BOGOTÁ - O candidato governista Juan Manuel Santos, o mais votado nas eleições realizadas neste domingo, 30, na Colômbia, com 47% dos votos, disputará o segundo turno com o aspirante pelo Partido Verde, Antanas Mockus, com 21%.
A Registradoria Nacional do Estado Civil apurou 98% dos votos. Em seguida vem o candidato pelo partido Cambio Radical, Germán Vargas Lleras, com 10,24%; o esquerdista Gustavo Petro, do Polo Alternativo Democrático (PDA), com 9,22%; a conservadora Noemi Sanín, com 6,05%; e o liberal Rafael Pardo, com 4,26%. O segundo turno está previsto para 20 de junho. Os resultados, considerados praticamente definitivos, não condizem com as pesquisas de intenção de voto divulgadas semanas antes das eleições, que apontavam para um empate técnico entre os dois favoritos. Os colombianos compareceram em massa para votar em todo o país, e helicópteros da polícia sobrevoaram os locais de votação em uma das campanhas mais pacíficas do país. Santos, um defensor de Uribe, tem enfrentado uma concorrência inesperada de Mockus, que já baixou as calças para obter a atenção de alunos indisciplinados quando era diretor de uma universidade. O apoio a Mockus cresceu com a campanha do Partido Verde contra a corrupção, e os dois apareciam empatados nas pesquisas.
Este blog objetiva a publicação de notícias e entretenimento, com base nas publicações jornalísticas nacionais. As de autoria de terceiros terão suas fontes declaradas ao final de cada postagem.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Candidato de Uribe desmoraliza as pesquisas e vence o primeiro turno na Colombia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário