Este blog objetiva a publicação de notícias e entretenimento, com base nas publicações jornalísticas nacionais. As de autoria de terceiros terão suas fontes declaradas ao final de cada postagem.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Padres acusados de sodomia
Dezenas de surdomudos italianos vítimas de abusos sexuais exigem justiça
Durante um século, o Instituto Antonio Provolo, da cidade de Verona, foi visto como um exemplar modelo de caridade da Igreja Católica. O centro da Congregação da Companhia de Maria para educação de surdomudos oferecia ensino grátis e meios de inserção no trabalho para dezenas de crianças com problemas de surdez e de fala, originatórios de famílias pobres e camponesas do miserável nordeste italiano.
Esta semana, cerca de 70 ex-alunos do colégio, agora homens e mulheres de 41 a 70 anos, decidiram romper décadas de silêncio e revelaram que sofreram de forma sistemática abusos sexuais e maus tratos em mãos de sacerdores e leigos.
Os testemunhos detalham dezenas de casos de sodomia, masturbações forçadas a sós ou em grupos, surras e ameaças. Um inferno de proporções espantosas que durou ao menos 30 anos e que agora se abate sobre a Santa Sé, responsável direta pela congregação.
Segundo revelou o próprio bispo de Verona, Giuseppe Penzi, entre os acusados de sodomía está Giuseppe Carraro (na foto acima), que foi bispo da cidade entre 1958 e 1978. Carraro morreu e está em adiantado processo de beatificação - um estágio para depois ser proclamado santo.
Reportagem de Miguel Mora em:http://www.elpais.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário