domingo, 1 de março de 2009

Botafogo é campeão da Taça Guanabara.

Antes mesmo do início da final, Quinho, interprete do Salgueiro, campeão do carnaval carioca em 2009, e torcedor apaixonado do Botafogo, já soltava a garganta e ensaiava o grito de campeão. E com a bola rolando, o Alvinegro dominou completamente a partida e não deu chance para a zebra. Com gols de Reinaldo, Lucas Silva e Maicosuel, o Botafogo venceu por 3 a 0 o Resende, neste domingo, no Maracanã, e conquistou pela quinta vez na história a Taça Guanabara.
Com o título, o clube garante uma vaga na decisão do Campeonato Carioca contra o vencedor da Taça Rio. Se o Botafogo conquistar também o segundo turno será declarado campeão estadual de 2009 sem a necessidade de disputar a final. E para os supersticiosos alvinegros uma ótima notícia. Todas as vezes que o clube conquistou a Taça Guanabara acabou levando, também, o título estadual. Isso aconteceu em 1967, 1968, 1997 e, por último, em 2006.
Os jogadores do Botafogo nem vão ter muito tempo para comemorar. O time terá que viajar para Brasília, onde enfrenta o Dom Pedro II, na quinta-feira, no estádio Bezerrão, pela primeira fase da Copa do Brasil. E já no próximo domingo estreia na Taça Rio contra o Tigres, fora de casa, no Estádio de Los Larios, em Xerém.

O título premia a equipe mais regular desde primeiro turno do Campeonato Carioca, dona do melhor ataque, com 20 gols, e da segunda melhor defesa, com apenas seis gols sofridos. Como gosta de dizer o técnico Ney Franco, no Botafogo, a única estrela está no escudo que os jogadores carregam na altura do coração.

O goleiro Renan só fez uma defesa difícil durante toda a partida e o Botafogo manteve a tradição de não dar chance a clubes de menor expressão em jogos decisivos no Campeonato Carioca nos últimos anos. Em 2007, o time foi campeão da Taça Rio em cima do Cabofriense. Em 2006, o clube conquistou a Taça Guanabara após vencer o Americano, na semifinal, e o América, na decisão. Depois, o título carioca veio em cima do Madureira.

A torcida alvinegra não lotou o Maracanã. O setor amarelo da arquibancada à esquerda das cabines de rádio ficou praticamente vazio. Havia muito espaço também nas cadeiras inferiores. Mas quem compareceu apoiou o time desde o primeiro minuto, e o meu fogão colocou mais de 75 mil pessoas no Maracanã. Um recorde neste campeonato.

Nenhum comentário: