sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ban Ki-moon pede cessar-fogo unilateral de Israel em Gaza

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu, nesta sexta-feira, que Israel declare um cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza.
Ban Ki-moon,atendendo aos interesses da liga árabe,logo após se reunir com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Salam Fayyad, em Ramallah, na Cisjordânia, e também depois de notícias de que negociações no Cairo estariam emperradas, fez apelo para que Israel, em ação unilateral, procedesse com o cessar fogo em Gaza.
Mark Regev, representante do Governo de Israel, disse à BBC que espera que o conflito na Faixa de Gaza esteja entrando em seu "ato final"."Os esforços diplomáticos estão a toda força... nós queremos que tudo isso acabe assim que possível", afirmou Regev.
Ele voltou a insistir, no entanto, que Israel precisa ter certeza de que o grupo palestino Hamas não vai voltar a disparar foguetes após um cessar-fogo. "No minuto em que estivermos certos de que a solução não será apenas um 'band-aid', que haverá uma paz sustentável, vamos fazer a nossa parte", disse.
Temos observado que a ONU, explícitamente agindo de acordo com os interesses dos países árabes, insiste que Israel pare de atacar e se submeta às agressões do terroristas do Hamas e Hizbollah, de forma passiva.
A dependência do petróleo árabe da maioria dos países europeus, atualmente em pleno inverno, faz com que França - um país com tradição adesista. haja vista a adesão rápida ao nazismo - e outros países com assento na ONU, se situem num posicionamento
pró árabe, mesmo sabendo de que a prática terrorista é abominada no mundo inteiro.
Parte da imprensa mundial, notadamente a imprensa dos países dependentes do petróleo árabe e a liga árabe, tem divulgado fatos contra Israel, numa demonstração inequívoca de que há interesses econômicos por trás de todo embróglio no oriente médio.
Provavelmente, ainda nesta sexta-feira, o principal negociador israelense, Amos Gilad, volta a se reunir com mediadores egípcios no Cairo, e a ministra do Exterior, Tzipi Livni, se encontra com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, em Washington.
Enquanto isso, um dos principais líderes do Hamas, Khaled Meshaal, participa de um encontro da Liga Árabe em Doha, no Catar.Como vemos, sempre a liga árabe, mantendo e comandando as ações do Hamas.
Há informações de que o Hamas estaria oferecendo uma trégua de um ano se Israel se retirar da Faixa de Gaza e suspender o bloqueio ao território, mas Israel quer um compromisso de trégua permanente e o direito de patrulhar sua própria fronteira.
O Exército de Israel permanece suas ações em Gaza além de também fechar todos os acessos à Cisjordânia até às 24h de sábado (hora local, 20h em Brasília), depois que membros do Hamas fizeram um apelo para que todos os palestinos aderissem ao que chamou de "Dia da Ira".
Até agora, as notícias oriundas de Gaza e difundidas pela imprensa internacional, são elaboradas e fornecidas por "agências de notícias" do Hamas.

Vejam, nos liks abaixo, do que são capazes os terroristas defendidos pela ONU:
http://www.youtube.com/watch?v=cxMfJupzlek
http://www.youtube.com/watch?v=7_OGhj43GAE&NR=1

Nenhum comentário: