segunda-feira, 9 de março de 2009

Obama libera verba pública para pesquisas com células-tronco.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta segunda-feira (9) um decreto suspendendo as restrições ao uso de fundos federais em pesquisas com células-tronco embrionárias. A decisão reverte uma das medidas mais emblemáticas do governo antecessor, em que o republicano George W. Bush proibiu o uso de dinheiro público para o estudo, atitude criticada por pesquisadores.
Em um ato oficial na Casa Branca, Obama disse que a ciência não está brigada com os valores morais. "Apoiaremos vigorosamente os cientistas que buscam estas pesquisas", disse o presidente.
"Vamos trazer as mudanças que tanto os cientistas e os pesquisadores, os médicos, os doentes e seus parentes esperaram nos últimos oito anos e pela qual lutaram. Vamos suspender a probição feita de o Estado federal financiar a promissora pesquisa sobre as células-tronco", disse Obama antes de assinar o decreto.
O decreto dá ainda o prazo de quatro meses aos Institutos Nacionais de Saúde para apresentarem novas regras sobre o assunto. De acordo com o consultor científico Harold Varmus, Obama delega assim às instituições a tarefa de decidir se é ético e legal arcar com as despesas com tais pesquisas.
"Vamos dar um apoio vigoroso aos cientistas encarregados das pesquisas", disse.

Nenhum comentário: