terça-feira, 2 de março de 2010

Justiça condena ex-presidente e ex-diretores do Banco do Nordeste


A Justiça Federal em Fortaleza condenou um ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e três ex-diretores a ressarcirem os danos sofridos pela instituição financeira em decorrência de supostos atos fraudulentos. De acordo com informações do Ministério Público Federal, o prejuízo causado ao banco pode chegar a mais de R$ 7 bilhões. Segundo informações do Ministério Público, o ex-presidente do BNB Byron Queiroz teria atuado "decisivamente" para a adulteração nos registros contábeis do banco. Ex-diretores do banco teriam autorizado a rolagem de dívidas sem qualquer análise técnica.
Os diretores teriam deixado de contabilizar créditos "podres" corretamente, além de não cobrar essas dívidas, segundo o Ministério Público. Além disso, sob a direção dos envolvidos, o banco teria deixado de cobrar dívidas em atraso com garantias, que poderiam cobrir o saldo devedor.
Ao proferir a condenação, o juiz federal João Luis Nogueira Matias observou que a diretoria do banco aprovou rolagem em bloco de dívidas sem qualquer análise técnica, por meio da utilização reiterada de um instrumento denominado carta-reversal.

*Leia mais no Portal G1.

Nenhum comentário: