terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Laudo aponta vigas mal travadas como causa de acidente no Rodoanel

Da Folha Online:
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) divulgou nesta segunda-feira o laudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) sobre o acidente em um viaduto do trecho sul do Rodoanel, ocorrido no dia 13 de novembro último.
Segundo o IPT, as vigas da obra foram travadas de maneira inadequada e provocaram um deslizamento. O DER afirma que "o surgimento de uma força horizontal não contida pelo travamento adotado" teve como consequência "o deslizamento e tombamento das vigas, causando sua ruptura".
O laudo aponta três fatores para o deslizamento: falta de horizontalidade das superfícies das bases de apoio, insuficiência de atrito na interface das vigas com as bases de apoio e falta de travamento adequado das vigas.
Para a retomada da obra, o IPT recomenda adequações nos controles de nivelamento e assentamento das vigas sobre as bases de apoio. O processo deve garantir o atrito necessário para evitar deslizamentos, mas também foram recomendados sistemas de travamento provisórios das vigas.
Segundo a assessoria do DER, as obras serão retomadas com o acompanhamento do IPT. "Será feita a devida apuração das responsabilidades contratuais e funcionais pela prática do acidente, além da responsabilidade penal que é objeto de inquérito policial", diz a nota.
A apuração da responsabilidade do acidente será feita pela Dersa (empresa estatal que gerencia a obra) e pela Corregedoria Geral da Administração. De acordo com o DER, assim que os responsáveis forem identificados, as punições cabíveis serão aplicadas.

Nenhum comentário: