segunda-feira, 23 de março de 2009

O Botafogo e seus R$ 252 milhões de dívidas

O último título brasileiro do Botafogo foi em 1995.O último título brasileiro conquistado pelo futebol carioca foi do Vasco, em 2000.Há seis anos, o campeão brasileiro é paulista.
"Estamos perdendo um espaço perigoso para o futebol de São Paulo”.
E é difícil de recuperar.Falta planejamento aos clubes grandes cariocas.As dívidas se acumulam por falta de visão.Ou tomamos uma medida radical ou São Paulo ficará de com a hegemonia do futebol brasileiro."
As afirmações duras, sinceras, são do presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.
Leia abaixo a entrevista de Maurício Assumpção:
O Botafogo de Garrincha já dividiu convocações da Seleção Brasileira e o privilégio de ser o time mais forte do país com o Santos de Pelé. O que aconteceu?
Foram décadas de erros. Falta de visão, falta de planejamento. Não aproveitamos várias oportunidades históricas. Deixamos o dinheiro escapar pelas nossas mãos.
Mas ninguém rouba a tradição, o respeito, o potencial que o Botafogo possui. O erro foi acreditar que só o peso da camisa, a história serviriam.
A modernidade exige que o futebol seja administrado com o planejamento dedicado a uma empresa.
Qual é a dívida real do Botafogo?
Mais de R$ 252 milhões.
Como é que você pode administrar um clube tão endivididado?
É difícil ter uma dívida tão grande. O primeiro passo foi cortar custos, prorrogar prazos, buscar todo o dinheiro possível dos próximos três anos. Sanear o urgente.
Me cerquei das pessoas mais competentes que pude encontrar. Que me apoiavam e até outras de outro movimento político do Botafogo. A situação é crítica.
Preciso de quem é realmente botafoguense. A folha salarial atua é compatível ao clube. Tudo ficou mais racionalizado. E estamos caminhando. Ganhamos a Taça Guanabara.
O jogador Charles Guerreiro confidenciou que o time despencou e não ganhou o Brasileiro de 2008 porque ficou sem três, quatro meses de salários...
É verdade. Ele tem razão. Como um profissional pode render três meses sem salário? Infelizmente na administração Bebeto de Freitas houve vários problemas sérios.
E eu sou justo: não por só por causa dele. O Bebeto já recebeu o clube com enormes dívidas.
Foram décadas de erros administrativos que fizeram o Botafogo andar para trás, diminuir sua força.
Isso não vai acontecer mais. O nosso time é nossa imagem. Queremos voltar a conquistar títulos, voltar a ser respeitados.
Por falar em respeito: cadê o broche de brilhantes que passa de presidente para presidente no Botafogo? O Bebeto não o devolveu...
Esse assunto está com o Conselho Deliberativo. Se o Bebeto tivesse dito que tinha perdido o broche não teria virado assunto nacional. (Bebeto de Freitas pode ser até expulso do clube.)
Os clubes cariocas de maneira geral estão endividados. O futebol do Rio de Janeiro não perde espaço importante para São Paulo?
Sim. E tem reflexo em tudo.
Os títulos nacionais e até internacionais que os clubes paulistas conquistam têm consequências danosas para nós.
Os patrocinadores pagam mais para clubes campeões. A televisão paga mais para clubes campeões. As novas gerações de torcedores vão seguir os times campeões.
As equipes do Exterior querem ver os times campeões.
O Rio de Janeiro precisa passar por uma grande reformulação.
A maneira com que os dirigentes encaram o futebol tem de ser menos amadora. Se não, São Paulo nos passará de vez.
Mais do que nunca, o futebol é empresarial.
E o dinheiro não aceita desaforos.
Já erramos além da conta.
O Botafogo está se enquadrando e voltará a ocupar o espaço que foi e ainda é seu...
Comento:Dá para acreditar?

Nenhum comentário: