Na Folha Online:
Uma proposta ousada para geração de energia acaba de receber verba para entrar em fase de testes. Se a ideia do engenheiro elétrico Scott Brusaw der certo, rodovias do futuro poderão ser pavimentadas não com asfalto, mas com painéis solares para gerar eletricidade. Não é algo tão inusitado quanto parece, diz Brusaw, que criou a empresa Solar Roadways para tocar a empreitada. Dependendo da escala, essa seria uma solução viável para substituir usinas a carvão e gás e ajudar a frear o efeito estufa. O engenheiro recebeu agora US$ 100 mil do Departamento de Transporte dos EUA para fazer um protótipo. É pouco, levando em conta que o metro quadrado de asfalto já custa cerca de R$ 30 (o preço pode variar bastante). O "metro quadrado" de painel solar, no Brasil, custa mais de R$ 2.000.
Um quilômetro de uma hipotética rodovia solar de pista dupla, porém, produziria energia suficiente para suprir uma cidade de 5.000 habitantes --3 milhões de kWh por ano (um metro quadrado de painel solar produz cerca de 0,7 kWh por dia). O problema é que esse quilômetro sai por R$ 30 milhões.
Brusaw, por isso, deve começar numa escala modesta. "Esperamos começar a instalar os painéis em estacionamentos em dois anos", disse o engenheiro à Folha. "Queremos aprender primeiro com veículos leves se movendo devagar. Se der certo, vamos "pavimentar" estradas com painéis solares em cerca de cinco anos."
Pode parecer uma meta ousada, mas especialistas ouvidos pela Folha acreditam que o custo pode cair. "Para aplicações generalizadas, a energia solar não é a mais barata. Mas ela é limpa. Uma análise fria de custo não considera impacto ambiental", diz Celio Vaz, diretor da Orbital Engenharia.
A longo prazo, a tendência é que a ideia se torne mais barata. "O custo dos painéis vem caindo bastante nos últimos tempos. Se o mercado crescer, o preço dos painéis diminuirá mais", diz Elizabeth Pereira, física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Os painéis solares que a Solar Roadways quer fazer têm lâmpadas que podem ser programadas para fazer toda a sinalização da via: a faixa central em amarelo dividindo quem vem de quem vai, as mensagens de "pare". Mais do que isso: as mensagens poderiam ser em tempo real. Ou seja, poderiam oferecer informações como "Rebouças congestionada".
Em lugares onde neva, a pista poderia esquentar para derreter parte do gelo. Os painéis, se fossem incorporados também às ruas da cidade, poderiam acabar com a fiação.
Se um dia o asfalto for abandonado, não deixará saudade: é caro, não oferece nada em troca da área que impermeabiliza e requer petróleo. Além disso, tem vida útil que varia entre 5 e 10 anos. Os painéis duram 25.
Um quilômetro de uma hipotética rodovia solar de pista dupla, porém, produziria energia suficiente para suprir uma cidade de 5.000 habitantes --3 milhões de kWh por ano (um metro quadrado de painel solar produz cerca de 0,7 kWh por dia). O problema é que esse quilômetro sai por R$ 30 milhões.
Brusaw, por isso, deve começar numa escala modesta. "Esperamos começar a instalar os painéis em estacionamentos em dois anos", disse o engenheiro à Folha. "Queremos aprender primeiro com veículos leves se movendo devagar. Se der certo, vamos "pavimentar" estradas com painéis solares em cerca de cinco anos."
Pode parecer uma meta ousada, mas especialistas ouvidos pela Folha acreditam que o custo pode cair. "Para aplicações generalizadas, a energia solar não é a mais barata. Mas ela é limpa. Uma análise fria de custo não considera impacto ambiental", diz Celio Vaz, diretor da Orbital Engenharia.
A longo prazo, a tendência é que a ideia se torne mais barata. "O custo dos painéis vem caindo bastante nos últimos tempos. Se o mercado crescer, o preço dos painéis diminuirá mais", diz Elizabeth Pereira, física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Os painéis solares que a Solar Roadways quer fazer têm lâmpadas que podem ser programadas para fazer toda a sinalização da via: a faixa central em amarelo dividindo quem vem de quem vai, as mensagens de "pare". Mais do que isso: as mensagens poderiam ser em tempo real. Ou seja, poderiam oferecer informações como "Rebouças congestionada".
Em lugares onde neva, a pista poderia esquentar para derreter parte do gelo. Os painéis, se fossem incorporados também às ruas da cidade, poderiam acabar com a fiação.
Se um dia o asfalto for abandonado, não deixará saudade: é caro, não oferece nada em troca da área que impermeabiliza e requer petróleo. Além disso, tem vida útil que varia entre 5 e 10 anos. Os painéis duram 25.
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