sábado, 20 de junho de 2009

Por que hoje é sábado: Uma bela mulher

A bela Atriz Julianne Moore

A solução


Minc é vaiado no lançamento de plano de regularização fundiária

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) tentou adotar ontem, em Alta Floresta (MT), um tom conciliador e otimista no discurso em que anunciou as novas medidas de regularização ambiental e fundiária na Amazônia. A plateia --composta por muitos agricultores e pecuaristas-- acompanhou sua fala com vaias do início ao fim. A antipatia do setor pelo ministro aumentou em maio, quando Minc chamou os grandes produtores rurais de "vigaristas". Ontem, o ministro disse que os dois programas têm o objetivo de "ajudar o povo a fazer as coisas certas". "A Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], por exemplo, vai ajudar a fazer uma agricultura de boa produtividade e baixo impacto", disse. Minc disse também que o governo federal vai estabelecer preços mínimos para uma cesta de dez produtos do extrativismo e que vai financiar o "plantio de florestas" por meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Nos assentamentos, a recuperação de áreas degradadas renderá uma "bolsa-verde" de R$ 100 mensais. "Antes quem cortava ganhava algum, agora quem plantar vai ganhar para ajudar a alimentação da sua família", disse. Para Minc, "produção e meio ambiente não podem ser inimigos, mas aliados". "Para isso nós estamos trazendo mais de dez ministérios, mais de 20 órgãos, para defender o meio ambiente, a vida, produzir com dignidade, com obras, saneamento, educação e consciência", afirmou o ministro.

Salário do mordomo de Roseana é pago pelo Senado, diz jornal

O mordomo da casa da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA), ex-senadora, é pago pelo Senado, informa reportagem publicada no jornal "O Estado de S.Paulo". Amaury de Jesus Machado, 51, o "Secreta", é funcionário do Senado, mas dá expediente na casa de Rosenana no Lago Sul de Brasília desde 2003.
O blog do Josias informa que o empresário maranhense Mauro Fecury, suplente de Roseana e velho amigo de Sarney, manteve "Secreta", o pseudoassessor, em seu gabinete. Sarney faz um enorme esforço para domar a crise. A cada nova revelação, porém, vai ganhando a aparência de um jóquei cego montando a mula-sem-cabeça. No Senado dos dias que correm, o velho e doce hábito do empresguismo desfaz o monge.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Heloisa Helena poderá ser cassada em Maceió

A vereadora Tereza Nelma (PSB) afirmou na manhã desta sexta-feira (19) que vai entrar com um pedido de quebra de decoro parlamentar na próxima sessão da Câmara Municipal de Maceió contra a vereadora Heloísa Helena (PSOL). Helena e Nelma ‘bateram boca’ na última sessão e desferiram palavras de baixo calão. Nelma se diz abalada com a situação vivida. Nelma disse que foi ofendida e agredida, disse ainda que Heloisa Helena não é Jesus. “A lei dos homens me dá legitimidade. Sou humana e me sinto ultrajada com o ocorrido”.

Ator Perry Salles morre aos 70 anos

O ator e diretor Perry Salles, ex-marido da atriz Vera Fischer, morreu aos 70 anos e o corpo passou por uma cerimônia de cremação às 13h desta sexta-feira no Cemitério do Caju, no Rio.
Salles sofria de câncer e estava sob os cuidados da casa de Fischer nos últimos tempos. Rafaella Fischer é filha dos dois atores, que foram casados por cerca de 15 anos. Dentre os últimos trabalhos de Salles estão o filme "Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco" (2004) e a novela "O Clone", na qual interpretou o personagem Mustafá. Salles trabalhou em produções como "Cinderela Baiana" (1998), que trouxe a história de Carlinha, personagem interpretada pela dançarina Carla Perez. "O Efeito Ilha" (1994), de Tom Amareto, também contou com a participação do ator.

Partido de Heloísa Helena pensa em punição para Sarney

O PSOL , através de seus advogados, elaboram uma análise sobre a possibilidade, sob o aspecto jurídico, de apresentar, no Conselho de ética do senado, uma representação contra o senador José Sarney (PMDB-AP). Sob a presidencia da ex-senadora, e hoje vereadora por Maceió, Heloísa Helena (AL), o PSOL reúne dados capazes de fundamentar uma representação por quebra do decoro parlamentar. O deputado Chico Alencar (RJ) Membro da Executiva Nacional do PSOL, declarou ao Blog do Josias, na Folha de São Paulo, que o partido “está fazendo uma análise bastante criteriosa”. Afirmou que não faria sentido apresentar uma representação que não tivesse “condições reais” de prosperar.

Collor quer ser relator da CPI da Petrobrás

Desenrola-se nos subterrâneos do Senado uma articulação inusitada. No centro da costura está o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL).Em privado, Collor manifestou o desejo de assumir a função de relator da CPI da Petrobras, cuja instalação vem sendo adiada há três semanas. Obteve o apoio instantâneo das cúpulas do PSDB e do DEM. E tenta atrair o suporte de Renan Calheiros (AL), líder do PMDB. Collor tateia uma brecha que se abriu graças às rusgas que envenenam as relações de Renan com Aloizio Mercadante (SP), líder do PT. Guiados pelo Planalto, Renan e Mercadante puseram-se de acordo quanto à conveniência de o governo controlar os dois postos de comando da CPI. Acertou-se que o PT ficaria com a presidência e o PMDB com a relatoria. A desavença aflorou na hora de definir os nomes. Mercadante sugeriu Romero Jucá (PMDB-RR), líder de Lula no Senado, para a cadeira de relator. O Planalto comprou a idéia. Renan torceu o nariz. Governista como Jucá e aliado de Renan, Collor enxergou no impasse a oportunidade para apresentar-se como alternativa. Uma opção que, levada aos ouvidos dos operadores do PSDB e do DEM, despertou interesse inaudito. Na oposição, Collor é visto como um governista “diferenciado”. Avalia-se que o ex-presidente do impeachment deseja restaurar a biografia. Imagina-se que, a despeito do apoio que dá a Lula, não vai à CPI com o ânimo de abafar as investigações a qualquer preço. Ao menos da boca pra fora, as manifestações de Collor tonificam a crença da oposição. No final do mês passado, em entrevista ao blog, o senador dissera: “Eu não farei parte de nenhuma tropa de choque na CPI”.
A oposição dispõe de três votos na CPI. Com o de Collor, quatro. O PMDB tem três –o de Jucá e outros dois, integralmente alinhados com Renan. Na hipótese de o líder do PMDB se acertar com Collor, o ex-presidente amealharia pelo menos seis dos 11 votos disponíveis na CPI. Resta saber como vai se comportar Renan. Nos últimos dias, o mandachuva do PMDB passou a raciocinar com a balança. Num prato, acomodou a CPI da Petrobras. Noutro, a fogueira moral em que ardem o aliado Sarney, a estrutura burocrática do Senado e ele próprio.Em tese, conviria a Renan apressar a instalação da CPI da Petrobras. As mazelas do Senado deixariam de monopolizar as atenções. Receia, porém, desagradar Lula, que hipotecou apoio irrestrito a Sarney, um personagem que “não pode ser tratado como pessoa comum”.Em conversa com Renan, o ministro José Múcio (Articulação Política) reiterou: ao governo interessa empurrar a CPI com a barriga. A oposição já recuou na CPI das ONGs. Arthur Virgílio (PSDB-AM) topou devolver a relatoria da investigação ongueira ao relator-destituído Ignácio Arruda (PCdoB-CE). A bola voltou aos pés dos líderes do consórcio governista. Que permanecem embolados no meio do campo. Jucá sugeriu a data de 30 de junho para o início da investigação da Petrobras. A oposição gostaria que fosse antes. Mas não tem votos para se impor. Renan ainda não se comprometeu com a data. Por ora, a única novidade levada à panela em que a CPI é cozinhada em banho-maria é o nome de Collor.

Brasil vence os EUA com facilidade e bate recorde de triunfos da "era Dunga"

Após o sufoco na estreia da Copa das Confederações, a seleção brasileira conseguiu uma vitória tranquila e convincente no segundo jogo. O time do técnico Dunga fez 3 a 0 nos Estados Unidos, ontem, em Pretoria, ficou perto da classificação para a segunda fase da Copa das Confederações e bateu um recorde na "era Dunga". Desde que o ex-volante assumiu o comando do time nacional, após o Mundial da Alemanha, em 2006, ele jamais havia vencido cinco partidas consecutivas, marca que alcançou com o triunfo de hoje. A série teve início com sucessos contra Peru, Uruguai e Paraguai, que colocaram o Brasil na liderança das eliminatórias sul-americanas da Copa-2010. O sofrido 4 a 3 contra o Egito, na segunda, pela primeira rodada da Copa das Confederações, fez com o que o time igualasse as melhores sequências dos últimos anos, de quatro vitórias consecutivas. Com seis pontos em dois jogos, a seleção assumiu provisoriamente a liderança do Grupo B. A vaga na próxima fase pode ser selada ainda nesta quinta. Para isso, precisa torcer para que a Itália vença ou empate com o Egito, às 15h30, no outro jogo da chave.
Brasileiros e italianos se encontram no domingo em um jogo que deve definir a primeira posição do grupo. Quem avançar como líder da chave deve escapar de um encontro com a Espanha, provável campeã do Grupo A, nas semifinais.
Leia mais em http://www1.folha.uol.com.br/

Piloto morre durante voo, e copilotos pousam avião nos EUA

Um piloto da empresa aérea americana Continental morreu quando levava um Boeing 777, com 247 pessoas a bordo, de Bruxelas (Bélgica) para Newark (EUA), ontem, quinta-feira. Dois copilotos, que estavam entre a tripulação, assumiram o comando da aeronave e conseguiram pousá-la, com segurança, às 11h49 (12h49 de Brasília), em Newark. De acordo com a Continental, o piloto tinha 61 anos, trabalhava na empresa havia 20 anos, e morreu "de causas naturais". Por volta das 10h30 (11h30 de Brasília), a Continental alertou a FAA (órgão que regulamenta o setor nos EUA) sobre o incidente e o fato de que os copilotos tinham assumido o comando da aeronave. O avião teve prioridade na chegada ao aeroporto de Newark e pousou sem problemas.
*Da Folha com France Presse e Associated Press