sábado, 7 de fevereiro de 2009

Em cima da hora: Avião cai em Manacapuru (AM)

Um avião com 20 passageiros caiu no rio Negro em Manacapuru, no Amazonas, na tarde deste sábado. Ao menos 16 pessoas estão desaparecidas, de acordo com a Polícia Civil. Quatro passageiros sobreviveram à queda.
O avião, da empresa Manaus Táxi Aéreo, saiu de Coari com destino a Manaus e transportava uma família para uma festa de aniversário, segundo a polícia.
O Corpo de Bombeiros realiza buscas no local e já resgatou os corpos de seis passageiros do avião Bandeirante. Inicialmente, Corpo de Bombeiros e Aeronáutica informaram que 20 pessoas estavam na aeronave --quatro delas sobreviveram--, entretanto, a empresa proprietária da aeronave afirma que o número de ocupantes do voo pode chegar a 24.

Piada que recebi por e-mail

Num voo comercial, no Brasil, o piloto liga o microfone e começa a falar aos passageiros:
- Bom dia senhores passageiros, neste exato momento estamos a 9 mil metros de altitude, velocidade de cruzeiro de 860 Km/hora e estamos sobrevoando a cidade de........
-OHHHHHHH, MEU DEUS!!!' E os passageiros escutam um grito pavoroso, seguido de um barulho infernal......
-'NÃÃÃÃOOOOOOO!!!
Segundos depois, ele pega o microfone e, rindo sem graça, se desculpa:
- Desculpem-me, esbarrei na bandeja e minha xícara de café caiu em cima de mim. Vocês precisam ver como ficou a parte da frente da minha calça!!!
E um dos passageiros grita:
- Filho da puuuuuuta.....!!! Precisa ver como ficou a parte de trás da minha!!!

O carnaval está chegando em Pernambuco.

Ao se aproximar o período momesco, várias prévias do carnaval de rua de Olinda e Recife, acontecem como manifestação popular e turística, em Pernambuco. Em Olinda, o calunga, do Clube de Alegoria Homem da Meia Noite foi escolhido por aclamação popular para ser o símbolo do carnaval e da cidade de Olinda - 1ª Capital Brasileira da Cultura. Bons motivos não faltaram! Além de ser um dos mais antigos clubes de alegoria da Marim dos Caetés, o Homem da Meia Noite abre oficialmente, há quase 80 anos, o Carnaval de Olinda, as vinte e quatro horas do sábado de Zé Pereira.

Marolinha do Obama-Milhares de demissões na GM

CHICAGO, Estados Unidos (Reuters) - A General Motors está desenvolvendo um plano para demitir até 5 mil funcionários assalariados em um movimento para cortar custos até 31 de março, prazo final para a ajuda de 13,4 bilhões de dólares oferecida à montadora pelo governo norte-americano, informa a Bloomberg. O volume de cortes pode se equiparar ao total de empregados regulares demitidos em 2008, afirma a agência, citando fontes próximas do plano. A companhia vai incluir o plano em um relatório de progressos que será entregue em 17 de fevereiro ao governo dos Estados Unidos.
Um porta-voz da GM não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.
A GM, que viu suas vendas despencarem 49 por cento em janeiro, afirmou em dezembro que enfrenta possibilidade de colapso no curto prazo se não receber ajuda governamental. A companhia recebeu 9,4 bilhões de dólares em financiamento de emergência como parte de um plano de resgate aprovado pelo governo norte-americano em dezembro.
A montadora de veículos tem até 31 de março para demonstrar ao governo que é comercialmente viável.

Polícia vê existência de grupo de extermínio em Alagoas

Dois agentes penitenciários de Alagoas foram presos na noite desta sexta-feira (6) acusados do assassinar, dentro do presídio Cyridião Durval, o reeducando Deivid Cerqueira no dia seis de janeiro. As prisões foram solicitadas pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), depois de investigações de uma força-tarefa, e autorizadas pela 17ª Vara Criminal da Capital. Em 10 dias, oito agentes já foram presos em Maceió acusados de assassinatos dentro e fora dos presídios.De acordo com investigações preliminares do Gecoc, os agentes André Noblat e Delves Ferreira fazem parte de uma "organização criminosa" que assassinava presidiários. O promotor Cyro Blater afirma que os dois realizavam um "trabalho de limpeza" dentro dos presídios alagoanos. "Ouvimos horrores do que acontece dentro das celas", afirmou o promotor, que não quis revelar detalhes, já que o inquérito corre em segredo de Justiça.
A morte de Deivid Cerqueira foi apenas o início de uma série de supostos suicídios dentro de presídios alagoanos. Em janeiro, cinco presos foram encontrados mortos dentro de celas. O que chamou a atenção, além do grande número de casos, foi a semelhança das mortes. Os presos teriam se enforcado com fios de nylon e foram encontrados sempre pela manhã.

Perigo em Brasília


Cornagem carioca

Foi na semana passada, domingo à noite, mas vale a pena contar:
Um jovem motorista furou uma blitz na entrada da Ponte Rio-Niterói, chegando a atropelar os cones que bloqueavam a pista.
Parado pelos policiais, contou em desespero sua história:
- Estou sendo traído pela minha namorada. Ela está com outro! - repetia, aos gritos.
A veemência do motorista era tanta que comoveu os policiais e os motoristas que viram a cena.

Dilma é lançada nos EUA num anúncio de 10 páginas

Até FHC é elogiado pela propaganda petista, paga com nossos impostos
A prestigiosa revista americana Foreign Affairs estampa em sua última edição um anúncio de dez páginas sobre o Brasil.
Sob o patrocínio de estatais –BNDES, Petrobras e Embratur—e de um grupo de entidades e empresas privadas, o texto é generoso nos elogios.
A adjetivação benfazeja começa pelo título principal: “Brazil, um gigante acorda”. Escorrega para os títulos secundários: “O Grande Momento do Brasil”. E esparrama-se pelo texto.
Um texto que escamoteia os propósitos publicitários num mal disfarçado formato de reportagem. Embora esclareça que não ouviu Lula, a revista lhe atribui uma frase:
“O Brasil ainda está firme porque fizemos o que devíamos ter feito”. Há foto do presidente e do mandachuva do Banco Central, Henrique Meirelles.
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) é apresentada aos leitores dos EUA em posição que, no Brasil, ela diz que não assume “nem amarrada”.
O anúncio vende Dilma como provável candidata às eleições presidenciais de 2010. Salpica frases da ministra sobre biocombustíveis.
Mais: o texto guinda o PAC (Programa de Acelaração do Crescimento) à condição de ponto central da gestão Lula.
Informa-se também que Dilma preside o Conselho de Administração da Petrobras. A informação não é gratuita.
Entre os trunfos do Brasil –estabilidade financeira, inflação baixa, etc—a revista menciona as descobertas de óleo do pré-sal.
Fernando Henrique Cardoso também foi brindado no anúncio com referências elogiosas.
“Os bancos brasileiros são sólidos e lucrativos graças à estabilidade criada pelo antecessor de Lula, Fernando Henrique Cardoso”, anota o texto a certa altura.
“De maio de 1993 a abril de 1994, FHC foi ministro da Fazenda do Brasil e introduziu o Plano Real para acabar com a hiperinflação...!”
“...Embalado pelo sucesso de seu plano, ele foi eleito presidente em 1994 e reeleito quatro anos mais tarde”.
A despeito das evidências, o Planalto informa que a peça publicitária não é publicidade. Seria um suplemento jornalístico.
A coisa teria sido preparada pela revista com independência, diz o Planalto. Em verdade, o suposto suplemento jornalístico é o que a revista chama de "seção patrocinada".
Diz o Planalto que as estatais brasileiras despejaram anúncios nas páginas da Foreign Affairs porque foram informadas de que sairia a “reportagem” sobre o Brasil.
Deve-se à repórter Claudia Trevisan, primeira a trazer a notícia à rede, um lembrete nada negligenciável. Reza a Constituição, no parágrafo 1º do artigo 37 o seguinte:
“A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social...”
“...Dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.
O texto constitucional não há de gerar consequências. Não é a primeira vez que o Brasil recorre ao expediente de bancar "reportagens" da seção patrocinada da Foreign Affairs. FHC fazia o mesmo.

Vice de Serra prega contra prévias; Aécio bate o pé

Quando um quer, dois brigam. Quando dois querem, aí mesmo é que o pau come.
Veja-se o drama do PSDB, esse partido de amigos integralmente composto de inimigos.
Dispõe de dois presidenciáveis. Um é favorito nas pesquisas. Outro é o segundo colocado.
Sérgio Guerra, presidente da legenda, esteve com ambos nas últimas semanas.
Primeiro com Aécio Neves, em Minas. Depois com José Serra, em São Paulo.
Deliberou-se que, não havendo acordo, o partido iria às prévias. Ótimo.
Há luz no fim do túnel tucano, imaginaram todos. Engano. Não há nem túnel. O grãotucano Alberto Goldman, vice de Serra em São Paulo, ditou um ruído ao vento.
Disse que é “perigosa” a idéia de escolher um candidato por meio de prévias. “Reunir todos os filiados é muito difícil”, justitica-se Goldman, em timbre vago.
Sem mencionar nomes, Aécio soltou os cachorros. Quer porque quer as prévias.
Acha que passou o tempo da unidade partidária “forjada por meia dúzia de lideranças”.
Se Deus intimasse um tucano a optar entre o bom senso e o interesse pessoal, a resposta seria fulminante:
“Morra o bom senso!”

O que um blogueiro deve saber

1:10:89 Esta seqüência cabalística de números é a representação da lei de Horowitz, um engenheiro e executivo da Google, especialista em comportamentos dos usuários da Web.
Segundo Bradley Horowitz, de cada 100 internautas, um cria alguma coisa nova, mesmo que seja postar um comentário num blog; 10 recomendam a leitura para amigos ou votam em sondagens online; e 89 têm uma atitude passiva, limitado à leitura.
O comportamento das pessoas que freqüentam as páginas da Web é hoje uma das mais valorizadas áreas de estudo, porque ela está intimamente ligada à produção coletiva de informações e conhecimentos, a chamada crowdsourcing.
Assim, se uma página tem em média seis mil visitantes únicos por mês, isto significa que ele terá, em tese, 60 leitores que postam comentários, 600 usuários que opinam em enquetes ou sugerem leituras para amigos e 5.340 que apenas lêem.
Isto equivale a aproximadamente duas sugestões diárias de leitores envolvidos no processo de produção colaborativa de conteúdos. Parece pouco mas não é, levando-se em conta a produção colaborativa tende a propagar-se numa proporção variável entre 5 a 10% ao ano, dependendo do tema, conforme dados do livro Crowdsourcing.
O índice de participação desenvolvido por Horowitz está por sua vez subordinado à outra das leis criadas por pesquisadores da internet: a lei de Sturgeon, segundo a qual 90% do conteúdo da internet é lixo puro. Sturgeon era um escritor de ficção científica que desenvolveu o seu enunciado para ironizar a produção de livros de baixa qualidade.
Depois da morte de Theodore Sturgeon, a lei dos 90% foi transplantada para a internet onde encontrou a sua principal comprovação no site de vídeos You Tube.
Números como estes poderiam induzir a uma rejeição pura e simples do conteúdo publicado na Web se não levarmos em conta que o que é lixo para uma pessoa pode não ser para outra.
E se expandirmos esta ressalva para os quase 30 bilhões de páginas existentes na Web, veremos que cada usuário tem a seu dispor cerca de 300 milhões de documentos (10% do total) que podem interessá-lo pela sua qualidade e utilidade. É material que o internauta pode recombinar e remixar na produção de conhecimento próprio.
A combinação das duas leis mostra que, mesmo levando em conta os reduzidos percentuais de 1% de leitores proativos e de 10% de material de qualidade, estamos diante de números absolutos consideráveis que podem garantir a sustentabilidade de projetos online.
Uma página que tenha um total de 30 mil visitantes únicos por mês, poderia contar com 300 produtores de conteúdos e três mil avaliadores permanentes do material produzido. Trata-se de um potencial muito importante e que só não é transformado em realidade porque a maioria dos sites ainda não despertou para a necessidade de envolver os seus leitores tanto na co-produção de conteúdos, como na avaliação dos mesmos.

Lula já admite que a crise existe e é grave.



Charge - Zerramos

A falta de apetite da oposição para se opor

Para que a oposição retome a iniciativa política, não basta ela dizer ao público o que o público já sabe: que as coisas estão ruins e podem piorar. Até porque nem o mais fanático anti-Lula culpa o presidente pela eclosão da crise. O que a oposição precisa apresentar são argumentos para convencer as pessoas de que é necessária a troca de liderança. Se não conseguir, corre o risco de virarem fumaça os atuais números das pesquisas de intenção de voto para daqui a dois anos.
E qual é a maior dificuldade da oposição na tarefa? Seu pouco apetite para combater programaticamente o governo. Nos últimos seis anos, a oposição tem oscilado entre o denuncismo e a apatia. Periodicamente, sobrevêm surtos de radicalismo moralista. Ao falharem, são substituídos pelo nada. A crise planetária começou em setembro, há quase meio ano. E até agora a oposição não respondeu a duas perguntas. O que o governo deveria fazer e não está fazendo? O que o governo fez e não deveria ter feito?
Leia mais em: Blog do Alon

Ahmadinejad, os EUA e a lógica

"A República Islâmica do Irã está preparada para dar as boas-vindas a mudanças reais e corretas no seio da nova Administração americana e cooperar para resolver os grandes problemas globais a partir de um ambiente limpo e de respeito mútuo".
A frase é de Mahmoud Ahmadinejad, demonstrando que topa bater um papinho com os Estados Unidos para que possam, juntos, resolver os problemas do mundo.Ele só não disse se pretende parar de financiar o Hezbollah e o Hamas e brecar o programa nuclear do país. Os detalhes ficam para depois. O importante, como dizem os obamistas, é tentar conversar. Como se nunca tivesse sido tentado, né? Vai ver as conversas não prosperaram porque os iranianos não abrem mão de seus “princípios”.
O que dá ensejo a uma possibilidade, ditada pela lógica: caso eles não mudem de idéia, e as conversas prossigam, é provável que tenham sido os EUA a deixar de lado os princípios.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Caminho das Índias - Quem são os Dalits?

Os intocáveis da Índia
Poucas pessoas no mundo tem experimentado um nível de abuso e pobreza como os 300 milhões de Dalits ou “intocáveis” da Índia. Por 3.000 anos eles tem vivido num ciclo de discrimação e desespero sem esperança de escape. Para os Dalits, dor e sofrimento são parte da vida. Eles estão presos a um sistema de castas que nega a eles adequada educação, água potável, empregos com decente pagamento e o direito à terra ou à casa própria. A cada duas horas Dalits são assaltados e duas casas de Dalits são queimadas. A cada dia, dois Dalits são assassinados. Discriminados e oprimidos, Dalits são freqüentemente vítimas de violentos crimes. Em 15 de Outubro no Estado de Haryana, cinco jovens Dalits foram linchados por uma multidão por tirarem a pele de uma vaca morta, da qual eles tinham legal direito para fazer. A Polícia, segundo consta, ficou parada sem nada fazer e permitiu que a violência continuasse. Em 1999, vinte e três trabalhadores agrícolas Dalits (incluindo mulheres e crianças) foram assassinados por seguranças particulares de um fazendeiro de alta-casta. O crime deles? Ouvir a um partido político local com considerações que ameaçavam o domínio do fazendeiro sobre Dalits locais como mão de obra barata. Embora leis contra a descriminação de castas tenham sido aprovadas, a discriminação continua e pouco é feito para processar os acusados. Em anos recentes, porém, tem havido um crescente desejo por liberdade entre os Dalits e castas baixas hindus. Líderes como Ram Raj tem vindo a frente exigindo justiça e liberdade da escravidão das castas e da perseguição. Um detalhada “Carta dos Direitos Humanos dos Dalits” foi redigida com apelos para a Comunidade Internacional e para a ONU, na esperança que isto colocaria um pressão possitiva sobre o Governo Indiano. Mas pouco tem mudado – até recentemente. Em Outubro de 2001, líderes Dalits se encontram com 740 líderes cristãos na Índia em uma histórica reunião. Pela graça de Deus, os líderes Dalits reconheceram que a verdadeira esperança e liberdade para seu povo não será encontrada numa revolução social, mas em uma nova crença. Eles concordaram em permitir que as pessoas sigam a Cristo, se estas pessoas decidirem por isso. Os líderes cristãos, em troca, se comprometeram ajudar esse movimento em massa, apesar dos riscos envolvidos. Originalmente, alguns anos atrás, o líder Dalit (especificamente Ram Raj e outros) tinham se encontrado com certos cristãos na Índia que tinham recusado aceitar este esmagador número de pessoas em suas igrejas. Desencorajado, os líderes Dalits, como o líder Dr. Ambedkar então se converteram ao Budismo. Pela graça de Deus, a porta está agora aberta para milhões experimentarem esperança e verdadeira liberdade através de nosso Senhor.

Fatos sobre os Dalits:

• A cada dia, três mulheres Dalits são estrupadas (leia Jovem Dalit estrupada e queimada até a morte);• Crianças Dalits são freqüentemente forçadas a sentarem de costas nas suas salas de aula, ou mesmo fora da sala;• A cada hora, duas casas de Dalits são queimadas; • A maioria das pessoas das castas altas evitarão terem Dalits preparando a sua comida, por medo de se tornarem imundos;• A cada hora, dois Dalits são assaltados.• Em muitas partes da Índia, Dalits não são permitidos entrar nos templos e outros lugares religiosos;• 66% são analfabetos;• A taxa de mortalidade infantil é perto de 10%;• A 70% são negado o direito de adorarem em templos locais; • 57% das crianças Dalits abaixo da idade de quarto anos estão muito abaixo do peso;• 300 milhões de Dalits vivem em Índia;• 60 milhões de Dalits são explorados através do trabalho forçado;• A maioria dos Dalits são proibidos de beber da mesma água que os de castas mais altas.

Promotor acusado de abusar das filhas vai depor em Brasília.

Ródio Nogueira
O promotor de justiça Carlos Fernando Barbosa( foto), acusado de abusar sexualmente durante anos de duas filhas e atualmente preso na Academia de Polícia Militar no Trapiche da Barra, será conduzido algemado para Brasília, onde vai depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia. A afirmação é do senador Magno Malta, membro da comissão, que disse está surpreso com o fato de não ter tido conhecimento do envolvimento de um representante da justiça, sobre tudo, de Carlos Fernando que era promotor da Vara da Infância e da Adolescência.Da Redaçãoarlos Fernando Barbosa Magno Malta, inojado com a denúncia da prática de pedofilia por parte do promotor que deveria dá exemplo e comba-ter este bárbaro crime, disse que a cara dele e de outros devem ser mostradas para o Brasil, a fim de que a sociedade saiba com que tipo de gente está convivendo. De férias em Maceió, o senador pelo Estado do Espírito Santo recebeu a visita da mãe das duas vítimas do promotor, que foi afastado de suas funções e preso em agosto de 2008, e aguarda decisão da justiça. Malta também tomou conhecimento da acusação feita contra o coronel médico da Polícia Militar de Alagoas, José Botelho Trigueiros, de abuso sexual contra uma enteada. E do engenheiro civil, Railton Calixto Araújo, preso em flagrante com uma menina de 12 anos em um motel em Maceió. Além da prisão do pedófilo africano, Grahan David Stuart, que teve o pedido de habeas-corpus negado pelo desembargador José Carlos Malta Marques. Dos três, mesmo condenado há sete anos de prisão pelo juiz Helder Costa Loureiro, o coronel José Botelho Trigueiro continua em liberdade e exercendo a função de médico-cardiologista.O senador relata que é preciso acabar com esta "cultura". Ele diz que os pedófilos não buscam mais garotas de 12 ou 13 anos. Eles querem as de cinco, quatro ou menos.
No contato que teve com a mãe das vítimas, ele ouviu confissões terríveis como o promotor abusava das meninas. A filha dela foi molestada dos sete aos doze anos, e a filha dele, dos dez aos vinte e dois anos. A filha do casal, hoje com seis anos, também foi molestada quando tinha apenas três anos. A advogada Vânia Menezes entregou ao senador cópias do procedimento administrativo instaurado pelo MP contra o promotor.

Fiscal de rendas recebe salário sem trabalhar.

Avânio Feitosa não comparece na Sefaz há mais de 10 anos e ainda ganha prêmio de produtividade.
Os fiscais de rendas do Estado - que efetivamente trabalham - estão revoltados com o privilégio concedido pela secretária Fernanda Vilela aos amigos do poder. Um desses privilegiados é o fiscal de tributos Avânio Feitosa, que há mais de 10 anos sequer bate ponto na Sefaz, e ainda recebe prêmio de produtividade fiscal, como se estivesse exercendo suas atividades. Para legalizar a imoralidade, Fernanda Vilela usa expediente no mínimo estranho ao serviço público, que é designar "assessor" ou "aspone" após a prestação do "serviço". Faz isto para justificar o pagamento de produtividade a quem nada produz e ainda recebe salário integral, igual aos fiscais que diariamente comparecem ao trabalho.
Desde que entrou na política - e faz muito tempo - Avânio Feitosa, atual prefeito de Belo Monte (pela terceira vez), está afastado de suas atividades de fiscal de tributos do Estado, mas nunca deixou de receber seus vencimentos brutos, que hoje chegam a R$ 12 mil por mês, incluindo a mamata da produtividade, paga a quem nada produz. Para justificar esse pagamento ilegal e imoral relativo ao último mês de 2008, Fernanda Vilela baixou a portaria de nº GSEF004/2009, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 15 de janeiro de 2009. No documento, a Secretária designa Avânio Feitosa para "prestar serviço de assessoramento junto ao Gabinete da Secretária de Estado da Fazenda, no período de 27 de novembro a 31 de dezembro de 2008". Invertendo a lógica e a prática usada no serviço público, Fernanda Vilela só designou o "assessor" depois do "serviço" prestado. Na prática, não houve prestação de serviço algum, até porque Avânio Feitosa há anos não aparece no local de trabalho. E muito menos produtividade, cujo pagamento é uma afronta aos que efetivamente trabalham e fazem jus aos vencimentos que recebem pelos serviços prestados. O fiscal de rendas Avânio Feitosa, além de servidor relapso, é também devedor do Fisco Estadual. A Cooperativa Agropecuária de Major Izidor (Camila), que ele dirige, está literalmente quebrada e há muito tempo não paga os impostos devidos ao Estado. Vale lembrar que Avânio também foi presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), onde deixou a marca de sua desastrosa administração. Seu currículo como administrador não recomenda ninguém a contratá-lo como "assessor", muito menos um secretário de Fazenda. A propósito da gestão de Avânio no comando da Camila, o jornal EXTRA recebeu do pecuarista sertanejo Marcello Melo Lopes uma carta em que denuncia a "administração fraudulenta que levou a cooperativa ao atual processo de fechamento". Leia a íntegra da denúncia: "Socorro! Precisamos da verdade. Muitas vezes gritamos pela verdade, pela aparição dessa virtude tão esquecida na grande maioria da sociedade hodierna, quando verdadeiramente conhecemos a verdade.Conclamo a todos os meios de comunicação, ao menos aqueles aos quais temos acesso e liberdade de expressão (o que acre-dito ser o caso do jornal Extra), para denunciar um dos maiores descasos e modelo de uma administração fraudulenta vistos nos últimos anos em nosso estado alagoano. Refiro-me a Cooperativa Agropecuária de Major Isidoro LTDA.Quero sugerir aos senhores uma investigação e denunciar a administração do Sr. Avânio Feitosa, presidente licenciado da coo-perativa para fazer política na região, para prestar os devidos esclarecimentos da atual situação da indústria, que atualmente encontra-se em processo de fechamento, onde existe algumas dezenas de processos traba-lhista, além de não pagar aos fornecedores, aqueles que não fazem parte das "panelinhas políticas".Ultimamente tem-se levantado em nosso estado um clamor em prol do surgimento da verdade; da extirpação de maus gestores do erário público, neste caso específico de um administrador que surgiu como solução, mas não passou de mais um que se apropriou da cooperativa para fazer política, naturalmente com o dinheiro da empresa, já que não paga a ninguém, que o mesmo venha a público e assuma a fraude de sua gestão.Apesar de não ser um órgão público, temos, ou tínhamos, na CAMILA uma grande empresa que ao longo de sua história foi a responsável não só pelo desenvolvimento de toda a bacia leiteira, sem tirar os méritos das que surgiram depois, mas também pela criação e desenvolvimento de muitas famílias de bem da região.Hoje, essa cooperativa, ou melhor: essa verdadeira "grande mãe", encontra-se falida, sucateada e nas "mãos" de diretores "atravessadores", que se utilizam da estrutura da indústria para comprar o leite dos fornecedores e repassar a mesma. A cooperativa tem se tornado algo de natureza particular dos diretores "políticos".

Diogo Mainardi: Yes you can

Sim, pode

- Posso ser o que eu quiser?
- Sim, pode.
- Posso ter o que eu quiser?
- Sim, pode.
- Posso ganhar um carro com frigobar, uma TV a cores, uma carteirinha da Playboy e cem ações da AT&T?
- Sim, pode.
Acabo de citar um trecho de "Golden Boy", musical da Broadway de 1964, com Sammy Davis Jr. Lá atrás, em 11 de junho do ano passado, num artigo publicado no site da BBC, Ivan Lessa contou como aquele "Sim, pode" - no original, "Yes you can" -, interpretado por Sammy Davis Jr, se transformou no "Sim, pode" - "Yes you can" -, o mote publicitário de Barack Obama. Ivan Lessa contou também que Barack Obama nunca pagou direitos autorais aos herdeiros de Sammy Davis Jr, da mesma maneira que os ministros nomeados por ele nunca pagaram Imposto de Renda ou encargos trabalhistas de seus empregados domésticos.
Em 11 de junho de 2008, Ivan Lessa, conhecido como Tirésias de South Kensington, adivinhou que Barack Obama conseguiria se eleger. Porque sabia discursar. Porque sabia sorrir. Porque sabia tirar e botar paletós. Oito meses depois, continua sendo sua maior qualidade: tirar e botar paletós. Ninguém tira e bota paletós melhor do que ele. Sammy Davis Jr foi marginalizado por se casar com uma branca - ainda por cima, uma sueca - e por votar no partido Republicano de Richard Nixon. Com Barack Obama, isso finalmente mudou. Além de conquistar a Casa Branca, os negros conquistaram também o direito de alisar os cabelos com chapinha japonesa e de se converter ao judaísmo.
Barack Obama prometeu um pacote de 1 trilhão de dólares. Tem dinheiro para todos. Ele adaptou os versos de Sammy Davis Jr:
- Posso ganhar 75 milhões para ajudar a parar de fumar?
- Sim, pode.
- Posso ganhar 50 milhões para investir em artes plásticas?
- Sim, pode.
- Posso ganhar 400 milhões para financiar pesquisas sobre o aquecimento global?
- Sim, pode.
- Posso ganhar 650 milhões para subsidiar a TV digital?
- Sim, pode.
O pacote de Barack Obama inclui um bônus fiscal. Quem fez isso antes dele foi George W. Bush. O pacote de Barack Obama aumenta o gasto público. Quem fez isso antes dele foi George W. Bush. O pacote de Barack Obama tem medidas protecionistas para estimular a indústria siderúrgica americana. Quem fez isso antes dele foi George W. Bush, em 2002, até ser coagido a voltar atrás, como Barack Obama.
O "Golden Boy" da política americana declarou, com aquele seu tom solene, que era o momento de fazer escolhas árduas. Um colunista do Washington Post concordou com ele: era o momento de fazer escolhas árduas, e Barack Obama fugiu de todas elas. Ele preferiu distribuir dinheiro à sua base de apoio: no Congresso, nos sindicatos, na indústria e nas ONGs, aumentando alopradamente um monte de despesas permanentes.
- Posso ganhar 335 milhões para tratar doenças venéreas?
- Sim, pode.
- Posso ganhar 600 milhões para renovar a frota de carros dos órgãos federais?
- Sim, pode.
- Posso soltar um terrorista preso em Guantánamo?
- Quem?
- Posso soltar um terrorista preso em Guantánamo?
- Sim, pode.
Leia em: http://veja.abril.com.br/idade/podcasts/mainardi/

O caso do Castelo do Deputado Edmar Moreira.

O novo corregedor da Câmara dos Deputados, deputado federal EdmarMoreira (DEM-MG), afirmou em entrevista coletiva nesta quinta-feira (5) que um castelo de valor milionário alvo de polêmica por não ter sido declarado à Justiça Eleitoral, foi passado para o nome de seus filhos, Leonardo e Júlio, em 1993. "Não posso declarar bem que não é meu", afirmou. Só o castelo, que foi colocado à venda pelo deputado, é avaliado em cerca de R$ 25 milhões. A edificação e o terreno onde ela fica (em São João Nepocumeno, Minas Gerais) juntos são avaliados em aproximadamente R$ 58 milhões.
A Executiva Nacional do DEM estuda punir o deputado eleito corregedor da Câmara devido ao caso. Ele assumiu a corregedoria da Câmara na última segunda-feira. Na eleição de 2006, Edmar Moreira declarou à Justiça Eleitoral possuir bens no valor total de R$ 9,5 milhões. Seu filho Leonardo Moreira, deputado estadual eleito pelo DEM-MG, declarou bens de R$ 4,175 mil.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Heloisa Helena "tira a roupa" no blog de july_lima

Vi e goste em:http://souzalima.zip.net/

Atraso, fez de Cuba um país ecologicamente exemplar, diz revista.

A revista alemã de geografia e natureza "GEO" considera Cuba um país ecológico exemplar, com grandes reservas naturais e uma rica biodiversidade. Isso se deve a um desenvolvimento limitado da ilha, de acordo com a publicação.Em uma edição especial de 156 páginas, a GEO divulga um estudo da WWF (World Wildlife Fund) que aponta Cuba como o único país do mundo com uma economia "sustentável".No entanto, Cuba deve seu positivo balanço ecológico "a uma mistura de política verde visionária, uma grande incompetência econômica e um toque de brutalidade vermelha", afirma o responsável do especial de GEO sobre a ilha, Patrick Symmes.O número especial da revista sobre Cuba, entregue hoje na Alemanha, ressalta que o estudo ecológico realizado está cheio de contrastes.Nesse sentido, destaca que Cuba tem mais parques e reservas naturais, assim como maior biodiversidade, na comparação com todos os países da região.
Fidel, o grande ecologista de Cuba, fez como o czar naturalista de um poema de Drummond chamado "Anedota Búlgara". O bruto caçava homens e ficou espantado quando lhe contaram que também se caçavam borboletas e andorinhas.Segue o poema:
Era uma vez um czar naturalista/que caçava homens./Quando lhe disseram que também se caçam borboletas e andorinhas,/ficou muito espantado/e achou uma barbaridade.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2009/02/04/ult4740u27780.jhtm

Sindicatos: Um "negócio" que rendeu R$ 1,6 bi em 2008.

O imposto sindical arrecadou R$ 1,6 bilhão em 2008. A maior parte do valor -R$ 993,4 milhões- saiu do bolso do trabalhador para o caixa de sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, além do governo. O valor corresponde à metade do Orçamento da Câmara dos Deputados. Também como comparação, o lucro do Bradesco no último trimestre foi de R$ 1,8 bilhão.O trabalhador -sindicalizado ou não- é obrigado a recolher uma vez por ano a contribuição sindical equivalente a um dia de salário. O imposto também é pago às entidades patronais pelas empresas, que contribuíram no ano passado com R$ 645,8 milhões para o financiamento da estrutura sindical. Ainda recolhem o imposto sindical trabalhadores e produtores rurais.O último dado oficial disponível no Ministério do Trabalho é o de 2006, quando a receita do imposto ficou em R$ 1,243 bilhão. Procurada pela Folha, a pasta não informou o volume arrecadado em 2007.No ano passado, pela primeira vez, as centrais sindicais receberam sua fatia no imposto sindical. Foram destinados R$ 63 milhões para seis entidades: CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) e CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), os recursos recolhidos com o imposto sindical são rateados entre as várias entidades da estrutura sindical. Do total recolhido, 5% vão para as confederações (patronais e de trabalhadores). As federações ficam com 15%, e os sindicatos, 60%.
A maior parte do volume arrecadado, porém, é distribuída entre as entidades sindicais e não há nenhuma regra para destinação do dinheiro. No ano passado, R$ 1,13 bilhão da arrecadação do imposto sindical foi parar nas mãos de confederações, federações e sindicatos de trabalhadores e patronais.Criado na década de 40 por Getúlio Vargas, o imposto sindical não está sujeito à fiscalização do TCU (Tribunal de Contas da União). O movimento sindical afirma que seria uma forma de o poder público interferir na atuação dos sindicatos, o que é vedado pela Constituição.
Leia mais em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0502200904.htm

A propaganda maciça do Planalto, que nós pagamos.

No ano que antecede a eleição presidencial, o governo prepara um grande esquema de divulgação de suas ações e de entrevistas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visando a atingir principalmente as classes C, D e E, que, cada vez mais, têm acesso a jornais populares.A ideia do governo é criar uma coluna denominada O presidente responde, para distribuição aos jornais populares, que detêm cerca de 50% da circulação dos diários do País. Haverá também entrevistas gravadas de Lula para distribuição a rádios antes de viagens presidenciais."Esse é um público que a gente quer alcançar", disse o secretário de Imprensa do Planalto, Nelson Breve. "Fizemos um fórum com diretores desses jornais, sobre a pauta deles. Mostraram que o presidente poderia responder a perguntas de leitores. Estes jornais, que são um fenômeno de crescimento entre a mídia, estão mais sintonizados com a vida do cidadão."ESTRUTURAO Palácio do Planalto tem hoje uma espécie de embrião do sistema de comunicação popular que pretende montar. Põe à disposição das milhares de rádios do País o programa semanal Café com o presidente. Nele, Lula faz comentários sobre tudo, do desempenho da equipe de ginástica na Olimpíada à crise global. O Café com o presidente é distribuído pela Empresa Brasileira de Comunicação, que administra a TV Brasil, televisão pública criada pelo presidente Lula em outubro de 2007, por medida provisória, e que custa R$ 342 milhões por ano. A mesma EBC produz também o programa Bom dia, ministro, que fica à disposição das rádios de todo o Brasil.De acordo com a Secretaria da Comunicação de Governo, todas as entrevistas e demais materiais serão oferecidos gratuitamente.Conforme informações da Secretaria de Imprensa do Planalto, desde 2007 o governo percebeu que havia um crescimento muito grande entre os jornais populares, que são vendidos a preços muito baixos. Por orientação do ministro da Comunicação, Franklin Martins, Lula passou a dar mais entrevistas. Em 2008, por exemplo, o presidente concedeu 182 entrevistas de todos os tipos; em 2007, 157; em 2006, 92. No ano passado, 30 jornais regionais publicaram entrevistas por escrito do presidente; em 2007, foram apenas 13.
Leia mais em: http://www.estadao.com.br/home/index.shtm

O Sífu e o Mifú de Obama

Pois é... As traduções variaram um tanto né? Deixando claro que fez bobagem ao nomear pessoas com problemas para explicar suas contas, Barack mandou ver com o “I screwed up” pra lá e pra cá. “Estraguei tudo”, “pisei na bola”, “fiz uma grande besteira”...De fato, de fato, de fato, Obama deu uma lulada, só que à americana, com mais severidade consigo mesmo. Aqui, Lula soltou o “sífu”. A boa tradução para o “I screwed up” de Obama é “mífu”.
Vi e gostei em: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

O roubo "justificado" e praticado pelo Hamas.

Essa é uma das mais novas, mas já esperadas. Os "humanistas do Hamas" saquearam e se apropriaram de parte da ajuda humanitária que seria destinada à população civil da Faixa de Gaza? Esta não é uma denúncia veiculada por Israel — a exemplo das notícias anti-Israel, que costumam ter o Hamas como fonte. É a própria ONU, insuspeita de simpatia pelos israelenses, quem acusa o roubo. No Jornal da Globo, na Internet, aparecem o representante das Nações Unidas a acusar o golpe e um bando de ditos governantes do Hamas a afirmar que tudo não passa de uma conspiração. Mas não negam o roubo. Apenas afirmam o seu direito de fazê-lo. Ora, por que não? Eles dipõem da vida das pessoas. Por que não vão pegar cobertores, alimentos e dinheiro? Reinaldo Azevedo, em seu excelente e lúcido blog publicou informações de que o Brasil pretende doar R$ 10 milhões para a recuperação de Gaza , inclusive, como sabemos, já enviou toneladas de alimentos. Segundo Reinaldo o dinheiro teria um de dois destinos possíveis — a menos que fosse gerenciado por um comitê internacional: se caísse nas mãos do Fatah, iria parar na Suíça, na forma de depósito secreto; se caísse nas mãos do Hamas, iria parar no Sul de Israel, na forma de foguetes.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Quando a imprensa ajuda a difundir uma mentira.

Não, Israel não atacou a escola da ONU. Era uma farsa do Hamas. A ONU foi obrigada a admitir a verdade. Mas quase um mês depois. E cadê as manchetes?
A notícia não está em nenhum dos jornais brasileiros ou nos grandes sites noticiosos. Lembram-se aquele ataque das Forças de Defesa de Israel a uma escola da ONU, que matou 43 pessoas? Pois é. Não foi numa escola da ONU coisa nenhuma, o que os israelenses vinham dizendo desde o dia 6 de janeiro. Só na segunda-feira, quase um mês depois, Mawell Gaylord, coordenador de ações humanitárias da ONU em Jerusalém, admite a verdade: o morteiro foi lançado numa rua PERTO da escola, mas não contra a escola.Ora, recuperem o noticiário dos jornais e sites do Brasil e do mundo naquele dia 6. Lembro-me de ter aqui ironizado que os israelenses, maus como pica-paus, não podiam ver uma escola da ONU que iam logo jogando morteiros. Talvez para se livrar do tédio, não é? Ah, acusaram-me de insensível facinoroso. Marcelo Coelho, da Folha, sugeriu no jornal e no seu blog que tenho certa simpatia pelo assassinato em massa de crianças... Mais: como eu alertasse aqui para o óbvio — O HAMAS É A FONTE DAS NOTÍCIAS —, fui acusado de realismo estúpido. Coelho chegou a indagar algo como: “Para que jornalismo se já existem os militares?” Ou coisa assim. Chegou a minha vez de indagar: PARA QUE COELHO SE JÁ EXISTE O HAMAS?O jornalismo dele, não sei para que serve.

A grande mentira brasileira

Vocês viram como a bagatela de R$ 503 bilhões que nunca existiram se transforma em mais do que o dobro num piscar dos olhos — novos — da ministra Dilma Rousseff? Faz sentido! Dobrar o que não há é tarefa fácil. Basta submeter os números a uma, se me permitem, plástica. Desta feita, para injetar gordura (ou vento), em vez de tirar.É mesmo um troço formidável. Para todos os efeitos, o mundo entrou em crise, mas o Brasil aumentou seu programa de investimentos em estupendos R$ 646 bilhões. Só para pôr em perspectiva: o agora trilionário PAC conseguiu gastar, no ano passado, R$ 18,7 bilhões — vale dizer: 1,6% da soma megalômana.Ouso dizer que, no que concerne à economia e ao futuro do país, é mesmo a maior de todas mentiras, na democracia ou na ditadura.Não deixa de ser sintomático que Dilma seja obrigada a “desmentir” os que dizem que o PAC não existe. Olhem que situação esdrúxula: como é que poderia sequer haver dúvidas, mesmo se vindas de adversários, de que algo tão colossal possa existir?E notem um truque formidável: dos R$ 646 bilhões de dinheiro fantasma acrescidos ao PAC, nada menos de R$ 455 bilhões foram acrescentados à conta a partir de... 2010!!! Como vocês percebem, a coisa ficará a cargo do sucessor de Lula. Isto quer dizer que exercendo a futurologia: ou Lula quer um terceiro mandato - ao criar uma verba futura - ou quer fazer seu sucessor com promessas sem respaldo nenhum.
Leia mais em:http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

"Ao vencedor, a derrota"

Reinaldo Azevedo
O governador de Minas, Aécio Neves, está de novo em todos os sites noticiosos e deve estar amanhã nos jornais defendendo a realização de prévias no PSDB para definir o candidato do partido à Presidência. É um direito seu, claro. Certamente considera que o processo lhe seria mais favorável do que o que chama decisão da cúpula. Cumpre fazer apenas uma pequena correção. Se um partido escolhe como candidato aquele que as pesquisas indicam ser mais viável, não é a “cacicaria” que decidiu, mas um colégio bastante apreciável na democracia: os eleitores. Pode-se é fazer outra pergunta: um colégio eleitoral, qualquer que fosse ele, que não representasse a vontade da maioria seria mais democrático?Reitero: Aécio reúne certamente as condições para lutar pelas prévias. Não precisamos é concordar com maus argumentos. Segundo ele, nas duas vezes em que o PSDB decidiu sem prévias, o partido perdeu. E eu lembraria que, nas duas outras, ganhou. Eu poderia propor uma análise nova: nas duas vezes em que disputou a eleição unido, ganhou; nas duas vezes em que se dividiu, perdeu. Que tal? Em 2002, muito já se escreveu sobre isso, nem o Espírito Santo tiraria a eleição de Lula. Na disputa seguinte, depois de todos os erros cometidos pelos tucanos ao longo de 2005 e 2006 — a começar pela leniência do partido com o valerioduto mineiro, que o PT, de modo impróprio, chamou de “mensalão mineiro”; abestalhado, o partido engoliu a mentira —, o que era vantagem virou desvantagem. Não foram os caciques que escolheram Alckmin candidato, governador Aécio. Foi a ameaça de racha. E não custa lembrar: preferiu-se o candidato que tinha metade dos votos.Não parece que vicioso pode ser o método que indique quem não é favorito? Ou esse não é um modo legítimo de ver as coisas?A essa altura, considero que Aécio já foi longe demais para recuar. Se não houver prévias, não há como não se sentir derrotado. E aí se torna verossímil, embora não necessariamente verdadeira, a história de que foi vítima de algum rolo compressor. Teria uma licença para, permanecendo no PSDB, não se engajar na disputa. Pois que se façam as prévias então. O vencedor fica com as batatas — em Machado de Assis, sempre tomei a frase por sua, vou brincar, "literalidade metafórica": o vencedor realmente leva o benefício. Só que o benefício de ser candidato não se confunde com o benefício da vitória. Contra as pesquisas, Alckmin ficou com as batatas em 2006. Mas Lula levou o batatal todo.Na liderança da Câmara ou na disputa presidencial, a imprensa já tem farto material para se divertir e se distrair com as divisões tucanas. Se houver prévias, será, então, um mar de notícias e acusações de pequenos golpes e deslealdades. Mais um pouco, isso se torna uma tradição de... quem não chega lá. No campo oposto, o PT conseguiu a fantástica magia de fazer o PAC superar a soma estratosférica de R$ 1 trilhão. E Lula ainda ironiza: "Quem tem pressa na sucessão são meus adversários".E o que diz a respeito da magia do PAC os líderes do maior partido de oposição? Ora, nada! Estão muito ocupados em brigar entre si. Machado não estava preparado para o PSDB: ao vencedor, a derrota!

Sarney diz a Lula que excesso de medidas provisórias é "inaceitável"

Em reunião nesta manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), classificou de "inaceitável" o excesso de MPs (medidas provisórias) editadas pelo Poder Executivo. Ao colocar a mudança na tramitação do rito das MPs como uma das prioridades do seu mandato, Sarney disse que Lula reconheceu como "exagerado" o excesso das medidas.
"Eu usei a expressão inaceitável porque esse modelo chegou ao fim. Não pode isto continuar como está. O presidente Lula também disse que acha exagerado [a quantidade de MPs] e quer uma solução", disse Sarney.
Além das mudanças no rito de tramitação das MPs, Sarney disse para Lula que terá outras duas prioridades durante o período em que estiver na presidência do Senado: aprovar as reformas tributária e política. "Eu disse ao presidente que me comprometi com três coisas: a reforma tributária, a reforma política e a mudança nessa coisa inaceitável das medidas provisórias."
Na conversa com Lula, Sarney também disse que vai manter com o Executivo uma relação de "harmonia", mas ao mesmo tempo de "independência entre os poderes". "A minha eleição teve a participação de todas as correntes políticas, inclusive da oposição. Minha autonomia será exercida", afirmou.
Sarney disse ao presidente que vai separar as "relações pessoais das institucionais" enquanto estiver na presidência do Senado.

Governo pode usar dinheiro do Fundo Soberano para estimular economia

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que o governo pode utilizar parte do dinheiro do Fundo Soberano para ajudar a estimular os investimentos neste ano e minimizar os efeitos da crise financeira internacional.
No ano passado, o governo fez uma economia de R$ 14,2 bilhões que foi direcionada para o Fundo. O objetivo é utilizar esse dinheiro em momento de crise ou, nas palavras do ministro, de "vacas magras".
"Se 2009 for um ano de vacas magras, e elas serão pelo menos mais esbeltas que no ano passado, podemos vir a utilizar o Fundo Soberano", afirmou o ministro.
Mantega lembrou que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) já recebeu um reforço de caixa "de fazer inveja até ao Banco Mundial" e conta com um orçamento de mais de R$ 150 bilhões para emprestar neste ano.
Além disso, o governo aumentou em R$ 142 bilhões os investimentos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) até 2010.
Por isso, Mantega não acredita que o país entrará em recessão no início deste ano.
"O PIB será menor no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, mas será semelhante ao do último trimestre de 2008", afirmou.
"Vamos perseguir o máximo de crescimento, que talvez seja 4%. Não vou dizer que vamos acertar na mosca."

Blogar é coisa séria! Duvidam?

Palestra: Como utilizar o weblog para fins jornalísticos e literários.
Palestrante: Isolda Herculano (jornalista).
Data: 17 de fevereiro -16h.
Local: Prédio do Cos (Comunicação Social Ufal).

http://malajornalistica.blogger.com.br/

Não vale a pena mexer!!!

A três semanas do carnaval, começou um mutirão de beleza no Biotraining, o Centro de Estudos de Pós Graduação em Estética Médica, que oferece tratamentos como o Gap Peel, um peeling que rejuvenesce e drena o bumbum, o abdômen e as coxas.
Eles convidaram Rafaela Barreto, representante da Mangueira no Mulata do Gois. Ela, gentil, aceitou - só que, a gente aqui pode garantir, não tem a menor necessidade de qualquer mudança na forma impecável da candidata verde-e-rosa. Confira na foto.
É aquela história: para que mexer em time que está ganhando?

O PAC DAS MENINAS DO BRASIL

Marinha recruta meninas do futebol

A Marinha do Brasil resolveu dar uma força às meninas medalha de prata em futebol feminino nas Olimpíadas de Pequim. À exceção de Marta, que joga nos Estados Unidos, e de Cristiane, atacante do Corinthians, as atletas – na maioria desempregadas – serão recrutadas (contratadas, na verdade) para o serviço militar temporário e para representar a Marinha nos 5º Jogos Mundiais Militares, que se realizam no Rio, em 2011.

Nada de novo no reino da "Brasilândia"

PT descarta aliança com PSDB

O presidente do PT, o deputado federal Ricardo Berzoini (foto), afirmou que a aliança entre PT-PSDB, derrotada na eleição para a presidência do Senado Federal, “não acontecerá em 2010”. Segundo ele, o PSDB já declarou que continua oposição e o PT situação, o que, colocará em lados opostos durante a disputa pela presidência da República. Sobre a liderança do PMDB, tanto no Senado Federal, quanto na Câmara dos Deputados, o petista disse que espera “soluções à crise financeira mundial”. O presidente do PT também afirmou que o momento é de “olhar para o futuro” resolvendo questões como a reforma tributária e o corte dos gastos orçamentários.

Demonstração da Pesquisa de popularidade de LULA


O PLANO DE ACELERAÇÃO DAS NOTÍCIAS

LULA: O MESMO FALASTRÃO CONTRA "AZELITES"

Num texto, faço algumas especulações sobre as razões mais profundas da fantástica popularidade de Lula — e, sinceramente, acho bobagem duvidar das pesquisas. Outros institutos, creio, chegariam a resultado semelhante; pode até haver variação no número, mas não mudaria o fato. Observem que jamais brigo com esses levantamentos. Adiante. Sim, Lula sabe usar a imprensa como ninguém — e, com exceções, esta se deixa usar como nunca antes nestepaiz... Mas é um erro considerar o Apedeuta um fenômeno de mídia. Um erro fatal.Isso não quer dizer que Lula não tenha um impecável e infalível PAN (Plano de Aceleração das Notícias) — ou, se quiserem, PAM (Plano de Aceleração das Manchetes). As de amanhã, salvo alguma hecatombe, vão anunciar a construção de 500 mil casas — sem prazo, claro, mas o anúncio está feito. É um PAC dentro do PAC —e caberia um terceiro “dentro do PAC”. Por quê? Já há um programa de habitação incluído do Plano de Aceleração do Crescimento. A quantas anda? Só Deus sabe. Este a que se refere Lula é um outro, que ele acabou de inventar. No discurso, aproveitou para demonizar os ricos (que não têm por que reclamar dele – ver o post “Lula como fenômeno”) e para criticar aqueles que, segundo disse, reagem à ocupação, pelos pobres, de prédios públicos ociosos em áreas centrais das cidades.Esse PAC, dentro do PAC, dentro do PAC — como aquelas bonequinhas russas — será tocado pelo Ministério das Cidades, afirma ele, em parceria com a Fazenda e a... Casa Civil. Casa Civil cuidando de habitação? A desculpa é que tudo pertence ao grande PAC, a mãe de todos os programas. Então ta. Trata-se, e a presença de Dilma no evento não deixa a menor dúvida, de uma peça de propaganda eleitoral. Ela própria discursou, já pré-candidatíssima. E referiu-se com desdém aqueles que dizem, com acerto, aliás, que o PAC não existe e é só nomenclatura nova para um conjunto de obras que cabe mesmo ao governo realizar — o atraso no tal programa atinge nada menos de 62% dos projetos, é bom lembrar.Esse anúncio frenético de futuras obras e essa clara determinação de dar por realizado o que ainda é intenção tem, certamente, um peso importante na consolidação da imagem de Lula e nos 13.5% de intenção de votos de Dilma, a primeira coadjuvante de todas as intervenções do chefe. Ainda que o brasileiro/eleitor possa não conhecer a obra ou alguém que foi beneficiado por ela, dá como certo que a coisa está sendo feita. Tome-se como exemplo a micada transposição do São Francisco. Durante uns bons meses, Lula posou como o Antonio Conselheiro do sertão, que iria virar mar. Ninguém mais toca no assunto. A fase de faturar politicamente com aquela história já passou.E assim segue Lula, como uma espécie de cronista dos problemas brasileiros e prestidigitador que resolve as coisas num passe de mágica. Ainda que elas não se resolvam, já que coelhos não saem de cartolas, e problemas não desaparecem ao simples torque das mãos. Lula vai construir as 500 mil casas até o fim de seu mandato? Claro que não. Mas vai, como é mesmo?, “criar as condições” para isso, entenderam? Não subestimem Lula e sua capacidade de manter a frieza mesmo no cenário mais inóspito. No dia em que a indústria exibiu um resultado catastrófico, ele prometeu a construção de 500 mil casas. O resultado da indústria é um fato; as casas são uma promessa. Mas estas deitarão sua sombra sobre aquele e dirão ao leitor/ouvinte/telespectador: "Lula está trabalhando".Nas democracias mundo afora, esse comportamento do governante costuma ser desmascarado pelas oposições. Elas estão um tanto intimidadas, não é? O PAN ajuda a consolidar a popularidade de Lula, e os oposicionistas não vão trombar com quem é tão popular, e o que é círculo vicioso para o Brasil acaba sendo círculo virtuoso para Lula.Ele chegou ao ponto em que não precisa construir 500 mil casas. Basta anunciar a construção.

Lula promete gerar empregos com a construção de 500 mil casas

Em inauguração de obra em favela do Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo anuncia em breve um programa para a construção de 500 mil casas populares. Ele também criticou o descaso das autoridades do passado com a população carente e disse que os ricos precisam pouco do Estado. "Vamos fazer isso porque nós precisamos gerar empregos", disse Lula.O presidente explicou que o plano para a construção de casas está sendo discutido pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) com outros ministros e será feito em paralelo aos incentivos já existentes para a aquisição da casa própria pela Caixa Econômica Federal.Ele não deu um prazo para as obras e afirmou ainda que imóveis desativados da União deverão ser transformados em moradias populares.Durante discurso em inauguração da escola estadual Luiz Carlos da Vila, na favela de Manguinhos, zona norte do Rio, Lula disse que seu governo prioriza corrigir os erros do passado investindo em áreas carentes."Às vezes os políticos pensam muito menor que os discursos que fazem na época da campanha. Um deputado federal, um governador, um prefeito podem ser de partidos diferentes, não tem problema nenhum. Mas tem uma hora que todos tem que ter vergonha na cara e governar", afirmou o presidente.Ele voltou a defender a opção do governo pelos pobres. "Os ricos precisam pouco da gente (Estado). É coletar o lixo que está bom. Até hospitais eles vão para particular. A única razão para ser prefeito, governador e presidente é que precisamos governar para os mais pobres, para quem mais precisa do Estado", disse.Além de Dilma, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, ambos do PMDB, acompanharam a cerimônia.
Fonte:Agência Reuters.

Dicas de uma sexóloga radical

Dicas de uma sexóloga radical e estressada, respondendo às perguntas dos ouvintes:

1 - Tenho 20 anos e não transei ainda porque gostaria que a 1ª vez fosse com um namorado fixo. O que você acha?
R: Vai ser difícil, todos eles se movem na hora H.
2 - O que fazer para surpreender meu marido que é meio tímido?
R: Apareça com um amante.
3 - Tenho um amigo que quer fazer sexo comigo, mas ele tem um pênis de 20cm. Acho que vai ser doloroso, o que faço?
R: Manda pra cá que eu testo pra você.
4 - Como faço para seduzir o rapaz que eu amo?
R: Tire a roupa! Se ele não te agarrar, cai fora que é gay.
5 - Terminei com meu ex porque ele é muito galinha e agora estou com outro.Mas ainda gosto do ex e às vezes ainda fico com ele! O que devo fazer?
R: Quem é mesmo galinha nesta história?
6 - Quero saber como enlouquecer meu namorado só nas preliminares.
R: Diga no ouvidinho dele: 'minha menstruação está atrasada..'
7 - Sou feia, pobre e chata. O que devo fazer para alguém gostar de mim?
R: Ficar bonita, rica e ser legal. Obviamente..
8 - O cara com quem estou saindo é muito legal, mas está dando sinais de ser alcoólatra. O que eu faço?
R: Não deixe ele dirigir..
9 - Por que, na hora do sexo, quando a gente está no vai e vem, na hora em que o corpo entra em atrito e faz aquele barulho de quem está batendo palmas, a gente fica mais excitado?
R: É porque parece que tem torcida, tá ligado? Da próxima vez grite pra galera
10 - Apesar do meu tamanho, eu tenho apenas 15 anos de idade e não tenho cara propriamente linda. O que fazer para conseguir comer umas gatas?
R: Nesta idade você tem que comer Sucrilhos, entende?
11 - Sou virgem e rolou, pela primeira vez de fazer sexo oral. Terminei engolindo o negócio e quero saber se corro o risco de ficar grávida. Estou desesperada!
R: Claro que corre o risco de ficar grávida.E a criança vai sair pelo seu ouvido.
12 - A primeira vez dói ? Tenho 21 anos e ainda não transei porque tenho medo de doer e não agüentar.
R: Dói tanto que você vai ficar em coma e NUNCA mais vai levantar.Vê se deixa de ser fresca, e dá de uma vez, ô Cinderela!!!
13- Posso tomar anticoncepcional com diarréia?
R: Eu tomo com água, mas a opção é sua. Espero que use copo descartável.

Colaboração de Renata de Melo Fortes

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Lula vira refém do Congresso dominado pelo PMDB


PSDB fica com a vice-presidência do Senado

A primeira vice-presidência do Senado ficou com o PSDB. O senador Marconi Perillo (GO) foi escolhido para o cargo na tarde desta terça-feira (03). Ele assume no lugar de Tião Viana (PT-AC), candidato derrotado à Presidência do Senado. A segunda vice-presidência ficou com a petista Serys Slhessarenko (MT).
O DEM ficou com a primeira secretaria, com a eleição de Heráclito Fortes (PI), que substitui o colega de partido Efraim Morais (PB). O senador Mão Santa (PMDB-PI) ficou com a segunda secretaria, mantendo o partido na cadeira, já que ele entra no lugar de Gerson Camata (PMDB). A terceira secretaria, que estava sob o comando de César Borges (PR-BA), passa para João Vicente Claudino (PTB-PI).ImpasseO acordo para a definição da quarta secretaria, contudo, ainda não foi fechado. Antes da votação que oficializou os demais cargos, representantes de bancadas se reunião para tentar resolver a polêmica envolvendo o PDT e o PR. O PDT ficaria com a cadeira, pelo critério de proporcionalidade estabelecido no regimento interno da Casa. Contudo, o PR afirma ter fechado acordo com o PMDB para indicar o titular do cargo. Atualmente, o PR já ocupa a cadeira, com o senador Magno Malta (ES). O PDT quer que seja escolhida a senadora Patrícia Saboya (CE).

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dilema de blogueiro


AFRODITE

Uma bela foto de Ruslan Maximov
“Afrodite (Vênus), deusa do desejo, surgiu nua da espuma do mar e, cavalgando uma concha de vieira, onde primeiro pôs os pés foi na ilha de Citera. Porém, considerando-a apenas uma ilhota, cruzou o Peloponeso e, finalmente, passou a residir em Pafos, no Chipre, ainda hoje a principal sede de seu culto. Plantas e flores cresciam por onde ela pisasse. Em Pafos, as Estações, filhas de Têmis, apressaram-se em vesti-la e adorná-la”.
Apressaram-se em vesti-la? Botticelli não teve essa pressa. Maximov também não. A deusa do desejo! Epifânica!!

Sexo selvagem

A Jornalisma Maiá Menezes, da Editoria Nacional de O Globo, esteve em Belém, no Fórum Social Mundial. No meio daquela fauna, encontrou a turma do Fuck for Forest (o nome é esse mesmo), que defende o sexo selvagem como forma de salvar a floresta. Veja só a foto.
É aquela história: se a mata é virgem... Mas, se for para salvar nossas florestas, também quero!

PMDB: " O Congresso é nosso!"

Os presidentes eleitos da Câmara e do Senado, Michel Temer (PMDB-SP) e José Sarney (PMDB-AP), assumiram seus cargos hoje com um discurso de preocupação com a crise econômica mundial. Os dois venceram hoje as eleições para as presidências da Câmara e do Senado.Temer disse que a crise que se avizinha encontrará resistência no Legislativo. "Volto a dizer que a crise que se avizinha encontrará resistência no país, especialmente no Poder Legislativo. Em meu discurso como candidato disse: Nós precisamos habilitar, trabalhar aqui na Câmara dos Deputados para que possamos formular ideias que levem o país a enfrentar qualquer espécie de crise."Já Sarney anunciou hoje que cortará 10% de todas as despesas programadas no orçamento da instituição para este ano. "Vamos procurar fazer com que, cada vez mais, a gente tenha melhores serviços, gastando menos", afirmou ele."Nós vamos reunir a Mesa quinta-feira, determinar um corte de dez por cento em todas as despesas e, ao mesmo tempo, iniciar um reavaliação de toda a área administrativa de modo a que se possa ampliar essa economia."Sarney anunciou ainda a criação de uma comissão permanente para acompanhar a crise financeira mundial. "Por outro lado, vou fazer imediatamente a instalação de uma comissão do mais alto nível, de experts da Casa, para acompanharmos permanentemente a crise econômica mundial, oferecendo não só sugestões, como também tentando influir nas decisões e levando essas sugestões ao Poder Executivo. É uma comissão de caráter permanente para acompanhar diariamente a crise internacional. Acostumados ao poder e com icontestável sêde pelo próprio, o PMDB se associa ao baixo clero e passa a comandar as duas Casas do Legislativo Brasileiro. O certo é que, se de um lado certos Senadores respiram aliviados com Sarney,o mesmo não se pode afirmar quanto a Camara onde, os "cobras criadas" derrotados, podem exigir "um pouco mais" para estabilizar o Poder. nos corredores se ouve, à boca miúda, que em eleição e apoio nada é de graça.

STF julga poder do governo no caso Battisti

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) voltam ao trabalho amanhã após o recesso do Poder Judiciário com a tarefa de julgar se o processo de extradição do ex-militante italiano Cesare Battisti deve ser extinto, informam Flávio Ferreira e Claudio Dantas Sequeira em reportagem publicada neste domingo na Folha deSão Paulo.
Depois que o ministro Tarso Genro (Justiça) concedeu o status de refugiado político a Battisti, a defesa entrou com recurso na Suprema Corte para libertar o italiano, que está preso no Brasil desde 2007. Por outro lado, a Itália entrou com pedido de extradição.
O ex-ativista do grupo PAC (Proletários Armados pelo Comunismo) foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios.
A discussão sobre o caso Battisti deve envolver a questão da invasão ou não do Poder Executivo nos assuntos do Poder Judiciário.
Na última sexta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo brasileiro vai respeitar a decisão da Justiça sobre a concessão de status de refugiado ao italiano.
Lula também reconheceu o direito da Itália de recorrer ao Supremo para pedir a extradição do ex-militante de esquerda. Mas ressaltou que as pessoas devem respeitar as decisões soberanas de cada país.
Ontem, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, disse que Battisti terá uma decisão justa na Suprema Corte.
"A questão está confiada às mãos competentes do Supremo Tribunal Federal que, certamente, encontrará uma decisão justa", afirmou Mendes.

Juiz do Rio diz em sentença que mulheres do 'Big Brother' são gostosas.

Um juiz do Rio de Janeiro aproveitou a sentença em que determinou o pagamento de indenização de R$ 6.000 por defeito em um aparelho de televisão para dar sua opinião sobre as participantes do Big Brother Brasil. Segundo o juiz Claudio Ferreira Rodrigues, da Vara Cível de Campos dos Goytacazes, as mulheres que estão no programa são "gostosas"."Na vida moderna, não há como negar que um aparelho televisor, presente na quase totalidade dos lares, é considerado bem essencial. Sem ele, como o autor poderia assistir às gostosas do Big Brother?", diz o magistrado na decisão.Ainda sobrou espaço para fazer um humorístico comentário sobre futebol. Como o autor da ação, o juiz também torce para o Flamengo e aproveitou para fazer chacota com o Fluminense e o Vasco, rebaixado no ano passado para a série B do Campeonato Brasileiro. "Se o autor fosse torcedor do Fluminense ou do Vasco, não haveria a necessidade de haver televisor, já que para sofrer não se precisa de televisão", brincou o juiz.
Leia a sentença em:

Islândia se torna primeiro país a ser governado por uma homossexual assumida.

A social-democrata Johanna Sigurdardottir, escolhida para liderar o Executivo da Islândia, se tornou hoje a primeira homossexual assumida a governar um país.Ontem, após longas e difíceis negociações, a Aliança Socialdemocrata e o Movimento de Esquerda Verde chegaram a um acordo para, juntos, formarem um Governo de coalização.A formação do novo Governo foi resultado da renúncia do Executivo anterior, liderado pelos conservadores e que caiu em função da insatisfação popular com a forma como o então primeiro-ministro estava conduzindo a crise financeira, que deixou o país à beira da quebra.Ao tomar posse hoje, a nova chefe de Governo da Islândia, que era ministra de Assuntos Sociais no Executivo anterior, disse que sua tarefa mais importante será buscar paliativos para a crise atual.Conforme o acerto dos dois partidos da coalização governista, o ministério das Finanças será assumido pelo líder dos Verdes, Steingrimur Sigfusson.Outra importante missão do novo Governo islandês, que é de transição, será preparar as eleições antecipadas para maio.Sigurdardóttit, de 66 anos, ex-aeromoça e sindicalista, é casada com a jornalista e escritora Jonina Leosdottir.