sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PSDB dá tiro no próprio pé.

Talvez cansados do desdém do dono do Poder Legislativo - o PMDB - os tucanos resolvem apoiar o candidato petista à presidência do senado. Abaixo, um texto de Reinaldo Azevedo. Ninguém melhor que ele para comentar o fato.

Tucanos recebem elogios de presidente do PT. Falta só uma medalha.

"O PSDB teve uma decisão muito sensata. Eles entenderam o significado político da candidatura de Tião e abandonaram a disputa entre situação e oposição. Foi uma relação republicana e respeitosa".É o presidente do PT, Ricardo Berzoniev, a elogiar o apoio dos tucanos ao petista Tião Viana (PT-AC) na disputa pela presidência do Senado. Sempre que Berzoniev elogia o comportamento republicano de alguém, meu coração de enche de alegria.Se há partido que sabe apreciar o comportamento “republicano” dos outros, esse partido é o PT. E “os outros” sempre são “republicanos” quando concordam com o... PT. Já o modo de o PT ser “republicano” é jamais fazer um acordo que possa ao menos dividir benefícios com adversários. Entrem na Internet para verificar como os petistas são “republicanos” na Assembléia Legislativa de São Paulo, por exemplo. Ou como foram “republicanos” no apoio dado à greve armada de setores da Polícia Civil no estado.Ademais, vamos ser claros, não? Se Berzoini está elogiando o comportamento dos tucanos, isso significa, naturalmente, que o PSDB escolheu o melhor para si mesmo, não é? Sempre que os tucanos tomam uma atitude que fortalece o PSDB, Berzoniev elogia...Ah, sim: posso imaginar a alegria de alguns tucanos com as apologias feitas pelo presidente do PT. Os emplumados não resistem ao charme desses progressistas.
PS: Quem passou a usar o adjetivo “republicano” com esse particular sentido foi Tarso Genro, o dono do cachorro “Faísca”, ou “Iskra”, na linguagem leninista. Eram tempos pós-mensalão, em que ele falava em refundar o PT, cascata em que um monte de gente caiu. Até lá, a briga parecia só com Zé Dirceu... Quando o dono de “Iskra” percebeu o tamanho do problema, passou a chamar de “golpistas” os que criticavam o governo Lula por causa daquela lambança. Faço este PS só para demonstrar que a palavra “republicano”, no petismo, pode significar tudo, inclusive nada.

Nenhum comentário: