sábado, 17 de abril de 2010

O modelo que Lula quer


Chávez nomeia 35 mil milicianos contra oposição A ideia é que, por meio de atividades como pintura de murais, discursos em megafones, performances musicais, envio de mensagens de texto pelo celular e pela internet, via sites de redes sociais como o Twitter e o Facebook, os jovens façam propaganda pró-Chávez e também atuem como fiscais do que está sendo dito contra ele pela oposição.(...)
— "Não existe mais esta distinção entre povo armado e desarmado.Todos somos armados, todos vamos lutar contra a oposição", disse María León, ministra para Assuntos da Mulher, uma das novas milicianas.
Dá arrepios, não é? Em mim e em você, arrepios de horror.
Nos companheiros de armas Dilma Rousseff e José Dirceu, arrepios de desejo.
Eles e Lula acham que na Venezuela há “excesso de democracia”.
*Eduardo Graeff, via blogspelademocracia

A exterminação dos petessauros

Fotografo: Matusalém
Foto mostra Petessauro no auge do domínio sobre o Planalto Central do Brasil.A queda de uma estrela cadente foi a causa da sua extinção
A espécie dos petessauros chegou a dominar uma vasta região da América do Sul. Era boa de bico e muito voraz. Com grande apetite os Petessauros tomaram o espaço de espécies mais antigas e obesas, como os PMDBessauros, PTBssauros e DEMossauros.
Mas a decadência dos Petessauros começou quando uma grande estrela caiu num enorme lodaçal do Planalto Central, trazendo grandes mudanças.
As verdinhas, que alimentavam os vorazes bandos, começaram a escassear. E a nova rainha da espécie era pesada demais para ser carregada, provocando o afundamento de todo o bando.
*gracialavida, via blogspelademocracia

Porque hoje é Sábado, uma bela mulher


A bela atriz Christine Fernandes

Serra faz contato com eleitores em Alagoas

De Ricardo Rodrigues, em O Estado de São Paulo:
O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, realizou atividade típica de campanha, na quinta feira, em Maceió, ao lado do governador Teotônio Vilela Filho. Depois de visitar as instalações da nova fábrica da Coca-Cola, na capital alagoana, Serra fez corpo-a-corpo com os alagoanos, em visita ao Shopping Pátio Maceió. O tucano cumprimentou eleitores, abraçou crianças, tirou fotos com jovens e distribuiu muitos apertos de mão. Mas evitou falar de tema polêmicos como o avanço dos conflitos agrários no governo Lula e o crescimento da rival Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas.Serra disse que estava contente com a receptividade em Alagoas e prometeu ajudar o Estado ainda mais caso seja eleito presidente da República. "Não posso deixar de reconhecer que houve avanços no governo do presidente Lula, mas é preciso avançar ainda mais nas políticas sociais", afirmou. O tucano também reconheceu que, apesar das divergências partidárias, o Estado de São Paulo nunca foi discriminado pelo governo federal. "Fui governador de oposição e nem por isso recebi tratamento discriminativo do governo Lula", afirmou Serra. Disse ainda que para as obras do Rodoanel, que custaram cerca de R$ 5 bilhões, o governo federal entrou com 24% dos recursos. "Apesar de a obra ter sido feita praticamente com recursos próprios do Estado, eu fiz questão de reconhecer a ajuda que o governo federal nós deu para construir o Rodoanel."

Criador e criatura

Em entrevista concedida, na manhã de ontem, à Rádio Bandeirantes, em São Paulo, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, negou ter tentado se descolar da imagem de FHC, disse que "não necessariamente o sucessor replica o antecessor" e citou como exemplo o ex-prefeito da capital paulista Celso Pitta, eleito com apoio do ex-governador Paulo Maluf (atual deputado pelo PP).

Flores no túmulo de Tancredo

De Demétrio Magnoli, em O Estado de S.Paulo:
Para onde pender Minas Gerais, se inclinará o Brasil, imaginam os estrategistas de José Serra e Dilma Rousseff. A candidata do PT inaugurou sua campanha solo com um périplo mineiro e - entre tantos lugares! - enveredou pelo caminho de São João Del Rei, até o túmulo de Tancredo Neves, no qual depositou flores. O gesto recende a oportunismo eleitoreiro paroxístico, e também é isso. Mas não é só isso: Dilma está fazendo uma declaração sobre a História - ou melhor, uma declaração contra a História.Lula e o PT acercaram-se de Delfim Netto, celebraram com Jader Barbalho, aliaram-se a José Sarney, trocaram figurinhas com Paulo Maluf, assopraram as cicatrizes de Fernando Collor. O que é um Tancredo perto disso? Uma diferença, entre tantas, está na circunstância de que a figura homenageada deixou o mundo dos vivos para ingressar no firmamento dos símbolos. Tancredo é uma representação: o ícone da transição pactuada que deu origem à Nova República. O PT vilipendiou aquela transição e decidiu não fazer parte da ordem que nascia. Primeiro, expulsou seus três deputados que votaram por Tancredo no Colégio Eleitoral. Depois se recusou a homologar a Constituição de 1988. O que fazia Dilma no berço simbólico de tudo o que o PT queimou na maior encruzilhada de nossa história recente?A coerência absoluta é privilégio das seitas políticas, responsáveis apenas perante seus próprios dogmas. Todos os partidos de verdade, aqui e alhures, experimentam ambivalências ao olhar para trás, na direção de seu passado. Mas o lulopetismo encontra-se numa categoria separada. A narrativa histórica implícita na peregrinação ao túmulo de Tancredo se situa em algum ponto entre a esquizofrenia e o distúrbio bipolar. E, no entanto, há método na loucura. *Leia mais aqui

Dilma, a bem amada?

A campanha eleitoral nem começou, mas a guerra de mentiras está acirrada. A estória que invadiram o site do PT é apenas um dos artifícios pouco éticos que serão utilizados pelo PT. Como diria o leitor do “Estadão” Ronaldo Gomes Ferraz, essa estória nos faz lembrar o final da novela O Bem Amado, quando Odorico Paraguaçu encomenda um atentado contra si mesmo para pôr a culpa na oposição e, com isso, recuperar seu prestígio político. Com o Brasil tão parecido com Sucupira as chances de o PT ter invadido o seu próprio site são imensas.

Comentário da semana

Já ensinava Ricupero: "O que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde".
O governo que está aí fatura qualquer coisa, a maioria existindo apenas em discursos, com a complacência de uma imprensa anestesiada por verbas publicas.
*Leitor F Moreira, no Estadão online, 15/04/2010

O terror vermelho no campo

Em nota oficial divulgada no final da tarde de quarta feira, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) salientou que "a jornada de lutas" (batizada de Abril Vermelho) chegou a 42 ocupações e marchas em 16 Estados. O movimento defende o assentamento das 90 mil famílias acampadas, atualização dos índices de produtividade e políticas públicas para as áreas de Reforma Agrária.Na nota, o MST cobra os compromissos assumidos pelo governo federal que ainda não teriam sido cumpridos. O coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues, reclama que "a maioria das áreas ocupadas já foram classificadas como improdutivas em vistorias do Incra, mas ainda não foram desapropriadas e destinadas à Reforma Agrária".De acordo com o MST foram ocupadas 19 áreas em Pernambuco, nove em São Paulo, cinco em Paraíba, três em Sergipe, duas no Ceará, e uma no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O golpe de Lula

Consta, nos bastidores, a história de um golpe que há muito está sendo "maturado" no Planalto. Trata-se do terceiro mandato de Lula. Dizem que o presidente Lula anda decepcionado com o desempenho de sua pupila na campanha. A continuar assim periga dela naufragar já no primeiro turno! Daí que...poderia estar sendo articulado um plano B, uma manobra salvadora para os petistas: Lula renunciaria a seu cargo para se lançar candidato a vice de Dilma, e assim poder acompanhá-la em tudo que é palanque . Creem os "grandes pensadores" do PT que com esta alavancada Dilma obterá os votos suficientes para eleger-se presidenta .Mas a estória não termina aí! Depois de eleita, Dilma cumpriria um breve estágio, e em seguida renunciaria por motivo de saúde...afinal já houve um "histórico" de enfermidade, não é? E assim, Lula assumiria legalmente a presidência e poderia ficar mais 8...OITO ANOS!
Ocorre que tal possibilidade já fora sepultada em decisão do STF, em razão de uma consulta.
Dizem, porém, que com maioria no Supremo, Lula tentaria reverter a situação e colher uma nova decisão, contrária a anterior, o que lhe proporcionaria uma volta triunfal em breve.
Não duvido nada. A decisão anterior foi de Juizes e Lula já disse que não poderia ficr "refém " de decisão judicial.
Judiciário forte é próprio de democracias e democracia parece não ser o forte do PT e de Lula da Silva.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Heráclito acusa Dilma de propaganda mentirosa

Em discurso na tribuna do Senado na tarde de 14/04, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) fez uma grave denúncia: a de que a candidata Dilma Rousseff esteve em seu estado apresentando uma cartilha intitulada 8o Balanço do PAC , contendo uma sucessão de inverdades tais como: obras da Ferrovia Transnordestina , do Aeroporto Santa Therezinha , e de 5 hidroelétricas que não existem. Ainda cita abertura de estradas que não aconteceram e operação tapa-buraco nas estradas existentes, que foi executada a preços exorbitantes e qualidade de trabalho pífio, a tal ponto que estas estradas hoje são chamadas de "sonrisal" pois se dissolvem nas primeiras chuvas.Quem disse isso foi um senador da República do Estado do Piauí.
*Texto de Mara Montezuma Assaf

Obama ignora Lula e pede sanções ao Irã

Momentos após ouvir proposta do colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, defendendo a continuidade da negociação com o Irã; o presidente dos EUA, Barack Obama, insistiu na defesa de sanções duras e imediatas da ONU contra o pais persa devido a seu programa nuclear. O debate ocorreu na Cúpula de Segurança Nuclear, que reuniu em Washington 47 líderes mundiais. O presidente americano participou de reunião de 15 minutos, não programada, com Lula e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan para discutir, a pedido dos dois, alternativas à punição aos iranianos. Segundo o chanceler Celso Amorim, Obama "não foi categórico" nem disse ser contra mais negociações. Tanto o presidente quanto o Departamento de Estado, porém, voltaram a pedir ações contra o Irã. Potências ocidentais temem que o país desenvolva a bomba atômica, o que Teerã nega.
*Folha de São Paulo -14/04/2010 - (págs. 1 e A14)

Italiano confirma pagamento de propina a brasileiros

Mais um ex-executivo da Telecom Italia confirmou à Justiça italiana que a empresa despejou 120 milhões de euros, em atividades supostamente ilegais, para dominar o mercado da telefonia. Desse total, 10 milhões foram destinados ao Brasil. Processo que corre em Milão, em defesa dos acionistas, apura a motivação dos pagamentos e o paradeiro da verba desviada da Telecom Italia.
Em depoimento prestado à juíza de instrução Mariolina Panasiti, no último dia 5 de março, Fábio Ghioni, ex-executivo da Telecom Italia, especialista em estratégias e tecnologias não convencionais de segurança e tido como o responsável pelo esquema de interceptações de informação da telefônica italiana.
Em seu depoimento, prestado no curso do Procedimento Penal 9.633/08, do Tribunal de Milão, Ghioni afirmou que entre as pessoas subornadas pelo esquema de espionagem montado pela Telecom Italia, estão policiais federais e políticos brasileiros. Segundo ele, policiais federais receberam propina da empresa para prestar serviços de segurança particular, no Brasil, a espiões italianos, e também para inserir, numa operação da PF, dados para favorecer os interesses da Telecom Italia.
WWW.conjur.combr/

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dilma pisou na bola

Da Folha de São Paulo:
O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse não ter se sentido "pessoalmente agredido" com a declaração de sua adversária Dilma Rousseff (PT). Segundo o tucano, que deu entrevista ontem pela manhã à rádio Jovem Pan, a declaração foi "surpreendente", mas preferiu classificá-la como um "escorregão" de Dilma."Quem ia ser preso saiu do Brasil para não ir para a prisão. Há muitos, muitos, muitos companheiros de partido da Dilma que também foram exilados por esse motivo", disse o ex-governador paulista. "De maneira que confesso que eu não entendi direito a declaração, porque ela seria um desrespeito a toda essa gente."Serra, que falou do motivo do seu exílio, ao dizer que foi condenado "de uma maneira maluca e totalmente ilegal, por crime de opinião", citou pessoas próximas a Dilma, e que também recorreram ao exílio, para esvaziar a crítica da ex-ministra da Casa Civil."Marco Aurélio Garcia, que é seu chefe de programa [de governo], esteve exilado. O Leonel Brizola, que foi seu chefe anterior, também", afirmou, referindo-se ao período em que Dilma era filiada ao PDT, partido fundado por Brizola, morto em 2004.

Internet revela segredo da criação do PT

- Quando Deus fez o mundo – me comunica o internauta pelo blog - para que os homens prosperassem decidiu dar-lhes apenas duas virtudes.
- Aos suíços os fez estudiosos e respeitadores da lei. Aos ingleses, organizados e pontuais. Aos argentinos, chatos e arrogantes. Aos japoneses, trabalhadores e disciplinados. Aos italianos, alegres e românticos. Aos franceses, cultos e finos. Aos brasileiros, inteligentes, honestos e petistas.
Um anjo estranhou
– Senhor a todos os povos do mundo foram dadas duas virtudes. Mas aos brasileiros destes três! Isso não os fará soberbos em relação aos demais povos da terra?
– Bem observado, bom anjo! – respondeu então o Senhor. Façamos então uma correção.
– De agora em diante, os brasileiros, povo do meu coração, manterão essas três virtudes, mas nenhum deles poderá utilizar mais de duas simultaneamente, como os demais povos. E trocou em miúdos.
– Assim o que for petista e honesto, não pode ser inteligente. O que for inteligente e honesto não pode ser petista!
* Publicado no Jornal “O diário do Pará” - 28/03/2010

Lula confessa que mentiu...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula admitiu pela primeira vez que teve conhecimento do mensalão durante reunião com o presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), no primeiro semestre de 2005. No Ofício nº 57/2010 encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, incluído na Ação Penal nº 470, que investiga o repasse financeiro a partidos da base aliada, Lula também reconheceu a possibilidade de ter sido feito um acordo financeiro entre o PT e o antigo PL (hoje PR) na campanha eleitoral de 2002. A reportagem foi publicada nesta terça-feira pelo Correio Braziliense. Lula, que antes negara haver tomado conhecimento do mensalão, disse que foi feita uma menção ao assunto "repasse de dinheiro para integrantes da base aliada do governo federal na Câmara dos Deputados", disse não se lembrar de ter tomado conhecimento do "mensalão" por outra pessoa que não Roberto Jefferson.

terça-feira, 13 de abril de 2010

A Dilma fake

A foto acima é de Ricardo Stuckert, fotógrafo contratado pela campanha do PT. O objetivo é mostrar Dilma Rousseff cuidando pessoalmente de seu Twitter… Sei. Vejam ali. Ela simula estar digitando uma mensagem, mas não há a área de postagem, só a de exibição. Ali, ela pode digitar à vontade que nada vai acontecer. O laptop é, nessa foto, o que aquelas frutas e aqueles sucos amarelíssimos são nas revistas de celebridades: cenário. A razão é simples: o twitter da Dilma integra o complexo de comunicação sob o comando duzamericânu. Não é ela quem faz. Pensem bem, poderia ser pior: dadas as afinidades eletivas do governo Lula, os “especialistas” poderi am ter vindo do Irã, não dos EUA…
*Li no blog do Reinaldo Azevedo

Um poder legislativo apodrecido

Parece incrível. Mas não é! Um milhão e seiscentas mil assinaturas não foram suficientes para convencer os parlamentares brasileiros de que a sociedade já não admite bandalheiras. Pesquisa realizada entre os 513 deputados mostra que apenas 15%, ou seja, só 77 parlamentares do total que compõem a Câmara votariam a favor do Projeto Ficha Limpa. Isso demonstra que o nosso Congresso é podre. Em suma, congresso sujo não pode ter ficha limpa. Um exemplo típico da democracia praticada no Terceiro Mundo. O congresso está desmoralizado e se lixando para a sociedade.

Lula da Silva e o Irã


O sempre equivocado e mal assessorado em política internacional, Lula da Silva, enquanto afirma sem vergonha nenhuma na cara, dizendo que ''conversará com o Irã até o ultimo minuto'' (sic!) sobre questões nucleares, está na verdade levando até o ultimo minuto talvez a maior ameaça a paz mundial entre as nações do planeta desde o advento do facínora genocida Adolf Hitler. De Garanhuns para o mundo, passando pelo sindicato em São Bernardo, a verdade é que faltou e ainda falta escola, experiência, honestidade e humildade onde sobeja o pior oportunismo ideológico já visto na Presidência da República do Brasil. Essa nação e os brasileiros, infelizmente é que pagarão em ultima analise por terem votado e votarem ainda hoje tão mal...
Do leitor Paulo Boccato - São Carlos-SP
pofboccato@yahoo.com.br

Legislação eleitoral permissiva

Lula da Silva afirmou que esta será uma eleição fácil ''com o time que está em campo''.Talvez estivesse se referindo aos legisladores que ao legislarem sobre eleições prescreveram penas brandas e dóceis, bem ao gosto dele.Aplicar multas de R$ 5 mil para flagrantes ilegalidades é "sopa no mel". Lula da Silva considera tal quantia uma merreca. É dinheirinho de pinga, diria. Aliás, os sindicatos e os inúmeros amigos beneficiados já devem ter se comprometido a pagar todas as multas que o TSE possa aplicar a Lula ou a Dilma. Tais multas 'tão "baratinhas'' não são encaradas como punição para quem não tem pudor ou escrúpulo. Não por acaso, Lula da Silva é um reincidente convicto e tem se mostrado contumaz na mesma falta, debochando de quem as aplica.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Discurso de sobra

Seis discursos, três dos quais de improviso, e nenhum plural exterminado, nenhum pontapé na gramática, nenhum raciocínio esganado pelo cérebro baldio, nenhuma frase perdida no deserto de neurônios - nenhuma agressão à lógica e ao idioma. Tanto bastaria para que se saudasse com fanfarras e fogos de artifício a festa de lançamento da candidatura presidencial de José Serra. Mas o conteúdo superou a forma, e a celebração política ocorrida em Brasília neste sábado excitou o Brasil que pensa com a sensação de que pode estar perto do fim a Era da Mediocridade instituída há mais de sete anos.
O presidente Lula atravessou o verão com Dilma Rousseff no colo e um par de certezas na cabeça: a oposição enfrentaria uma campanha inteira sem discurso e tentando esconder Fernando Henrique Cardoso. Acaba de descobrir que flutuou na estratosfera. Aplaudido de pé pela multidão, FHC foi louvado por todos os oradores, finalmente despertados para a evidência de que o presidente que venceu a inflação só é impopular entre milicianos petistas e cabeças contaminadas por versões companheiras da história do Brasil. A segunda fantasia foi rasgada ao longo do encontro e ficou em frangalhos com o pronunciamento de José Serra. A oposição tem discurso de sobra.
Quem não tem é Dilma, reafirmou a fala de Serra, radiografada com brilho e precisão por Reinaldo Azevedo no seu blog em VEJA.com. Na convenção do PT, a sucessora que Lula inventou produziu só mais um capítulo do Discurso sobre o Nada. Reverenciou seu Senhor particular mais de 60 vezes e prometeu que, se virar presidente, vai seguir disciplinadamente o caminho que ele ensinou — sejam quais forem o traçado e o destino. Neste sábado, em menos de uma hora, Serra escancarou o abismo que separa um político com história pessoal, biografia política e currículo administrativo de uma principiante de passado fosco, presente bisonho e futuro escurecido pelo perigo.
Desprovida de ideias próprias ou expropriadas, estreante em disputas eleitorais, Dilma anda produzindo platitudes, obviedades ou maluquices em quantidade suficiente para matar de tédio a mais gentil das plateias. Reduzida a apêndice de Lula, terá de enfrentar um adversário com sólida formação política, ampla autonomia de voo, larga milhagem em comícios, testado em muitas disputas eleitorais e capaz de dizer o que pretende com clareza e consistência.
Não é um panorama alentador para quem só precisou de uma viagem a Minas para oferecer a Aécio Neves a provocação que faltava para cimentar a parceria eleitoral com Serra com um discurso que, simultaneamente, implodiu outro equívoco de Lula. Convencido de que Aécio reprisaria a performance ambígua das eleições presidenciais anteriores, o Grande Estrategista decidiu que Dilma visitaria o túmulo de Tancredo Neves em São João del Rey e, no meio de alguma entrevista, proporia ao neto do homenageado a aliança promíscua.
Deu tudo errado, deixou claro Aécio neste sábado. Incisivo, contundente, lendo na memória o texto com requintes mineiríssimos, o melhor orador da festa lembrou os piores momentos da feroz oposição feita pela companheirada a Tancredo Neves, Itamar Franco e Fernando Henrique. Depois de cumprimentar Lula por ter mantido as linhas gerais da política econômica do antecessor, informou que o PT sempre colocou os interesses partidários acima dos interesses do país. Cumpre à oposição fazer o contrário.
Foi um discurso sem volta. Ainda que insista em disputar o Senado, Aécio vai comandar a campanha de Serra em Minas com a energia que faltou em 2002 e 2006. O neto de Tancredo aparentemente compreendeu que, desta vez, o triunfo individual talvez seja insuficiente para preservar o sonho de chegar ao cargo que o avô não pôde assumir.
Li no blog do Augusto Nunes

O MST voltará a atacar

A onda de invasões de terra que o MST promete desencadear nesta semana em todo o país tem um pano de fundo político: forçar uma declaração pública da presidenciável petista, Dilma Rousseff, sobre o tema da reforma agrária.A ex-ministra da Casa Civil é vista com dúvidas entre os sem-terra já que, enquanto ministra, pouco se aproximou dos movimentos sociais ou apresentou ideias para a questão fundiária. Dirigentes do movimento costumam se referir a ela como uma "desconhecida".Agora, no calor do "abril vermelho", a expectativa do MST é que a petista seja provocada pela imprensa a se posicionar sobre a série de invasões: defenderá as ações ou se aliará a PSDB, DEM e bancada ruralista para condená-las? Apresentará alguma proposta sobre o tema, como metas de assentamentos, ou se manterá neutra? .....
Leia mais na Folha de São Paulo

Mitologias, mentiras e mistificações

Quarta-feira passada, em sua despedida do Palácio do Planalto, dona Dilma manteve seu olhar pregado no passado, como sempre faz. A estratégia, que se repete a cada manifestação pública dela, tem motivos óbvios: é evidente o temor da ex-ministra de se comparar diretamente com José Serra. Ela não tem biografia, não tem um histórico de realizações nem tampouco tem a oferecer a perspectiva de um futuro melhor. Por isso, opta por apostar em mistificações de um presente que está longe de ser real em comparação com um passado forjado pelo PT – em atitude típica de regimes totalitários que tentam reescrever a História. Se, ao invés de fazer ataques sem fundamento ao PSDB, a candidata resolvesse estudar o próprio país, saberia que, durante o período do governo Lula, o Brasil teve crescimento per capita médio de 2,29% desde 2002 até agora. Foi apenas o 13º maior da América Latina (entre 19 países) e o 9º da América do Sul, entre 10 países. Que grande sucesso é esse? A petista também se gabou do “excepcional” comportamento do Brasil frente à crise econômica mundial. Provavelmente, ignora – ou, pior, tenta esconder – que o país não foi o primeiro, nem o segundo e sequer o terceiro a se sair melhor da crise. Com o “espetacular crescimento” de -0,2% em 2009, aquele que Lula anuncia desde o início de seu governo, o Brasil teve o 104º melhor desempenho do mundo, de uma lista de 213 países. Dilma também comemorou o suposto fato de que hoje o povo brasileiro “não aceita mais migalhas e projetos inacabados”. Faltou dizer que, na principal tarefa da qual foi responsável no atual governo, a condução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), até agora a candidata só entregou 11% das ações prometidas. A escolhida de Lula se orgulhou, com razão, dos inegáveis ganhos de consumo da população no atual governo, em especial nas regiões mais pobres. Mas jogou embaixo do tapete números recém-revisados pelo IBGE mostrando que, na gestão tucana, o PIB per capita nordestino aproximou-se bem mais da média nacional: passou de 42,29% para 46,44%, expansão de 4,15 pontos percentuais em oito anos. Lula só conseguiu uma melhora de 0,22 ponto percentual nos cinco primeiros anos de governo. O propalado avanço dos nordestinos em direção à menor desigualdade na gestão petista é mais um mito que os números oficiais – cruéis números – também implodem. Dona Dilma pelo menos não mentiu quanto à saída de milhões de brasileiros da pobreza na última década. Mas se esqueceu de dizer que, entre 2002 e 2008, caímos do 72º para o 75º no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a lista elaborada pela ONU que inclui dados sobre renda, mortalidade, esperança de vida e educação. Além disso, como lembrou o ex-governador Aécio Neves, em entrevista à revista Veja, nada seria possível se não fosse a arquitetura econômica herdada do Plano Real. E, talvez mais revelador de seu pronunciamento, a ministra praticamente não falou dela mesma na despedida. Preferiu louvar o presidente Lula por 28 vezes, chamando-o sempre de “senhor”. Deixou claro, portanto, que prefere ser conduzida a conduzir. Mostrou que, mesmo podendo ser presidente da República, estará mais para cumprir ordens e dizer “sim senhor” a Lula e ao PT, não importa o que venham a pedir. Muito melhor será eleger alguém com personalidade própria, com idéias próprias e adequadas para fazer do nosso país um lugar melhor para se viver. Alguém com quem o Brasil pode mais.
*Li no blog Pauta em ponto

Pense bem antes de votar


Video de Marco Buru

Avião empaca em buraco. É o PAC da Dilma.

Boing empaca em Buraco de aeroporto brasileiro

Ontem, em seu discurso presidencial, José Serra afirmou:
"Lembro que os investimentos governamentais no Brasil, como proporção do PIB, ainda são dos mais baixos do mundo em desenvolvimento. Isso compromete ou encarece a produção, as exportações e o comércio. Há uma quase unanimidade a respeito das carências da infra-estrutura brasileira: no geral, as estradas não estão boas, faltam armazéns, os aeroportos vivem à beira do caos, os portos, por onde passam nossas exportações e importações, há muito deixaram de atender as necessidades. Tem gente que vê essas carências apenas como um desconforto, um incômodo. Mas essa é uma visão errada. O PIB brasileiro poderia crescer bem mais se a infra-estrutura fosse adequada, se funcionasse de acordo com o tamanho do nosso país, da população e da economia."
As fotos acima são de um avião atolado no Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre, neste domingo. Um avião da TAM caiu em um dos buracos da pista. Foi necessária a utilização de um trator para desampacar a aeronave.o bichão. O vôo faria o trecho Rio Branco-Brasília. Apesar dos discursos e comícios do governo elevando o tal PAC, não destinou nenhum centavo para o Estado do Acre e apenas R$ 95 milhões para os aeroportos da região Norte, entre 2007 e 2010. Foi realizado menos de 10%! O tal PAC 2 promete investir R$ 3 bilhões em aeroportos, entre 2011 e 2014. Sabe quanto para o Acre? Zero! Nunca na história deste país você havia visto um Boeing atolado na pista de um aeroporto. Muito prazer, este é o país do PAC da Dilma.
*Li no blog Coturno noturno.

domingo, 11 de abril de 2010

Lançada candidatura de José Serra


A globo não perdoa o apedrejamento do seu caminhão de externa,pelos terroristas petistas e sindicalistas, em São Paulo.
Veja acima a matéria do Jornal Nacional, ontem.