domingo, 9 de julho de 2017

Polícia Federal encerra grupo exclusivo da Lava Jato em Curitiba.


Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress 
Membros da Lava Jato em coletiva na 39ª fase da operação, na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

A Polícia Federal encerrou, nesta semana, a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba —ou seja, o grupo de delegados e agentes dedicados exclusivamente à operação. 

Em nota, a instituição informou que os policiais passarão a integrar a Delecor (Delegacia de Combate à Corrupção e Desvio de Verbas Públicas), dentro da própria superintendência da PF. Eram quatro delegados e mais um grupo de agentes, num total de 40 pessoas dedicadas exclusivamente à Lava Jato em Curitiba. 

"Não há motivo orçamentário, nem político", disse o delegado Igor Romário de Paula, coordenador da Lava Jato em Curitiba, em entrevista nesta quinta (6). "É uma decisão operacional." 

Segundo a PF, a medida "prioriza ainda mais as investigações de maior potencial de dano ao erário", e aumenta o efetivo dedicado ao combate à corrupção e lavagem de dinheiro. 

Cada um dos delegados da Lava Jato possuía cerca de 20 inquéritos, segundo a PF —um número bastante elevado em comparação com o auge da força-tarefa, que chegou a reunir 11 delegados. 

Havia relatos de sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções. 

Com a mudança, informa a nota, a carga de trabalho será reduzida e distribuída entre outros policiais da Delecor, que vai reunir cerca de 80 pessoas, sendo 16 delegados. "Nenhum dos delegados atuantes na Lava Jato terá aumento de carga de trabalho, mas, ao contrário, ela será reduzida", informou a PF. 

A ideia, segundo Paula, é criar um núcleo de "investigação permanente contra crimes de alta corrupção" –ao contrário da força-tarefa, que era instituída por portaria e poderia ser revogada a qualquer momento. 

Para a instituição, o número de policiais na sede do Paraná "está adequado à demanda e será reforçado em caso de necessidade". 

REPERCUSSÃO

Integrantes da Lava Jato na PF afirmaram à Folha que a mudança foi "administrativa", a fim de compensar a redução no efetivo de policiais cedidos à força-tarefa. 

O problema vem ocorrendo há alguns meses, especialmente pela demanda maior em outros Estados, como Rio de Janeiro e Brasília. 

"São várias as prioridades agora", comentou Paula, que relatou que havia dificuldade em levar gente especializada a Curitiba. "Os policiais do Rio não vêm mais. Brasília, nem se fala. Não tem condições." 
A força-tarefa da PF já vinha sofrendo um corte progressivo de pessoal: em maio, o número de delegados dedicados à Lava Jato na PF de Curitiba caiu de nove para quatro. O argumento, na época, foi a queda da demanda da operação, e a criação de grupos em outros Estados. 

A expectativa agora é que as investigações sejam, de fato, otimizadas, com o apoio do restante da equipe da Delecor. 

O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, em redes sociais, chegou a associar o fim da força-tarefa a problemas orçamentários. 

"A força-tarefa da Polícia Federal na Operação Lava Jato deixou de existir. Não há verbas para trazer delegados. Mas, para salvar o seu mandato, Temer libera verbas à vontade", afirmou Lima, ao comentar a notícia da liberação de emendas parlamentares pelo governo federal. 

Mas Paula negou problemas de verbas: disse que os recursos para a Lava Jato estão reservados em orçamento desde o início do ano, e que não houve cortes. 

"Pode ser até que sobre recurso", comentou, em função da dificuldade de remover policiais especializados a Curitiba. 

Para o delegado, a mudança é uma "adequação à realidade". 

A extinção da força-tarefa será publicada nesta sexta (7), no boletim interno da Polícia Federal.
                    * Por  ESTELITA HASS CARAZZAI, na Folha de São Paulo - CURITIBA

Nenhum comentário: