O Instituto Datafolha divulgou nova pesquisa sobre a aprovação do governo Lula nesta sexta-feira (20). Os dados mostram que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu em relação à última pesquisa, realizada em novembro: era de 70% e agora caiu para 65%.
O Datafolha informa que esta foi a primeira queda na avaliação de Lula no segundo mandato, iniciado em 2007. Nos últimos meses, com o agravamento da crise econômica, a nota dada ao governo Lula também caiu, de 7,6 para 7,4, em igual período. As informações são do jornal "Folha de S. Paulo". Entre as regiões do país, a aprovação do governo Lula - caracterizada pelas notas "bom" ou "ótimo" -, a melhor avaliação continua a ser no Nordeste (77%), seguido do Norte/Centro-Oete (64%), do Sudeste (60%) e do Sul (57%). No que se refere ao desempenho específico na área econômica, a aprovação caiu de 61%, há quatro meses, para 53%, atualmente.
A pesquisa que ouviu mais de 11,2 mil pessoas e foi concluída na quinta-feira (12), de acordo com o Datafolha.
Apesar da queda, a aprovação de Lula continua acima dos "picos" atingidos pelos demais presidentes durante seus respectivos mandatos: a maior aprovação de Fernando Henrique Cardoso foi de 47% em 1996, enquanto os índices máximos de Itamar e Collor foram de 41% e 34%, respectivamente. Em relação à crise, 43% dos entrevistados consideraram ótima ou boa a postura do presidente Lula neste levantamento; em relação ao mesmo tema, o percentual de aprovação era de 49% no fim de 2008. Neste mês, 31% consideraram que o Brasil será muito prejudicado pela crise, índice que era de 20% em novembro do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário