terça-feira, 3 de março de 2009

Acuado, Agaciel entrega Cargo de Diretor do Senado.


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), aceitou nesta terça-feira, 3, em caráter definitivo o pedido de afastamento do diretor-geral da Casa, Agaciel Maia (foto). Sarney disse que "uma solução transitória enquanto se apura as denúncias manteria o problema latente, por isso, a decisão é definitiva", declarou após um breve encontro com Maia, no gabinete da Presidência do Senado, quando recebeu a carta do funcionário pedindo o afastamento definitivo do cargo. Mas antes disso, ele já havia conversado com Maia. Sarney disse que agora cabe ao Tribunal de Contas da União (TCU) examinar o assunto com base na declaração patrimonial de Agaciel Maia.
A decisão de afastar Agaciel Maia foi tomada na noite da última terça em conversa que Maia teve com Sarney. No encontro, constatou-se que as denúncias contra o diretor-geral continuariam em evidência, além da pressão dos partidos de oposição no Senado, que se intensificou. Assumirá o cargo interinamente, até a escolha definitiva do substituto, o atual diretor-geral adjunto da Casa, Alexandre Gazineo.
Agaciel estava na diretora-geral há 15 anos e foi colocado no cargo na primeira gestão de Sarney na presidência do Senado. Agaciel entrou em 1984, no Trem da Alegria como datilógrafo, comandado pelo então presidente Moacyr Dalla. Agaciel Maia é acusado de comprar uma casa de 960 metros quadrados, avaliada em R$ 5 milhões,não declarada à Receita e nem à Justiça Federal.

Nenhum comentário: