domingo, 16 de fevereiro de 2014

Pressões, incompreensões e especulações fazem Joaquim Barbosa se manifestar.

Um dos grandes de exemplos como pessoa, como Juiz e como representante da ainda chamada "minoria negra", o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que, definitivamente, não será candidato a presidente nas eleições de 2014.
Joaquim Barbosa divulgou nota ontem, sábado, 14, na qual afirma ainda que não pretende ficar na Suprema Corte até os 70 anos de idade ( hoje tem 59 anos de idade) quando seria aposentado compulsoriamente.
Eis alguns dos trechos da Nota emitida por Barbosa:
"O Presidente do Supremo Tribunal (STF), Ministro Joaquim Barbosa, ratifica que não é candidato a presidente nas eleições de 2014", diz o trecho inicial da nota. "Com relação a uma possível renúncia ao cargo que hoje ocupa, o Ministro já manifestou diversas vezes seu desejo de não permanecer no Supremo até a idade de 70 anos, quando teria que se aposentar compulsoriamente. No entanto, não existe nenhuma definição com relação ao momento de sua saída.
Joaquim Barbosa, é fruto de uma grande contradição brasileira. Enquanto ele age com inteligência, sabedoria, presteza e respeito incondicional à Lei, quem o indicou desrespeita a lei ( principalmente a lei eleitoral ) e despreza aos princípios básicos que conceitua o bom caráter, relegando a verdade e fazendo de seu discurso político um teatro de quinta categoria.
Lamentavelmente Joaquim Barbosa é uma pessoa diferenciada como operador do direito. Todos gostaríamos que todos os seus colegas, mesmo com as divergências naturais que nos traz a difícil "arte" de interpretar a lei, se espelhassem nele na simplicidade, na objetividade, no respeito a verdade dos fatos e na obediência, imprescindível, à Lei.

Nenhum comentário: