sexta-feira, 26 de março de 2010

Governo suiço bloqueia conta de 13 milhões de dólares de filho de Sarney

Fernando Sarney-Até quando ficará impune?

Se não fosse a Dilma, esta notícia seria velha. Lembram quando a ex-Secretária da Receita Federal, Lina Vieira, relatou que Dilma Rousseff pediu para que ela "agilizasse" o encerramento de uma investigação contra o filho do Sarney? E que ela foi demitida por não concordar com isso? Quem estava certa? Dilma ou Lina Vieira?
Vejam a notícia da Folha: O governo suíço achou e bloqueou conta de US$ 13 milhões controlada pelo filho mais velho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Os depósitos foram rastreados a pedido da Justiça brasileira, por suspeita de que a família do senador tenha remetido ilegalmente dinheiro para fora do Brasil. Os depósitos estão em nome de uma empresa e eram movimentados exclusivamente por Fernando Sarney, que cuida dos negócios da família no Maranhão. O dinheiro não está declarado à Receita Federal, segundo a Folha apurou. O bloqueio da conta na Suíça é um desdobramento da Operação Faktor (ex-Boi Barrica), conduzida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Nesse inquérito, Fernando já foi indiciado por formação de quadrilha, gestão financeira irregular, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Recursos no exterior não declarados à Receita caracterizam sonegação de tributos e geralmente são frutos de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Empresas da família Sarney são alvo do fisco e da PF sob a suspeita desses crimes. O bloqueio determinado pelos suíços ocorreu quando Fernando tentava transferir recursos daquele país para o principado de Liechtenstein, conhecido paraíso fiscal entre a Áustria e a Suíça.Como a Folha revelou no início do mês, o governo chinês já havia informado o Ministério da Justiça que Fernando transferiu em 2008 US$ 1 milhão de uma conta no Caribe para Qingdao, na China. A ordem foi assinada de próprio punho pelo empresário. Segundo as autoridades chinesas, os recursos foram creditados na conta da Prestige Cycle Parts & Accessories Limited (uma empresa, pelo nome, de acessórios de bicicleta), exatamente como estava escrito no ordem bancária. Os investigadores brasileiros ainda não sabem qual a finalidade desse depósito. Tanto no caso da Suíça quanto no da China, as contas não estão diretamente no nome de Fernando, mas no de "offshores" -empresas localizadas no exterior, normalmente em paraísos fiscais.
COMENTO: Aos poucos a verdade vai aparecendo. O certo é que eles tentam tudo para encobrir seus ( e de seus aliados ) desmandos e desvios. A República está suja. Imunda. Os responsáveis pela sujeira são os mesmos há mais de sete anos. Parte da imprensa colaboracionista cala, a outra prefere notinhas de rodapé.
O povo brasileiro precisa saber de todas essas mazelas cada vez tão comum aos políticos ligados ao governo.

Nenhum comentário: