sábado, 5 de setembro de 2009

Filhos albinos de mãe negra fazem exames oftalmológicos em Olinda

No Portal G1:
Três irmãos albinos, filhos de mãe negra, têm dificuldade de viver como crianças comuns nas vielas do bairro Varadouro, em Olinda (PE). O sol forte típico de Pernambuco cria dificuldades ainda maiores para a rotina destas crianças, que possuem uma sensibilidade maior à luz solar. Elas passaram por exames oftalmológicos nesta sexta-feira (4), na Fundação Altino Ventura. O objetivo é acompanhar o tratamento do albinismo.
Irmãos albinos fazem exame na Fundação Altino Ventura, em Olinda (PE), nesta sexta-feira (4) (Foto: Guga Matos/JCImagem)
Segundo Eveline Barros, oftalmologista pediátrica da fundação, os três irmãos têm albinismo óculo cutâneo (pacientes com baixa pigmentação, mas que têm pais com pigmentação normal). "Podemos dizer que é um caso raro, pois precisa acontecer de o pai ou a mãe terem os genes recessivos propícios para o albinismo."
Ruth Caroline, 10 anos, Esthefany, 8 anos, e Kauan, 5 anos, devem começar a usar óculos especiais a partir de terça-feira (8). Os aparelhos foram doados por um comerciante de Olinda. "Eles têm alteração visual e nistagmo, que é quando a pessoa movimenta os olhos de forma constante, e estrabismo, típico de pessoas com albinismo", dissen Eveline Barros.
Leia mais aqui

Nenhum comentário: