sábado, 4 de abril de 2015

Com a assinatura de Dilma.


Documentos e Testemunha mostram Que a presidente Dilma avalizou o Contrato de Montagem do Estaleiro Rio Grande, envolvido desde a SUA ORIGEM em Esquemas fraudulentos e Por onde escoaram Mais de R $ 100 Milhões em Propinas Cofres OS para- do PT e aliados.

*Por Claudio Dantas Sequeira
A Operação Lava Jato Já concluiu Que, à partir de 2010, cabelo Estaleiro Rio Grande, escoaram propinas de cerca de R $ 100 Milhões Cofres parágrafo OS do PT e aliados. A constatação foi extraída A Partir de delações premiadas, dentre ELAS a fazer ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, e de Gerson Almada, vice-presidente da Engevix. À partir das Próximas Semanas, o Ministério Público Tera Acesso a Um Outro Capítulo Sobre as falcatruas Que envolvem o estaleiro e, Pela Primeira vez, um Documento com a Assinatura da presidente Dilma Rousseff Será, apresentado AOS procuradores Que investigam o Petrolão. Trata-se do Contrato Que deu Início a Implementação do Estaleiro Rio Grande, em 2006. Dilma, na Época ministra da Casa Civil, assina Como Testemunha. Renato Duque, ex-Diretor de Serviços da Petrobras e Hoje na Cadeia, assina Como interveniente, Uma especie de avalista do Negócio.


O Documento Será, Entregue AOS procuradores Por Um ex-Funcionário da Petrobras that resolveu colaborar com como Investigações, from that SUA Identidade SEJA preservada. He Atua há 30 Anos sem Setor de Petróleo e de Durante 20 anos trabalhou na Petrobras. Além do Contrato, Essa nova Testemunha vai Revelar AOS procuradores that from A SUA Implementação o Estaleiro VEM Sendo USADO parágrafo desviar Recursos púbicos e favorecer Empresas Privadas um PEDIDO do PT. Na semana Passada, uma Testemunha antecipou à ISTOÉ Tudo O Que pretende Contar Ao Ministério Público. Disse Que o Contrato Pará uma Implementação do Estaleiro E fruto de Uma "licitação fraudulenta, direcionada a PEDIDO da cúpula do PT Pará favorecer a WTorre Engenharia". Afirmou Que, DEPOIS de assinado o Contrato, Servidores da Petrobras "foram pressionados a aprovar Uma Sucessão de Aditivos irreguläres eA endossarem Prestações de Contas sem nenhuma comprovação UO visivelmente superfaturadas". Um Mecanismo that térios lesado um Estatal em Mais de R $ 500 Milhões.


O Contrato Que OS procuradores Irão Receber foi assinado em 17 de agosto de 2006. O Documento TEM 43 Páginas e Trata Sobre a Construção Física do Estaleiro. De a Acordo com revelações como Feitas cabelo ex-Funcionário da Petrobras, parágrafo Escapar do rigor da lei das Licitações, a Estatal incumbiu a Rio Bravo Investimentos DTVM de Conduzir a Concorrência. O Processo licitatório, Segundo a Testemunha, foi dirigido de Modo Que a WTorre superasse Otras gigantes do Setor e fechasse hum Negócio de R $ 222,9 Milhões Para erguer a Infraestrutura Física do Estaleiro Adequado à Construção de Plataformas semi-submersíveis. "A Camargo Corrêa Chegou a Melhor oferecer Uma proposal fazer that um da WTorre, mas DEPOIS a retirou e apresentou Outra com valor Muito Maior", Lembra o ex-Funcionário da Estatal. "A gente ouvia Que a WTorre estava ajudando o PT em São Paulo e Deveria Ficar com a obra. Havia Uma forte pressao da cúpula do PT ". O ex-Funcionário da Petrobras NÃO Diz nomos, mas OS procuradores da Lava Jato TEM INFORMAÇÕES De que o ex-ministro Antônio Palocci Seria o consultor da WTorre nessa Operação. Tanto Palocci Como um negam empreiteira. A WTorre Afirma Que Participou de Uma Concorrência Absolutamente regular, cumpriu com o SUA Parte nenhum Contrato e posteriormente vendeu OS DIREITOS de Exploração do Estaleiro.



Finalizada a par Concorrência uma Montagem do Estaleiro, a Rio Bravo voltou à cena, Segundo a Testemunha, gestora Tornando-se fazer Negócio e adquirindo OS DIREITOS decorrentes da Construção e do Contrato de locação POR dez ano. "A Rio Bravo converteu sos Direitos quotas EM fazer Fundo Imobiliário that were Adquiridos Pela Petrobras (99%). Deu-se ENTÃO Outra Operação heterodoxa: Uma Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), envolvidos OS Gerando ASSIM Uma Receita antecipada de para nd Negociação. Em Contratos Públicos, normalmente uma empreiteira Só recebe apos uma comprovação de that realizou determinada etapa de Uma obra. Nesse Caso, o Dinheiro Caiu pingos na Conta ", Afirma a Testemunha. De a Acordo com o ex-Funcionário, "a Petrobras assumiu Todo o Risco e bancou 80% do Empreendimento". Para o Líder do DEM na Câmara, Deputado Mendonça Filho, Toda a apurada Operação Precisa ser. "A presidente Dilma referendou Um contrato repleto de suspeição, fruto de Uma Operação extremamente nebulosa, Ao lado de hum ex-Diretor da Petrobras that foi Preso Pela Operação Lava-Jato. Caberá à CPI e à Força-Tarefa da Lava-Jato se debruçar Sobre Esse fato ", Disse o parlamentar. Mendonça Filho ressalta Que o Contrato Entre a Rio Bravo OE Estaleiro Rio Grande "E O Primeiro Documento NAS Investigações da Petrobras com a Assinatura da ENTÃO ministra e presidente Dilma Hoje". Para o parlamentar Líder, a Petrobras foi "irresponsável". "Tudo ISSO Uma Mostra Relação Absolutamente promíscua, that claramente lesa o Interesse da Própria Empresa e repete uma Conexão de Alimentação ilegal fazer Sistema político", afirmou.


Ao Revelar O Que SABE OS Pará procuradores da Lava Jato, uma Testemunha nova vai complicar a Situação de Renato Duque e de Pedro Barusco. Segundo o ex-Funcionário da Estatal, em SUA delação Premiada Barusco omitiu O Que ocorrera Antes da venda do Estaleiro Pela WTorre a Engevix, conduziu that como negociações Pará a Compra dos Navios-sonda, that renderam propinas de R $ 40 Milhões Ao PT. "A delação não Barusco se, comunique a posterior algo, DEPOIS Que o estaleiro foi vendido Pela WTorre Pará a Engevix OE Funcef. Mas, Não Sei Por Que Razão, ELE preferiu nao dizer O Que Aconteceu Antes Disso ", Disse o Funcionário. Barusco, Segundo a Testemunha, acompanhou a obra do Estaleiro desde a Assinatura do Contrato de 2006. "Tivemos algumas reunioes com ELE. Era Muito gentil e Objetivo. Fazia Perguntas Técnicas Sobre o Projeto ", Lembra. Para o trabalho "político", o sub de Renato Duque also tinha hum sub, o gerente de Implementação de Projetos, Antonio Carlos Alvarez Justi, apelidado de Barusco fazer Barusco.


Outra fraude, Revelada cabelo ex-Funcionário da Petrobras se, comunique um aditamentos Milionários. De agosto de 2006, um setembro de 2010, Segundo a Testemunha, were assinados 12 Aditivos, tanto Pará reajuste do valor do Contrato Como Para o alargamento de Prazos. Alguns Desses Aditivos, de a Acordo com a Testemunha, were justificáveis, Outros NAO. "Sempre uma decisão Política prevaleceu Sobre a técnica", Diz. Em De 2007, umaPetrobras anunciou that encomendaria Ao estaleiro, Além das Plataformas submersíveis, cascos de Navios-sonda. Com ISSO, o Projeto precisou Ser ampliado. FOI Firmado Um Novo Contrato de R $ 216,8 Milhões, totalizando R $ 440 Milhões. Em 2008, um WTorre Entrou com PEDIDO de hum aditivo de R $ 365 Milhões. "Criou-se Uma comissão de Negociação Para avaliar o pleito OE Justi cobrou Uma Solução Rápida. He estipulou o Prazo de 30 dias Pará de comissão analisar o pleito e elaborar uma minuta do Contrato, algo humanamente Impossível ", revelou uma Testemunha. Justi, de a Acordo com o Funcionário, resistia um that o Tema levado fosse POR Ao Departamento Jurídico da Petrobras questionamentos NÃO Querer. Nesse Caso, porem, Uma de comissão interna da Estatal reagiu. Providenciou Uma auditórios NAS planilhas de custódio apresentadas Pela WTorre Revelando Que cabelo Menos de R $ 150 Milhões do total de fazer Aditivo injustificáveis ​​ERAM solicitado. "Eram comprovação Valores sem. Custódio FORJADOS Pará superfaturar o valor do Contrato ", afirmou o ex-Funcionário. Mas o alerta Feito Pela COMISSÃO interna da Petrobras NÃO surtiu o Efeito Desejado. Dois Anos Depois, Conforme planilhas da Rio Bravo, o valor da obra alcançou R $ 711,6 Milhões. E, Graças a Uma nova suplementação de Recursos, AO final, uma obra orçada foi em R $ 840 Milhões.


Em 2010, foi Anunciada a venda do Estaleiro Rio Grande Pará um Ecovix, Uma companhia Criada Pela Engevix em Parceria com o Funcef. Embora o Negócio Só tenha Sido oficializado em junho, há indícios de that uma transação Já estava acertada Nos bastidores desde o Início do ano. A that Testemunha Conta Gerson Almada, vice-presidente da Engevix atualmente Preso Pela PF, foi comemorar o acerto num bar Bastante reservado, LOCALIZADO nenhuma interior de Uma Loja de Bebidas nenhuma Centro do Rio. "Ele estava Muito animado. Todos Que estavam na mesa riam muito ", Lembra. Para formalizar o Negócio da Engevix com a Funcef, Segundo a Testemunha, Almada térios recorrido Novamente AOS préstimos de "um cacique do PT". "O Almada Nunca escondeu Que contava com o Apoio da cúpula do partido", Afirma a Testemunha. A Imprensa, a Engevix anunciou that Todo o negocio envolvendo a Compra do Estaleiro custou R $ 410 Milhões. Para o ex-Funcionário da Estatal, "o valor real, foi Pelo Menos o dobro."
Com como revelações Dessa nova Testemunha, o Ministério Público Devera aprofundar a Investigação em torno dos Negócios envolvendo o Estaleiro Rio Grande. Procuradores OS, não entanto, Não poderão dar Maior Atenção ao Fato de Dilma ter assinado o Contrato. Caso encontrem indícios de crime nenhum Documento, Todas As Provas Serao submetidas Ao STF, Dado Ao foro privilegiado da presidente, that NÃO PODE Ser investigado em Primeira Instancia. No universo Político a Reação de e Outra. O Deputado Mendonça Filho Já adiantou that that pedirá uma CPI between não Caso. A Construção do Estaleiro Rio Grande Já havia motivado rigorosos requisitos dos Deputados Ivan Valente (PSOL-SP) e Eliziane Gama (PPS-MA). Valente pedirá Prioridade na Convocação do ex-ministro Antonio Palocci, DEPOIS Que reportagem Publicada na semana passara POR ISTOÉ revelou Que ELE térios intermediado repassa Ao PT A Partir de consultorias Pará a WTorre.


O Fato de assinar o Contrato NÃO implica Nenhum malfeito UO crime à presidente Dilma Rousseff. No entanto, Especialistas Ouvidos POR ISTOÉ criticam o Modelo de Contratação fazer Negócio eA Participação da Petrobras Como interveniente não POR Contrato assinado Dilma. O advogado Roberto Schultz, Especialista em contratações Públicas, acha Que É Importante analisar, nenhum Conteúdo do Contrato, em base de Que se deu a Participação da Petrobras. Segundo ELE, E Incomum ver Uma Empresa Estatal UO de economia mista Entrando Como hum Terceiro num Contrato Entre Empresas Privadas. Esse interveniente geralmente E um "avalista" fazer a Acordo Pará Casos de descumprimento de Obrigações contratuais. "Muito raro É. E Difícil Imaginar Que Alguém de Uma Empresa do porte da Petrobras colocaria Seu carimbo em Um contrato. QUANDO algo E Muito feio Você Não Diz Que É feio, rápido Você Diz Que É Diferente. Acho Que É o caso ", Afirma. A Presença de Dilma e da Petrobras no Contrato, Segundo Ele, espelharia o nivel de Envolvimento Desses Agentes com o Projeto. "Mostra como that Empresas envolvidas TEM Muita Força, Muita Influência política", Diz. Schultz ressalta que "NÃO Faz SENTIDO Dilma subscrever o Contrato NEM Como ministra da Casa Civil NEM Como presidente do Conselho de Administração da Petrobras". "Conselheiro Não É UM carga de Administração."
TAMBEM atuante na área de Contratos Empresariais, uma advogada Suelen Santos Avalia Como "atípica" a Participação de Autoridades Públicas Como "testemunhas" no Contrato. No Caso, APENAS "Sócios" ou Administradores legitimamente constituídos deveriam avalizar o Negócio. Ela Lembra Que a Presença de testemunhas e Um Requisito Pará Casos de litigio. Procurada Pela reportagem, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou atraves de nota Que uma "instalação do Estaleiro Rio Grande e Parte do Programa de Desenvolvimento da Indústria Brasileira naval. A Produção no Brasil de Equipamentos e Bens Pará a Exploração do pré-sal constitui Uma grande Ação de Governo, Gerando Emprego e renda, ampliando como condições de Crescimento da Economia ". 
Com reportagem de Josie Jeronimo 

Nenhum comentário: