quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PSDB poderá apoiar a candidatura de José Sarney

Apesar de não ter anunciado oficialmente o apoio da bancada a qualquer candidato à presidência do Senado, o PSDB deve fechar com a candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP), segundo o vice-líder tucano Álvaro Dias (PR). Ele chegou a colocar a informação em sua página pessoal na Internet, logo após o término da reunião da bancada para tratar do assunto.
"O PSDB decidiu apoiar o nome do senador José Sarney na disputa pela presidência do Senado", dizia a nota. Durante o dia, em nenhum momento o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e o líder Arthur Virgílio Neto (AM), responsáveis pelas negociações, confirmaram a informação que, no fim da tarde, foi retirada da página virtual do vice-líder.Na nota, Álvaro Dias informou que a decisão do PSDB "respeita a tradição da Casa, que privilegia a maior bancada. O confronto anunciado entre PSDB e PT nas eleições presidenciais do próximo ano também influenciou". Dias afirmou ainda que "com a imediata adesão do DEM à candidatura Sarney, a oposição perdeu as condições políticas para apresentar candidatura alternativa".
Pela tarde, Arthur Virgílio e Sérgio Guerra reuniram-se com os dois candidatos, para apresentar formalmente as propostas que condicionam ao apoio do PSDB. Tanto Sarney quanto Tião Viana, que apresentou por escrito suas respostas, apoiaram os questionamentos do PSDB.Arthur Virgílio Neto chegou a cogitar de uma nova reunião da bancada, no final da tarde, para que fosse tomada uma posição, o que foi descartado mais tarde. Eles tentavam contatos com os senadores Tasso Jereissati (CE), Mário Couto (PA) e Cícero Lucena (PE), que estão no exterior.

Nenhum comentário: