segunda-feira, 8 de junho de 2009

Pão de Açúcar poderá comprar lojas Ponto Frio

A compra do Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar, anunciada nesta segunda-feira por R$ 824,5 milhões, pode chegar a R$ 1,165 bilhão, caso todos os acionistas minoritários aceitem vender suas ações à rede comandada por Abilio Diniz. Segundo informado hoje em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o Pão de Açúcar vai pagar R$ 9,4813 por cada uma de 86.962.965 ações, que representam 70,2% do capital social total e votante do Ponto Frio. Além disso, o Pão de Açúcar fará oferta aos minoritários da Globex (que controla o Ponto Frio) pelo preço de R$ 7,585 por ação, correspondente a 80% do preço que será pago aos controladores da companhia. O pagamento do montante inicial será realizado da seguinte forma: R$ 373.436.536 à vista (equivalente de 45,3%) e R$ 451.085.424 (equivalente a 54,7%) a prazo. Para viabilizar a operação, o Pão de Açúcar fará um aumento de capital de R$ 664,3 milhões. Com a aquisição do Ponto Frio, o Pão de Açúcar reassume a liderança do varejo brasileiro, a qual havia perdido para o Carrefour. De acordo com nota, o objetivo do Pão de Açúcar é "fortalecer e ampliar de forma significativa a sua atuação no segmento de eletroeletrônicos e assumir a liderança do varejo brasileiro", passando a ter R$ 26 bilhões de faturamento anual e mais de 1.200 lojas. O Ponto Frio atualmente opera em 10 Estados e no Distrito Federal, por meio de uma rede de 455 lojas com faturamento bruto anual de R$ 4,8 bilhões. Os termos e condições da aquisição estão sujeitos à aprovação do Conselho de Administração e dos acionistas do Pão de Açúcar, em assembleia geral, a ser realizada nos próximos 20 dias.

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