sábado, 25 de julho de 2009

Aliados de Sarney reagem à ofensiva da oposição e preparam representações

Os aliados do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), preparam contra-ataque à ofensiva do PSDB, do DEM e de senadores que prometem uma nova representação contra o peemedebista no Conselho de Ética. Senadores ligados a Sarney encomendaram a assessores a elaboração de representações por quebra de decoro parlamentar contra colegas.
A ideia é dividir a responsabilidade pela crise que atinge a imagem da instituição com outros senadores. Podem ser alvo de representação, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Efraim Moraes (DEM-PB) e Tião Viana (PT-AC). Todos já estiveram envolvidos em denúncias de irregularidades nos últimos meses.
A estratégia dos senadores próximos ao presidente do Senado é intimidar opositores que insistirem em desgastar ainda mais imagem do peemedebista. Eles também seriam levados ao colegiado na tentativa de diminuir a pressão contra Sarney.
O líder do PSDB disse que a resposta dos aliados do presidente do Senado é esperada. Virgílio anunciou hoje que o PSDB vai representar Sarney no Conselho de Ética utilizando como base suas denúncias. Virgílio pressionou o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), a assinar a representação. A bancada não foi consultada. "Não podemos mais viver de chantagem. É preciso posições firmes para mostrar que o Senado não suporta mais ser comandado pelo presidente do Senado. A situação de Sarney é insustentável", disse.
*As informações são da Folha Online

Nenhum comentário: