segunda-feira, 9 de março de 2009

CNI: faturamento real da indústria no Brasil em janeiro tem o pior resultado.

SÃO PAULO - De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais da CNI (Confederação Nacional da Indústria) publicada nesta segunda-feira (9), o faturamento real da indústria de transformação no Brasil em janeiro caiu 4,3%, na série dessazonalizada. Este foi o pior resultado para os meses de janeiro desde o início da série da pesquisa, em 2003.
Conforme o estudo, a atividade industrial começou 2009 com um comportamento similar ao verificado no fim de 2008, sendo que houve variação negativa para a maioria dos indicadores pesquisados e uma maior intensidade das quedas. No confronto com o mesmo período do ano anterior, o faturamento real da indústria registrou a maior queda da série, e a única de dois dígitos.
Emprego industrial
Na mesma linha, o emprego industrial recuou pelo terceiro mês seguido, tendo acumulado queda de 2,4% nesse período, no indicador livre das influências sazonais. Em três anos essa foi a primeira redução de postos de trabalho na indústria em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,1%).
O estudo mostrou ainda que indústria operou, em média, com 78,4% da capacidade instalada em janeiro, no indicador ajustado sazonalmente. Esse valor representou uma queda de 1,0 ponto percentual em comparação com dezembro de 2008. Nos últimos quatro meses, o nível de UCI (Utilização da Capacidade Instalada) acumulou queda de 4,6 pontos percentuais.
O número de horas trabalhadas, por sua vez, foi a única variável que registrou crescimento na passagem mensal, de 1,3% no indicador dessazonalizado. A pesquisa ressalta, porém, que nos três meses anteriores houve queda de 10,3%. Ou seja, o aparente bom resultado desse indicador em janeiro só foi possível devido à fraca base de comparação.

Nenhum comentário: