidos paraguaios, que cometeram sequestros e crimes, que o petismo insiste em proteger. O Paraguai cansou e vai levar o Brasil à ONU.
Saiba mais aqui

PSDB vai pedir abertura de inquérito contra Sensus

De Julia Duailibi, em O Estado de S.Paulo:
Os advogados do PSDB entrarão com uma representação no Ministério Público Eleitoral, na próxima quinta-feira, pedindo a abertura de inquérito para investigar a última pesquisa feita pelo instituto Sensus, que apontou empate técnico entre os pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).
A representação tem como base conclusão feita por técnicos ligados ao partido após fiscalização em dados da pesquisa, na sede do Sensus, na sexta-feira passada. Na avaliação do PSDB, há indícios de irregularidades na condução das entrevistas, principalmente em relação à amostra usada pelo instituto – haveria mais entrevistados de baixa renda que a população geral, o que favorece o candidato com melhor desempenho junto a esse estrato.
O Sensus liberou os dados para serem analisados por técnicos do partido depois que o PSDB ameaçou chamar a Polícia Federal para conseguir lançar os dados em um laptop. No decorrer da última sexta-feira, 16, enviou três notificações alegando que não estava sendo cumprida a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autorizou a fiscalização com base na resolução 23.190.

Serra lidera com 36%; Dilma tem 29%, diz Ibope

José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, manteve a liderança na corrida presidencial, mostrou pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feiraO tucano aparece com 36% das intenções de voto, enquanto Dilma Rousseff tem 29%, segundo a sondagem encomendada pela Associação Comercial de São Paulo.Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada em março, Serra aparecia com 35% e Dilma com 30%. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 13 e 16 de abril, em 141 municípios brasileiros.A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Enfim, uma boa notícia!


Em bela cerimônia, casam-se hoje, às 18:00 hs, na Igreja de Nossa Senhora da Rosa Mística, em Maceió-Alagoas, o Advogado e professor Universitário Mario Jorge Tenorio Fortes Junior e a Advogada Marcela Azevedo Calheiros.
Os noivos receberão padrinhos e convidados para um brinde na sala de recepções da igreja. Desde já a minha benção ao casal e, em especial, a nova filha que ganho hoje.

Lula "compra" a UNE e a entidade perde a referência

No Globo Online:
Por unanimidade, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira - a dois dias da União Nacional dos Estudantes (UNE) decidir, entre outros pontos, se dará apoio oficial à pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff - projeto do governo que prevê indenização de até R$ 30 milhões para a construção de uma nova sede para a UNE, no Rio. O texto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será avaliado em caráter terminativo. O projeto foi apresentado em 2008 pelo presidente Lula.
A UNE e o governo trabalham para que os R$ 30 milhões sejam transferidos até julho, limite da legislação eleitoral para repasses dessa natureza. Alinhada com a administração petista, a UNE já recebeu R$ 9,39 milhões do governo entre 2004 e 2009.
A polêmica sobre se a UNE apoia ou não a campanha de Dilma deverá marcar o 58 Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg) da entidade, que acontece desta quinta-feira até domingo, no Rio. Correntes internas divergem sobre que posição adotar. O presidente da UNE, Augusto Chagas, disse que defenderá a neutralidade. Outros grupos, porém, pressionarão por uma tomada de posição na disputa eleitoral. A Articulação de Esquerda, ligada ao PT, liderada por Tassio Brito, disse que sustentará o apoio a Dilma, assim como outras correntes petistas, como a Construindo um Novo Brasil (CNB). Brito admite, contudo, que os defensores dessa posição enfrentarão dificuldades, uma vez que não têm maioria na UNE (nos últimos pleitos, esses grupos têm obtido cerca 25% dos votos): “A UNE deve se posicionar num momento histórico como este, apoiando Dilma Rousseff, com base nos avanços que obtivemos no governo Lula. Nossa expectativa é conseguir convencer as demais forças.” Marcelo Gavião, da UJS ( União da Juventude Socialista ), diz que seria um “erro sair do Coneg com apoio a uma candidatura”.
O alinhamento a uma candidatura é temerário, e não deveria sequer ser pautado”, afirmou Antonio Carlos de Freitas Júnior, presidente da Juventude tucana de São Paulo. “Mas não seria surpresa se o Coneg terminasse com apoio a Dilma, já que o atual governo loteou a UNE.”

PSDB entra com notícia-crime contra o Sensus

Na Folha de São Paulo:
O PSDB decidiu entrar com uma notícia-crime contra o Instituto Sensus no Ministério Público Eleitoral. Os advogados do partido pedirão abertura de investigação sobre o instituto de pesquisa por três crimes previstos na legislação: divulgação de pesquisa fraudulenta, divulgação de dados irregulares e obstrução à ação fiscalizatória de partido político.(…)Para o advogado Ricardo Penteado, do PSDB, a suposta irregularidade mais grave foi a divergência entre dados informados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo Sensus e os dados verificados pelo partido após checagem de 2.000 questionários na sede do instituto, em Belo Horizonte, na última sexta-feira.
Essa discrepância se concentrou no percentual de entrevistados dentro da menor faixa de renda -aqueles que ganham até um salário mínimo. Nos dados passados ao TSE, esses entrevistados representariam 6% do total. No entanto, o PSDB afirma que o valor verificado na fiscalização é 17,7%. Também foram constatadas falhas no registro de duração de cada entrevista e erros de registro das cidades nas quais ocorreu o levantamento. (…)

Leilão da hidrelétrica de Belo Monte foi inválido


As três liminares concedidas pela Justiça Federal de Altamira podem ser apenas o início de uma guerra judicial nesta soma de absurdos que foi o leilão de Belo Monte.
Leiam esta pergunta da Folha e esta resposta do juiz Antonio Carlos Almeida Campelo:
FOLHA - O leilão pode ser considerado inválido?
CAMPELO - Ainda não sei do horário do leilão, mas minha terceira decisão foi prolatada às 11h45 [de ontem] e foi transmitida para e-mail do Ibama, da União, da Aneel, e algumas entidades foram intimadas com entrega da decisão em mãos de procuradores. Caso haja confirmação de que o leilão foi realizado após intimação da decisão, ele é nulo de pleno direito.
COMENTÁRIO: O leilão foi realizado às 13h20, 1 hora e 35 minutos depois, então, do e-mail transmitido pelo juiz. Nenhum dos responsáveis recebeu?
* Li no blog do Reinaldo Azevedo

Cooperativa ligada ao PT tem sigilo quebrado pela justiça

O juiz Fausto Martin De Sanctis, de São Paulo, decretou a quebra dos sigilos bancário e fiscal da Bancoop. A Promotoria investiga supostos desvios de recursos da cooperativa habitacional ligada aos bancários para campanhas do PT. Folha de São Paulo - 20/04/2010(págs. 1 e A10)

terça-feira, 20 de abril de 2010

O vídeo que o PT não quer que você veja


Alguns dirigentes do PT se voltaram contra o vídeo que a Rede Globo de televisão preparou para a comemoração dos seus 45 anos de fundação.
No ar ha 45 anos, com uma audiência e qualidade incontestáveis, a rede globo vem educando, informando e criando polêmicas, também.
Talvez até porque "pode mais"!
Ajude a divulgar o vídeo que está causando a maior dor de cotovelo na petralhada, que mandou censurar peça de comercial da Globo porque se sentiu atingida.
A LUVA SERVIU!

Veja aqui:http://www.youtube.com/watch?v=qTf0SYnNMNk&feature=player_embedded

A loba e o raposão

Usar de todos os meios para derrubar a ditadura e convocar eleições gerais livres e abertas a todos os partidos.
Seria patriótico e democrático, se não fosse mentira. O objetivo da luta armada no Brasil era trocar uma ditadura por outra, baseada na revolução cubana. Zé Dirceu, Dilma e Tarso Genro se orgulham disto. Cegos de fé, juventude e generosidade, sonhavam com uma ditadura legítima, do bem: porque do povo, do proletariado. Também acreditei nisto, como muitos jovens oprimidos e ingênuos, até que a razão, os fatos e a história me convenceram do engano.
Mas, uma loba guerrilheira nunca vai admitir que, além de um erro estratégico e político, a sua luta e o sacrifício de tantos companheiros eram para instituir uma ditadura socialista no Brasil. Dirá que foi pela liberdade dopovo. A mesma que os cubanos têm hoje? Ninguém ousa lhe perguntar.
Muitos dos seus ex-companheiros de armas, graças à democracia, ocupam postos importantes no governo, e reconhecem que a luta armada foi um erro de avaliação, talvez por excesso de juventude e generosidade. Mas ela nunca reconhecerá, nem que a vaca tussa. Ela não abandonou o barco nem fugiu da luta, não avaliou que seu sacrifício e de tantos companheiros poderia se voltar contra eles, como uma greve de fome, e até atrasar o processo de redemocratização. Mas, para versões bolcheviques de velhos hippies de rabo de cavalo, parece que o sonho não acabou.
Lobo em pele de carneiro, Lula, o raposão, jamais sonhou com uma cubanização do Brasil. Cresceu e se desenvolveu como sindicalista por sua inteligência e capacidade de negociação. Loba em pele de loba, ela se acostumou a planejar e a mandar - e obedecer ao chefe - no que deve ser competente: é condição indispensável a uma gestora de gestores.
Lula tem SIM um lado lobo, quando esbraveja e bravateia nos palanques; mas deve as maiores conquistas do seu governo, e sua popularidade, à sua formação e aptidão de grande negociador, que o levou a harmonizar partidos, corporações e interesses conflitantes para o sucesso de seus programas econômicos e sociais. Mas a loba ama a luta.
*NELSON MOTTA é jornalista.

Lula desafia a justiça

Medo petista provoca censura a Globo

O BRASIL PODE MAIS
Já não bastasse o Estadão sob censura ,agora a TV Globo sentiu a pressão da mordaça que fez silenciar a música em que comemorava os 45 anos da empresa. Pelo visto o PNHD3 , mesmo sem ter sido aprovado, já está à pleno vapor. Agora é proibido dizer que queremos mais, que podemos mais, que exigimos mais...Não faz mal...o recado já foi dado dado aos telespectadores que entenderam bem a clara mensagem: o Brasil pode mais com aquele que sabe o que faz!
Mara Montezuma Assaf

segunda-feira, 19 de abril de 2010

"Abril vermelho" de José Rainha contém apelo pró Dilma

Sorocaba - O líder do Movimento dos Sem-Terra da Base (MST da Base) José Rainha Júnior mandou instalar bandeiras de apoio à pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, nos acampamentos instalados no Pontal do Paranapanema e Alta Paulista, no oeste do Estado de São Paulo. De acordo com Rainha, é a contribuição do movimento para o "abril vermelho", a jornada de lutas do MST nacional.
"Acreditamos que a ex-ministra Dilma é a candidata que tem condições de ajudar a reforma agrária", disse. Seria também, segundo o líder, uma forma de homenagear os 19 sem-terra que tombaram em Eldorado dos Carajás, numa ação da Polícia Militar, em 1996. "A história de cada um daqueles militantes é a história da nossa candidata Dilma, quando enfrentou a ditadura militar", disse Rainha. As bandeiras com os dizeres "Nós Votamos Dilma presidente" está em mais de 20 acampamentos e assentamentos liderados por Rainha.
* De José Maria Tomazela, na Abril.com

O advogado de Ahmadinejad

Se cobrasse honorários por desempenho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia apresentar uma alentada fatura ao seu homólogo iraniano Mahmoud Ahmadinejad pelos extenuantes serviços de advocacia que lhe prestou nos últimos dias. Desacreditando a própria versão oficial de que a intenção do governo brasileiro era mediar o conflito sobre o programa nuclear do Irã, Lula se comportou como patrono de Teerã nas suas reuniões bilaterais com os líderes estrangeiros vindos a Brasília para dois encontros de cúpula: o do Ibas (Índia, Brasil e África do Sul) e o do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).O chinês Hu Jintao, o indiano Manmohan Singh, o russo Dmitri Medvedev e o sul-africano Jacob Zuma ouviram dele o que ouviriam de Ahmadinejad: que a adoção, pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU, de uma nova rodada de sanções contra o Irã, buscada pelos Estados Unidos e a União Europeia, seria inútil ou contraproducente, e que o diálogo é a única via para o país prosseguir com o programa nuclear a que tem direito e a comunidade internacional se convencer dos seus fins pacíficos. Na véspera, de volta da Cúpula de Segurança Nuclear, em Washington, Lula já havia criticado abertamente o presidente Obama."O que acho grave é que ele até agora não conversou com o Irã", acusou. Na realidade, o sexteto formado pelos EUA, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Rússia e China vinha conversando intermitentemente com a República Islâmica, sem resultados. Lula, que visitará Teerã daqui a um mês, temperou a sua defesa da posição iraniana com o reparo de que o país "tem de ser mais transparente para mostrar que a finalidade de seu programa é pacífica". Pelo visto, ele acredita nas intenções declaradas do Irã: o problema estaria apenas na sua opacidade. Como se isso não fosse indício veemente de seus planos para, no mínimo, chegar ao limiar da produção da bomba.Lula tem afirmado que em 2003 o mundo foi induzido a crer que o Iraque tinha armas de destruição em massa - e que isso não pode se repetir com o Irã. O fato é que Saddam agia como se as tivesse, ao passo que Ahmadinejad age como se não quisesse tê-las. Lula também anunciou que falará "olho no olho" com Ahmadinejad "e, se ele disser que vai construir (a bomba), vai arcar com as consequências do seu gesto". Só mesmo a sideral soberba do presidente para levá-lo a imaginar que o seu anfitrião poderá se confessar com ele. Saindo do terreno da galhofa, o que o Brasil propõe é ressuscitar as negociações sobre a troca de urânio iraniano enriquecido a 3% pelo equivalente russo e francês de 20% de teor, para a produção de isótopos de uso medicinal.A ideia, discutida em outubro passado na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), visava a reduzir os estoques iranianos de material passível de enriquecimento a 90%, necessário para a bomba. A tentativa de testar a boa-fé do Irã gorou quando Ahmadinejad exigiu que a troca fosse simultânea, o que a tornaria inócua para o objetivo desejado.Foi a gota d"água para os Estados Unidos passarem a dar prioridade às sanções. Assim como as 3 anteriores, desde 2006, elas resultam das trapaças do Irã com a AIEA, sonegando informações requeridas e ocultando instalações e equipamentos sensíveis.O retrospecto, é bem verdade, indica que as punições de nada serviram - ou porque saíram aguadas do Conselho de Segurança, sobretudo por obra da China, ou porque foram desrespeitadas até por empresas americanas. É incerto o efeito das próximas, se e quando forem aprovadas. Se forem robustas e receberem maciço apoio internacional, talvez levem os iranianos de volta à mesa, para uma negociação que poderia ser muito mais abrangente, como propõem especialistas em Oriente Médio e diplomatas - desde que o Irã deixe de pregar a destruição de Israel. A questão-chave é a posição da China, que mantém as suas cartas perto demais do peito para permitir prognósticos seguros do seu jogo.Pequim reluta em punir o Irã que lhe vende 12% do seu petróleo e gás. Mas teria concordado em ao menos discutir as sanções com os outros membros do CS. Eis uma atitude mais madura - ou mais esperta - do que a do Brasil, advogando para Teerã.
*Editorial do Jornal O Estado de São Paulo – 18.04.2010

Bom dia

Botafogo, campeão carioca, absoluto, de 2010

domingo, 18 de abril de 2010

Botafogo é Campeão carioca de 2010

O Botafogo conquistou dois títulos numa só tarde: o da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, e o do próprio Estadual, já que tinha vencido também a Taça Guanabara. A vitória sobre o rival Flamengo pôs fim à série de três decisões perdidas (2007, 2008 e 2009) e acabou com o sonho do "urubu".
Os gols do Botafogo foram marcados de pênalti por Herrera, aos 23 do primeiro tempo, e Loco Abreu, aos 27 do segundo. Vagner Love, aos 45 da primeira etapa, fez o do Flamengo. O título estadual do Botafogo é o 19º da história do clube e desta feita com o técnico Joel Santana, acostumado a ganhar campeonatos com os grandes clubes cariocas.

A verdadeira face do político Lula

Lula virou as costas para valores democráticos fundamentais, revelando ao final de dois mandatos outros aspectos de sua personalidade política. Supõe às vezes estar acima da lei, burla o princípio de igualdade política e mistifica a crença dos eleitores de baixa renda, condenados a baixos níveis de educação, por isso mesmo menos críticos diante de quem usa o prestígio da Presidência para fazer crer que é o único autor dos avanços recentes do País.
No caso de Cuba, em vez de reconhecerem a opressão aos perseguidos políticos do regime e a ofensa a direitos assegurados pela Carta da ONU, Lula e os seus se solidarizaram com os dirigentes cubanos que arbitram autoritariamente sobre a vida dos perseguidos do regime, debochando do sentido político da greve de fome como forma de protesto. Lula desqualificou a sua própria experiência na luta contra o regime militar e igualou essa luta à ação de criminosos comuns; ofendeu milhares de perseguidos e torturados no mundo inteiro e gente de seu governo que sofreu perseguição no passado. O silêncio ou a abstenção do governo brasileiro em votações na ONU destinadas a condenar o desrespeito aos direitos humanos na Coreia do Norte, no Irã, no Sudão, no Congo e no Sri Lanka, ou a tolerância à destruição da democracia na Venezuela de Chávez, iluminam outros lados do quadro.
Na campanha por sua candidata à Presidência, em flagrante desrespeito às leis eleitorais, tem se utilizado dos benefícios do cargo há mais de dois anos para fraudar o princípio de igualdade política.
Lula abusa do poder, rebaixa a qualidade da democracia e, pior, estimula outras autoridades a fazerem o mesmo.

JOSÉ ÁLVARO MOISÉS, é professor de ciência política e diretor do Núcleo de pesquisa de políticas públicas da Universidade de São Paulo.

O que vale são os resultados das urnas

*Li no Blog Brasil-liberdade e democracia