quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mercadante mente ao se referir a José Serra

No O Estado de São Paulo:
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), reagiu à acusação feita pelo senador Aloizio Mercadante (PT) de que o currículo do governador traria informações falsas. O tucano chamou o petista de mitômano, ou seja, de viciado em mentir, e disse que tem tantos títulos acadêmicos que poderia emprestá-los a Mercadante. Alvo preferido dos petistas desde que teve seu nome posto como o principal candidato tucano à Presidência em 2010, Serra evitou falar sobre as possíveis motivações do senador petista para atacá-lo. “Não vou fazer psicologia ou sociologia do conhecimento, porque um mitômano é um mitômano. A gente tem de pedir para analistas fazerem isso”, disse após evento no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. “Eu acho que é um caso de psicanálise, não de política.” Mercadante afirmou nesta terça-feira, 18, no Senado, durante audiência com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, que, à exemplo da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), Serra também cometera erros em seu currículo. De acordo com Mercadante, o governador se diz formado em Engenharia e Economia sem ser graduado na área ou ter concluído um mestrado. Serra confirmou não ter diploma de engenheiro, mas reafirmou ser doutor na área de Economia. Segundo o governador, “é um fato mais do que conhecido” ele não ter terminado a faculdade de Engenharia. “Já disse em discursos da minha frustração em não ter podido me formar engenheiro por conta do golpe (militar, em 1964)”, disse o governador, que foi exilado no Chile. “Obtive um mestrado no Chile, outro nos Estados Unidos e um doutorado nos Estados Unidos. Quem teve carreira acadêmica de verdade sabe que ninguém brinca com currículo.” Ainda nas críticas, o governador disse que Mercadante mentiu ao divulgar seu currículo na campanha eleitoral para o governo paulista em 2006. Mercadante foi derrotado por Serra no pleito. “Ele afirmou que era doutor pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e não era. Foi meu aluno na Unicamp”, disse Serra. “Ele, de alguma maneira, é um precursor nessa matéria de mexer em currículos.”
Tire sua dúvida: Se você clicar aqui, entra na página da biblioteca da Cornell University, onde está listada a tese de doutorado de José Serra: “Some aspects of economic policy and income distribution in Chile, 1970-1973“.

2 comentários:

Vangelis Hristakos disse...

Prezado jornalista,
Estou em fase de pesquisas académicas sobre o Chile na década de 1970, mas não consegui encontrar a publicação mencionada no seu blog (de autoria do governador J. Serra) em bibliotecas publicas aqui no Brasil. O Sr. poderia fazer a gentileza de indicar onde posso encontrar tal publicação, pois a biblioteca da Universidade de Brasília não pode localizar por meio do sistema de banco de dados conveniados.
att.

BLOG DO MARIO FORTES disse...

Por favor, vá até o sitio: http://cornell.worldcat.org/oclc/4553548&referer=brief_results

Nossos agradecimentos.