sábado, 19 de junho de 2010

Porque hoje é sábado, uma bela mulher


A bela atriz Giselle Itié

Uma seleção aloprada

Trancada, isolada e muda, a seleção parece uma tropa que foi à guerra e esquece que a nação toda quer saber o que ela faz e está pensando
Eles parecem uma tropa. Vestem reluzentes uniformes, cada um ocupa sua posição determinada na unidade de infantaria, cumprem com rigor as ordens do comandante em chefe e quase não falam. Protegidos em seu QG ou entrincheirados, comportam-se como se estivessem em campanha – não futebolística, na disputa de um campeonato mundial, mas numa operação militar.
Nada de ficar dando entrevistas ou aparecer na TV. Só podem abrir a boca, sem nenhuma crítica ao batalhão, dentro de um código rígido. A cada dia, como num rodízio de sentinelas, dois deles são designados para a missão de participar de uma coletiva de imprensa, em que cerca de 200 jornalistas, mantidos a distância em suas cadeiras, disputam o direito de formular perguntas durante meia hora.
É assim que vem sendo a vida dos pentacampeões mundiais em seu teatro de operações na África do Sul. Aqui o que menos importa são as dificuldades de trabalho dos jornalistas. A questão é que, ao trancar os jogadores, impedir o acesso aos treinamentos e limitar ao máximo as entrevistas, o comandante Dunga, radicalizando seu maquiavelismo, transmite a seguinte mensagem: assistam aos nossos jogos, torçam pela nossa vitória, mas por favor não nos importunem com críticas e pedidos. Faz com isso uma inversão de papéis, pois não são os jornalistas que ele afasta, mas todos os brasileiros que acompanham apaixonadamente a seleção a distância e ficam privados de informações. Entre uma Copa e outra, o futebol é alvo de interesse exclusivo dos torcedores de clube. Durante os trinta dias do Mundial, porém, é a nação de 193 milhões de habitantes que veste a camisa amarela.

Chavez diz que Brasil segue sua liderança

Em entrevista publicada pelo Financial Times, o falastrão Hugo Chávez diz que “a influência americana deteriorou-se na América do Sul nos últimos dez anos, período em que vários países seguiram a liderança venezuelana e penderam para a esquerda”.
Citou cinco países que seguem sua “liderança”: Equador, Bolívia, Paraguai, Argentina e… Brasil.

O Brasil financia a rota da coca na Bolívia


Evo Morales, empossado em 2006, é patrocinador de narcotraficantes. Pior: o governo Lula não só fecha os olhos para o que acontece na Bolívia, como se prepara para financiar a construção de uma estrada que facilitará o escoamento da cocaína para o Brasil. Ou seja, a droga que destrói os sonhos de famílias de todas as classes sociais chegará mais rapidamente às nossas cidades – e com a ajuda do contribuinte brasileiro.
Enfim, o governo do PT está nos impondo a financiar, com nossos impostos, a droga que destrói a nossa juventude.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Elle é o candidato!

Lula na abertura da 7ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Foto: Ricardo Stuckert /PR)

Lula voltou a dizer que continuará atuante mesmo depois de deixar o governo, a partir de janeiro de 2011. “Quero dizer que quem pensa que vai se livrar de mim porque vou sair da Presidência vai cair do cavalo. Vou continuar andando pelo país, vou tomar café na casa de vocês. E se for na hora do almoço, uma caninha produzida por vocês”, disse.
COMENTO: Quem disse que Lula não encara a possível gestão de Dilma como um terceiro mandato?
Se Dilma ganha, ganha Lula. E Lula voltará a mandar no governo, será uma espécie de "primeiro ministro" aloprado de um governo aloprado.
Queira Deus que nada disso aconteça mas, com o tipo de eleitor que temos e a explícita utilização do dinheiro e máquina pública para eleger a sinistra...sei não!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Retrocesso da saúde no governo petista

A MENTIRA:
“A gente não está longe de atingir a perfeição no tratamento de saúde neste país.”
(Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Porto Alegre, 19/04/06).
A VERDADE:
Um exemplo da “perfeição” alardeada por Lula: falta de leitos no SUS deixa 89 brasileiros na fila do transplante de medula, apesar de já se ter encontrado doadores compatíveis – uma das etapas mais difíceis desse procedimento. A falta de planejamento e o descaso do governo do PT atingem principalmente os estados do Norte e do Nordeste, onde pacientes, com doenças que sem o transplante podem levar à morte, continuam na fila.

A punição seletiva

O PSDB, foi multado, no último dia 15, no valor de R$ 10.000,00 por ter feito propaganda eleitoral antecipada. A multa é referente ao site “Gente que Mente” mantido pelo partido que vinculou manifestações favoráveis a candidatura de Serra.O advogado do PSDB, José Eduardo Alckmin, informou que vai recorrer da decisão. O argumento usado é de que: as manifestações dos internautas não podem ser qualificadas como propaganda antecipada. O blog da Dilma também possui comentários dos leitores com manifestações em defesa da candidatura de Dilma. O PT não foi multado por isso. O motivo alegado é que o “blog da Dilma”, foi criado por uma amiga e não possui ligações com o PT. Não existe meios para se comprovar se Dilma ou militantes petistas colaboram com Jussara Seixas a fundadora do referido blog. Se a moda pega, todos os candidatos serão impugnados, porque manifestação de opinião a favor de algum candidatos, existe em todos os sites e blogs políticos ou jornalísticos do país.

Dilma "passeia" na Europa

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, se reuniu hoje, em Paris, com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, na primeira parada de sua viagem pela Europa.
A viagem tem o patrocínio "político" do governo brasileiro, sob os auspícios do PT.
Sobre isso fala Mara Montezuma Assaf:
"Os governantes europeus que engoliram festivamente a PÍ-LULA...tomarão agora a Dilma-pílula com a mesma facilidade? A primeira é fruto de propaganda enganosa...e a segunda é placebo da anterior! Nunca pensei que no Primeiro Mundo tivesse tanto otário!"

terça-feira, 15 de junho de 2010

A charge

A charge do ano - por Sinfronio

Tuma Junior é exonerado

Foto Jamil Bittar/Reuters
De Tathiana Barbar, na Folha:
O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, suspeito de envolvimento com o chinês Li Kwok Kwen, o Paulo Li, acusado de contrabando, foi exonerado do cargo nesta segunda-feira. Ele estava de férias e retornou hoje ao trabalho.
Segundo o Ministério da Justiça, estando fora do cargo, Tuma Júnior poderá melhor promover sua defesa no caso.
O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, encaminhou hoje ao Planalto o ato de exoneração. Tuma Júnior responde a três procedimentos apuratórios junto à Comissão de Ética da Presidência da República, junto ao próprio ministério e à Polícia Federal.
Em nota, o ministério destaca os "relevantes trabalhos" prestados por Tuma Júnior à frente da Secretaria Nacional de Justiça.
Investigação da PF mostra que há suspeitas de que o secretário ajudou Paulo Li a regularizar a situação de imigrantes ilegais e interveio para liberar mercadoria apreendida. Nas gravações, Tuma Jr. trata da compra de um celular e de videogame. Li foi assessor de Tuma Jr. quando ele era deputado estadual.
Em entrevista à Folha, Tuma Jr. disse que a investigação da PF cometeu abusos. "Não da PF, mas de pessoas da PF. Fui investigado e chegou-se à conclusão que eu não deveria ser denunciado. O caso foi arquivado", afirmou.
Ele disse que o caso foi encerrado no ano passado e voltou à tona por causa de seus ataques ao crime organizado. A reportagem não conseguiu localizar Tuma Jr. hoje para comentar a exoneração.
...........................................................................................
No Estadão:
Ressentido com a demissão, que tentava reverter a todo custo, o secretário saiu atirando. Ele disse que foi alvo de arbitrariedades da Polícia Federal, atribuiu sua desgraça à conspiração de setores mafiosos incomodados com sua atuação, acusou o governo de agir com "covardia política" e deu a entender que haverá troco. "A verdade virá à tona! Vão surgir fatos que vocês vão se arrepiar, aguardem!", disse. Tuma disse que é amigo do ministro. "Ele é meu amigo e está tão amargurado quanto eu", disse Tuma, negando que o termo "covardia política" era destinado ao ministro.
Tuma disse que, agora, sem as amarras éticas de estar à frente de um cargo de confiança, vai se defender e mandou um aviso aos setores do governo que, a seu ver, contribuíram para sua queda. "Minha história de vida, do meu pai e minha família, ninguém vai manchar", afirmou. O secretário explicou que contrariou interesses à frente do cargo e, como garantiu, ele é que teria sido vítima "da verdadeira máfia". Indagado a quem se referia, o secretário evitou citar nomes, mas registrou que "tem muita gente envolvida, políticos também". E insistiu, enigmático: "Vocês verão coisas cabeludas! Confio na justiça, o tempo vai restabelecer a verdade".

Delegado do dossiê vai depor no Congresso

Na Folha Online:
O ex delegado aposentado da Polícia Federal Onézimo das Graças Sousa aceitou convite para depor no Congresso sobre a suposta fabricação de dossiês contra o tucano José Serra, segundo informou nesta segunda-feira a assessoria da CCAI (Comissão de Controle das Atividades de Inteligência).O depoimento será na quinta-feira (17), às 9h. A CCAI é composta por senadores e deputados –a maioria da oposição.

Veneno cura veneno


Após ouvir o discurso de Serra, Dilma acusa adversários de usar "veneno".Explico à Dilma: sabe-se, desde tempos imemoriais, que “veneno cura veneno”.
Este é o princípio da homeopatia. Seria muito cômodo para o PT se o candidato tucano aceitasse o argumento de que bater no governo Lula seria contraproducente...Aliás, seria ótimo para Dilma se ninguem ousasse fazer as críticas justas e necessárias aos métodos exaustivamente utilizados por este governo e às metas perseguidas por ele. Seria o mesmo que jogar o jogo do adversário. Por isso Dilma agora reclama e acusa o uso de veneno...Creio que ficou claro para ela e para o PT que Serra usará sim de toda a dose necessária de veneno para curar este país de alguns vícios comportamentais que equivalem a gangrenas e tumores malignos que destroem todo tecido político-social brasileiro. Lembrem-se, veneno cura veneno...
Mara Montezuma Assaf,por e-mail

Quando o PT parecia um partido sério


Não sei o motivo de tanto falatório a respeito da revolta dos petistas maranhenses diante da decisão da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores em intervir no Diretório Estadual do Maranhão, como forma de obrigar a petralhada da "terra de Zé Sarney" a apoiar a Roseana Sarney, candidata a reeleição. Afinal, essas práticas fascistas têm sido frequentes após PT deixar cair a máscara de paladino da defesa da ética na vida pública, e aderir, de mala e cuia, ao festival de bandalheiras que havia combatido, até o dia em que "empoleiraram" Lulla no Palácio do Planalto. Tão logo chegou ao poder, o PT mostrou que era um partido como outro qualquer, sendo capaz de mentir e enganar os incautos, como forma de vencer eleições. A intervenção feita agora no Maranhão, obrigando militantes petistas, que passaram a vida esculhambando Sarney e sua família, a passarem a apoiar o "filhinha" do "poderoso chefão", não foi a primeira, nem será a última, pois para atingir o objetivo de garantir a vitória de Dilmão, e com isso continuar mamando nas tetas da viúva, os petistas passarão por cima de tudo e de todos. Alguém tem dúvida? Atente-se, por exemplo, para o que fizeram no Rio de Janeiro, quando "cortaram o barato" de Lindberg Faria, retirando-o da disputa pelo governo estadual, única e exclusivamente para facilitar reeleição de "aliado" Sérgio Cabral. Afinal, como aliás acontece com quase todos os esquerdopatas, os petralhas adoram uma Democracia, desde que funcione exatamente do jeito que lhes convém, pois, caso contrário, não pensam duas vezes em usar a força, e mandar às favas qualquer preceito democrático.

Júlio FerreiraRecife - PE-Ident.: 850.650 SSP-PEE-mail: julioferreira.net@gmail.com

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Petista acusa: "Entregaram o PT a uma quadrilha"

“Essa decisão oficializa o estupro da política interna do partido. Jogaram na lata de lixo as regras pelas quais lutamos há 30 anos”.
A fala acima é do deputado Domingos Dutra, do PT do Maranhão. Ele protesta contra a decisão do Diretório Nacional do partido, que impôs no estado a aliança com a governador Roseana Sarney (PMDB), que concorre à reeleição. Ooops! Concorre, na verdade, à eleição, já que eleita não foi. Está no cargo porque Jackson Lago foi cassado pelo TSE. Numa daquelas decisões esdrúxulas do tribunal, deu-se posse ao segundo colocado — no caso, Roseana.
Ele já havia passado a noite de quinta para sexta em vigília no plenário da Câmara. Agora, declara-se em greve de fome. A decisão do Diretório Nacional revogou uma outra, do diretório estadual, em favor da candidatura de Flávio Dino, do PC do B: “Sarney se sente ameaçado e quer destroçar as novas lideranças, como Dino”, afirma o deputado. “Jogaram na lata de lixo as regras pelas quais lutamos há 30 anos (…). O PT tem de jogar fora seu código de ética. Entregar o partido para quadrilha não é ter ética.”
Protegido por um sobretudo, o deputado ingere água de coco e se cerca de alguns livros, como A Oligarquia da Serpente, de Othelino Filho e Othelino Neto, e O Implacável Camaleão, de própria palavra, obras que desconstroem a família Sarney. Leva ainda consigo Insônia, de Graciliano Ramos, e obras de Gandhi e Chico Xavier.
Segue trecho de O Implacável Camaleão, que está disponível na rede:
Sarney é onipresente. Não pode ver uma procissão e vai logo se ajoelhando, por isso não tem cabelos nos joelhos. O homem é eclético: se benze na missa; ora no templo evangélico e baia na tenda do seu amigo Bita do Barão, dono do maior terreiro de macumba do Brasil, deliciando-se com a tradicional galinha preta: haja urucubaca! Para Sarney, não importa o santo, o que interessa é a “graça”.
Sarney joga sempre com pelo menos duas bolas. Ele espalha seus jogadores entre todos os times. Independente de quem seja o perdedor, ele está sempre ganhando. Na campanha das diretas já, Sarney era contra, mas mandou o filho Zequinha votar a favor. Na privatização da Vale do Rio Doce agiu da mesma forma.
Assim, Sarney tem sobrevivido e engordado: serviu, bajulou e usou de todos os governos nos últimos 60 anos.
O livro traz ainda uma penca de denúncias de irregularidades que os Sarneys teriam cometido à frente dos governos do Maranhão e do Amapá. Com efeito, o deputado não tem como apoiar Sarney sem se desmoralizar. A rigor, não há como compreender que continue no PT.

É..........da Alemanha?

A Alemanha venceu neste domingo por 4 x 0 a Austrália em seu jogo de estreia na Copa 2010 pelo grupo D, abrindo a mais folgada diferença de gols do mundial até agora.
A goleada no estádio de Durban começou com o gol de Lukas Podolski, nascido na Polônia.
O jogador brasileiro Cacau, naturalizado alemão, foi responsável por outro dos gols, ao lado de Miroslav Klose e Thomas Mueller.
A Austrália passou boa parte do tempo com apenas dez jogadores, depois que Tim Cahill recebeu um cartão vermelho por causa de uma disputa com Bastian Schweinsteiger aos 55 minutos.
Em uma Copa do Mundo de placares com vantagens magras, a maior diferença de gols em uma partida tinha sido até então Coreia do Sul 2 x 0 Grécia.
A Alemanha enfrenta agora a Sérvia, na sexta-feira.

domingo, 13 de junho de 2010

A candidata cítrica

Alguns petistas ESTÃO ABANDONANDO a canoa furada da DILMA e embarcando na FLOTILHA " humanitária " da dona MARINA, o que confirma que esta CANDIDATA nada mais é do que mais UMA ARMADILHA para o povo brasileiro.
Por favor, eu quero que vcs leiam o que vou informar e repassem isto para seus contactos.
Enfim, vamos ver QUEM REALMENTE É DONA MARINA. Eu possuo um amigo médico.
Este meu amigo , após formado, PRESTOU SERVIÇOS MÉDICOS NO AMAZONAS E NO ACRE e conhece bastante aquela região.
Caso algum jornalista deseje falar com ele, é só falar comigo que informarei seu telefone. Ele me disse que tanto CHICO MENDES como MARINA são ODIADOS nas pequenas cidades do interior do ACRE.
ESTE FALSO MITO CHICO MENDES, era na realidade, um PILANTRA QUE EMPRESTAVA DINHEIRO E NÃO PAGAVA, E VIVIA DE "EXPEDIENTES ESCUSOS", até ser arregimentado provavelmente pelos comunistas para que prosseguisse a FARSA.
Dona MARINA veio na sombra deste homem....Só conseguiu projeção após a morte de CHICO MENDES.
Ele me contou que no ACRE há vilarejos sem conexão com RIO BRANCO, e que porcausa disto CENTENAS DE CRIANÇAS morrem sem ajuda médica e SEM COMIDA.
Foi proposta a construção de uma estrada unindo estes vilarejos a RIO BRANCO mas dona MARINA VETOU O PROJETO.
Quando soube disto , como médico, indignado, foi perguntar para ela porque ela fazia isto quando CENTENAS DE CRIANÇAS MORRIAM durante a estiagem, e ela respondeu para ele: " CRIANÇAS MORREM MESMO....NÃO SE PODE FAZER NADA".
Ele acha-a CRUEL E IGNORANTE...Inclusive, ele chegou a TER UMA AMIZADE com ela durante sua estadia no ACRE. O nome dele é JORGE...
*gracialavida,por e-mail

Que Dilma é essa?

A cena que eles tentaram esconder e cortar: Dilma corre para os braços de Sarney, abraçando-o, agradecida.
A festa do PT é um estelionato à História do Brasil, onde a candidata Dilma Rousseff, a Dilma Ninguém, tenta roubar um pedaço de cada mulher brasileira para compor a mulher que ela não é. Não pode dizer que é Dilma Esposa. Não pode dizer que é Dilma Estudante. Não pode dizer que é Dilma Filha. Não pode dizer que é Dilma Mãe. Não pode dizer que é Dilma Política, a Dilma Vereadora, a Dilma Deputada, a Dilma Prefeita, a Dilma Senadora. Só pode dizer que é a Dilma inventada pelo Lula. Só pode dizer isso. Nenhum currículo. Nenhuma biografia. Nenhuma trajetória. Está lançada a Dilma Nada, a Dilma Zero, a Dilma Ninguém. Quem é Dilma? É Anita Garibaldi? É Maria da Penha? É Maria Quitéria? Quanta enganação! Ela é apenas a Dilma Mentira, a Dilma Dossiê, a Dilma da Guerrilha, a Dilma da Luta Armada, a Dilma do Terrorismo. É uma História de vida muito feia. Alguém quer este Frankestein de Varginha presidindo o Brasil?

*Li no blog Coturno Noturno

Ser oposição


“... ser oposição não é ser contra o Brasil, mas sim oposição à interesses, não podemos deixar que interesses partidários interfiram nos interesses da nação”.
“Não comecei ontem e não caí de pára-quedas. Apresentei-me ao povo brasileiro, fui votado, exerci cargos, me submeti ao julgamento da população, fui aprovado e votado de novo. Assim foi em cada degrau, em cada etapa da minha vida. Isso demonstra meu respeito pela vontade popular. 80 milhões de votos ao longo da vida pública - 80 milhões de vezes brasileiros me disseram sim, siga em frente que nós te apoiamos.”“Acredito na liberdade de imprensa, que não deve ser intimidada, pressionada pelo governo, ou patrulhada por partidos e movimentos organizados que só representam a si próprios, financiados pelo aparelho estatal. Não aceito patrulha de idéias – nem azul nem vermelha. A sociedade é multicolorida, multifacetada, plural. E assim deve ser”“O tempo dos chefes de governo que acreditavam personificar o Estado ficou para trás, há mais de 300 anos, com Luís 14. Ele achava que o Estado era ele, mas nas democracias, no Brasil, não há mais lugares para ‘Luíses’ assim”“Não vou exaurir aqui as propostas para as diferentes áreas. Já as tenho feito pelo Brasil afora. Mas faço questão de explicitar três compromissos com a Educação. O primeiro é dar prioridade à qualidade do ensino, que exige reforçar o aprendizado na sala de aula, começando por colocar dois professores por sala da primeira série do Ensino Fundamental. O segundo, é criar mais de 1 milhão de novas vagas em novas escolas técnicas, com cursos de um ano e meio de duração, de nível médio, por todo o Brasil. O terceiro é multiplicar os cursos de qualificação, mais curtos, para trabalhadores desempregados. Vejam o que fizemos em São Paulo. Vamos fazer muito mais em todos os estados do Brasil. E reforçaremos o Bolsa Família, dando uma ajuda de custo para os jovens cujas famílias dependem desse programa, para que possam se manter enquanto fazem os cursos profissionalizantes.”“Vamos falar claro. Não tenho esquemas. Não tenho patotas corporativas. Não tenho esquadrões de militantes pagos com dinheiro público. Tenho a minha biografia, as minhas ideias e o apoio de vocês que me conhecem”, disse Serra.
*Leia todo discurso no blog do Jorge Roriz

O jogo de Lula mal começou

As ações partidárias para as eleições mal começaram e já se nota como é incrível como os sites de provedores e dos veículos da imprensa, online, dedicam espaços e destaque as sandices de Lula, seus asseclas e prepostos. Teríamos aí uma extensão da base "alugada"? Estaria tudo "dominado"? Para ser franco tudo começa agora. E começa com Lula mandando no meio campo. Ele pode não ter uma artilheira como candidata, aliás, ela foi guerrilheira... Mas, creio que embora a torcida esteja dividida, a arbitragem está comprometida. E creiam: Elle falou, hoje, sobre atitude rasteira da oposição ao "inventar" dossiês. Mas como o brasileiro tem memória curta e a imprensa nacional teima em atribuir a Lula um "milagre" na economia e nas ações sociais de governo, o quadro pouco mudará e Dilma tenderá a crescer junto ao eleitorado. Lula está e estará, todos os dias, na berlinda da imprensa brasileira que o endeusa de forma vergonhosa. Os militantes já estão nos bairros e nos rincões do Brasil transmitindo a ilusão de um país próspero graças ao apedeuta.Os petralhas são bons nisso!
Estão desconstruindo a imagem do candidato da oposição, sem limites e sem escrúpulos, enquanto endeusam e atribuem a sua candidata a capacidade de realizar tanto quanto ou mais que seu ídolo bebum.
O jogo governista está sendo e será sujo durante todo o período eleitoral.
Que se cuidem aqueles que tencionam jogar limpo, contra um governo cercado e apoiado por gente, comprovadamente, de passado e presente sujos!

Petista preso em 2005 quer reaver dinheiro “da cueca”


Por Andreza Matais, na Folha:
Em 8 de julho de 2005, em meio ao escândalo do mensalão, o então assessor do PT José Adalberto Vieira da Silva foi preso no aeroporto de Congonhas (São Paulo) com quase meio milhão de reais. Uma parte do valor (US$ 100.559,00) que seria destinada ao partido estava escondida na sua cueca, peculiaridade que o colocou no anedotário político. Virou até marchinha de Carnaval.Cinco anos depois, José Adalberto vive a expectativa de reaver o dinheiro apreendido. Como estratégia, declarou o montante -fruto de propina, segundo o Ministério Público- à Receita. E foi multado em R$ 200 mil. Adalberto mora numa casa simples, em rua sem asfalto, em Aracati (CE), que tem Canoa Quebrada como uma das suas praias famosas. Montou uma pequena mercearia e vende farinha e chinelos a clientes que compram fiado e pagam quando recebem o Bolsa Família.
Das dez pessoas do caso que respondem a processo, ele é o único que continua com os bens apreendidos, embora já haja decisão da Justiça de liberá-los por considerar que o valor baixo de seus bens não cobrirá a ação, caso seja condenado. Após o escândalo, perdeu o emprego de assessor parlamentar e deixou o PT após 17 anos.Quebrando o silêncio de cinco anos, ele revelou à Folha sua estratégia para recuperar o dinheiro. “Declarei [o dinheiro] porque entendi que tinha que declarar, afinal de contas o dinheiro estava comigo, não pertence a ninguém, então eu declarei como sendo uma doação e pronto. Ninguém vai ouvir da minha boca quem é o doador. Sobre isso não falo.”

Natureza criminosa

Arte do blog acerto de contas
Os petistas têm uma liderança inequivocamente popular — Lula — e um governo com méritos reconhecidos. Poderiam, portanto, disputar as eleições segundo as regras do jogo. Mesmo que a candidata não seja lá grande coisa — e eu não acho, mesmo, que seja —, as outras circunstâncias se encarregariam, como se encarregaram, de torná-la competitiva, As qualidades do governo e a liderança do presidente fariam, como fizeram, isso por ela. Então por que a obsessão pelo jogo sujo?
Porque é mais uma questão de natureza do que propriamente de escolha. Se você reconhece os valores essenciais da democracia e não aceita jogar fora das regras, admite que, numa disputa, é possível ganhar ou perder. Mais: pode até considerar que a derrota é injusta, mas não pensa em culpar por isso o juiz ou, sei lá, em sabotar o regulamento. Não que um ou outro não façam, de vez em quando, um gol de mão — mas nem por isso se tenta transformar a transgressão em regra.
Ocorre que, em seus delírios de onipotência, Lula passou a achar que, em política, só uma coisa é feia: perder. E isso implica o vale-tudo. Houve, como se diz lá em Dois Córregos, a união da fome com a vontade de comer: ao cesarismo de Lula, juntou-se o esquerdismo do PT, tornado ainda mais nefasto nestes tempos de “adesão ao mercado”, quando o dinheiro fácil irriga o tradicional deserto moral.
*Li no blog do Reinaldo Azevedo