domingo, 23 de setembro de 2012

Muitos pardos, agora, se declaram negros.


Aumenta o percentual de negros, segundo o IBGE.


  • Shutterstock
Apesar de ter sido a população que mais cresceu na primeira década do século, os pardos ficaram praticamente estagnados na última Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio), divulgada nesta sexta-feira (21). Em 2009, eles eram 84,7 milhões de brasileiros, mas este número caiu para 84 milhões em 2011, ano-base do levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 
A população branca continua sendo maioria no país, com 93,2 milhões de brasileiros. Os que se declaram negros aparecem em terceiro lugar, com 16 milhões de pessoas. Os amarelos somam 1,1 milhão, e os índios, 784 mil.
Aqueles que se dizem pardos eram os que mais cresciam numericamente nos primeiros dez anos do milênio. Em 1999, eles eram 65,3 milhões, enquanto os autodeclarados brancos eram 91,2 milhões, e os negros, 10,5 milhões. (Fabiana Nanô - Do UOL, em São Paulo)
COMENTO: Evidentemente que com tantas oportunidades de cotas oferecidas aos negros, e considerando que basta declarar-se negro para habilitar-se nas tais cotas, o numero de pessoas que se assumam negros tende a aumentar consideravelmente.
*Na íntegra aqui: UOL

Nenhum comentário: