segunda-feira, 8 de novembro de 2010

China pode comprar dívida de Portugal

Não! Não é piada de português! O presidente chinês Hu Jintao declarou ontem, domingo (07/11), que a China está disposta a apoiar os esforços de Portugal para reduzir o impacto da crise internacional, mas sem anunciar qualquer compromisso concreto, em particular sobre a eventual compra da dívida portuguesa.
"Estamos dispostos a apoiar com medidas concretas os esforços de Portugal para reduzir o impacto da crise internacional", declarou Hu Jintao, sem dar mais detalhes, em coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português José Socrates.
A visita de Estado de dois dias de Hu Jintao levantou nos últimos dias fortes especulações em Portugal sobre a possibilidade de Pequim anunciar, como fez no mês passado com a Grécia, sua disponibilidade para comprar títulos da dívida portuguesa.
Neste domingo, os dois países anunciaram uma série de acordos de coorperação e de associação entre empresas nos setores do turismo, das telecomunicações, ensino, finanças e energias renováveis, sem que fosse anunciado nenhum contrato de investimento.

Nenhum comentário: