segunda-feira, 12 de maio de 2014

Aloysio Nunes: Okinawa é cópia descarada de Pasadena.

Brasília (DF) - O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), afirmou nesta terça-feira (6) que as irregularidades nas negociações para a compra da refinaria Nansei, em Okinawa, no Japão, são uma cópia do que ocorreu com Pasadena, no Texas, nos Estados Unidos.

É a cópia autêntica, descarada, de Pasadena, só que no Japão. Mas é a mesma diretoria presidida pelo [José Sergio] Gabrielli e o conselho de administração presidido por Dilma Rousseff. Os mesmos documentos falhos, incompletos, que omitem características essenciais do negócio, elaboradas pelo mesmo [Nestor] Cerveró , disse o senador.
Reportagem publicada nesta terça-feira (6) na Folha de S.Paulo mostra que Pasadena não foi a única aquisição controversa feita pela Petrobras.
A compra da refinaria Nansei, em Okinawa, foi aprovada pelo conselho de administração da empresa sem que ele fosse informado dos riscos do investimento.
Além de todos os problemas técnicos, Nansei não tinha uma licença ambiental necessária para operar no nível que a Petrobras exigia. A refinaria teria de ampliar sua produção para 100 mil barris por dia, mas a licença não foi concedida e a estrutura continuou a gerar apenas 45 mil barris/dia. Para o senador, os entraves ambientais também repetem Pasadena e se configuram como mais um Mico da estatal.
[São] prejuízos, maus negócios que revelam uma administração incompetente, que abusou dos poderes que tinha, e que merece agora ser analisada a fundo pela CPI , analisou Aloysio Nunes.

Nenhum comentário: