segunda-feira, 10 de junho de 2013

Justiça quer que "mensaleiros" devolvam dinheiro gasto no "mensalão".

Justiça abre ação pedindo para Dirceu e mais 20 devolverem dinheiro que teria sido distribuído no mensalão.
Deputado José Genoino e ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares também respondem ao processo.
 
Justiça abre ação pedindo para Dirceu e mais 20 devolverem dinheiro que teria sido distribuído no mensalão Diego Vara/josé dirceu,líder,pt,partido dos trabalhadores,encontro
Foto: Diego Vara
Dirceu chegou a ser acusado em 2007 em uma ação, mas foi excluído na fase anterior ao processo.
A Justiça Federal em Brasília abriu o primeiro processo de improbidade contra o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para cobrar a devolução dos valores que teriam sido desviados, sob seu comando, para o esquema do mensalão.

Também respondem ao processo o deputado federal José Genoino (PT-SP), o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e outras 18 pessoas, informou reportagem do jornal
Folha de S. Paulo.

O Ministério Público deu início à ação em 2007, mas só agora a Justiça a aceitou. A decisão foi tomada no início do mês passado, dias depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) publicar o acórdão com a sentença do julgamento do mensalão, que condenou Dirceu a 10 anos e dez meses de prisão.

A ação de improbidade, segundo a Folha de S. Paulo, pede a devolução do dinheiro que o STF concluiu ter sido distribuído a parlamentares de cinco partidos — PMDB, PT, PL (atual PR), PTB e PP — para garantir apoio do Congresso ao governo do ex-presidente Lula.

Dirceu chegou a ser acusado em 2007 em uma ação de improbidade, mas foi excluído ainda na fase anterior ao processo. Na ocasião o juiz entendeu que a ação não poderia ser aplicada a um ministro de Estado.

A lei da improbidade prevê a devolução do dinheiro desviado e o aplicação de multa equivalente a três vezes o valor, corrigido a partir da época dos repasses. Há ainda, segundo a reportagem, outras quatro ações de improbidade contra os condenados do mensalão, mas elas ainda não foram aceitas pela Justiça.

Ao todo, o STF condenou 25 réus. O valor aproximado dos repasses aos partidos alcança R$ 23,2 milhões, segundo o Ministério Público, o que, com a multa, elevaria a R$ 100 milhões o total do eventual ressarcimento.

A defesa de José Dirceu afirmou que o Ministério Público cometeu erro na ação e diz que ele voltará a ser excluído do processo como ocorreu na fase preliminar da outra ação de improbidade na qual ele era acusado.

O advogado de Delúbio, Sérgio Renault, afirmou que ele não cometeu nenhuma ilegalidade em suas funções partidárias e não obteve nenhuma vantagem no cargo. Procurado por meio da assessoria de seu gabinete na Câmara, Genoino não se pronunciou.

Nenhum comentário: