sábado, 5 de setembro de 2009

Hosmany Ramos diz que sairá da prisão na Islândia na quinta-feira

Na Folha Online:
O ex-cirurgião plástico Hosmany Ramos, 61, preso na Islândia desde 13 de agosto, disse que deve sair da prisão na próxima quinta-feira (10). Segundo disse em conversa por telefone com seu editor no Brasil, Luiz Fernando Emediato, a Justiça islandesa negou o pedido de extradição feito pelo Ministério da Justiça brasileiro por não haver tratado deste tipo entre os dois países.
A assessoria de imprensa do Ministério contestou Hosmany e afirmou que o órgão tem até quarta-feira (9) para enviar documentos e que o pedido de extradição não será julgado antes da próxima sexta-feira (11).
Na conversa, Hosmany disse também que recebeu autorização para aguardar na própria Islândia o julgamento do pedido de asilo político feito por ele. Caso consiga o asilo, Hosmany afirmou que pretende mesmo morar na Islândia.
Segundo Emediato, as informações da conversa foram confirmadas por e-mail pelo filho de Hosmany. Considerado foragido da Justiça brasileira desde janeiro deste ano, Hosmany Ramos foi preso na Islândia ao tentar entrar no país com o passaporte do irmão. O governo brasileiro enviou à polícia islandesa uma cópia do mandado de prisão e pediu a extradição do médico.
Ramos cumpria o regime semiaberto na Penitenciária de Valparaíso (SP) e foi liberado da cadeia na chamada saída temporária do final de ano, para passar as festas com familiares. Deveria ter-se reapresentado no dia 3 de janeiro, mas antes disso anunciou que não voltaria à cadeia e que talvez fugisse do país.
Após a fuga de janeiro, Hosmany passou uma temporada na casa do filho na Noruega. Ele disse que vivia na Europa com o dinheiro dos direitos autorais de seus livros.

Nenhum comentário: