A montadora indiana Tata Motors colocará à venda, a partir desta segunda-feira (23), o Nano Car, considerado o carro mais barato do mundo.
O Nano Car custará 100.000 rúpias ou US$ 1.979 e, segundo a fabricante, terá como público alvo cidadãos pobres dos países em desenvolvimento que não têm condições de se locomover sobre quatro rodas.
O automóvel mede três metros de comprimento, possui quatro portas e cinco lugares, mas não conta com acessórios hoje comuns em muitos modelos, como ar-condicionado, rádio, air-bag, janela eletrônica e direção hidráulica.
A montadora foi seriamente afetada pela crise que afeta a indústria automobilística em todo o mundo e, de acordo com analistas, as vendas do novo carro não devem ser suficientes para ajudar na recuperação das perdas registradas no último trimestre de 2008.
De acordo com Vaishali Jajoo, analista da consultoria Angel Broking, em Mumbai, mesmo que a companhia venda 250 mil modelos do carros por ano, os lucros contribuirão para aumentar apenas 3% da receita da montadora.
A crise financeira global acertou em cheio o poder de compra dos indianos, que adiaram seus planos de comprar novos carros diante das dificuldades em conseguir crédito no mercado.
O início das vendas acontece seis meses mais tarde do que o planejado, em meio a uma polêmica sobre o local de fabricação do Nano Car.
O Nano Car custará 100.000 rúpias ou US$ 1.979 e, segundo a fabricante, terá como público alvo cidadãos pobres dos países em desenvolvimento que não têm condições de se locomover sobre quatro rodas.
O automóvel mede três metros de comprimento, possui quatro portas e cinco lugares, mas não conta com acessórios hoje comuns em muitos modelos, como ar-condicionado, rádio, air-bag, janela eletrônica e direção hidráulica.
A montadora foi seriamente afetada pela crise que afeta a indústria automobilística em todo o mundo e, de acordo com analistas, as vendas do novo carro não devem ser suficientes para ajudar na recuperação das perdas registradas no último trimestre de 2008.
De acordo com Vaishali Jajoo, analista da consultoria Angel Broking, em Mumbai, mesmo que a companhia venda 250 mil modelos do carros por ano, os lucros contribuirão para aumentar apenas 3% da receita da montadora.
A crise financeira global acertou em cheio o poder de compra dos indianos, que adiaram seus planos de comprar novos carros diante das dificuldades em conseguir crédito no mercado.
O início das vendas acontece seis meses mais tarde do que o planejado, em meio a uma polêmica sobre o local de fabricação do Nano Car.
Nenhum comentário:
Postar um comentário